TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercícios TGS Resolvido

Casos: Exercícios TGS Resolvido. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/2/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  1.709 Visualizações

Página 1 de 2

De acordo com Ackoff, citado por Dias "...agora, em vez de estudarmos o todo em termos das partes, as partes começam a ser explicadas em termos do todo".

Nas organizações empresariais esta concepção também deve estar perfeitamente cristalizada. Perceber a empresa sob a visão sistêmica é vital para a análise de seu resultado global, uma vez que esta apresenta-se como um sistema aberto, social, dinâmico e composto por vários subsistemas em constante interação entre si e com o meio ambiente.

A empresa, no afã de manter-se em equilíbrio, encontra-se em constante mutação. Para atingir este objetivo, necessita, como qualquer outro sistema aberto, adaptar-se continuamente às mudanças impostas pelo ambiente.Segundo Chiavenato “...as organizações são propositada e planejadamente consituídas e elaboradas para atingir determinados objetivos, e também são reconstruídas, isto é, reestruturadas e redefinidas, na medida em que os objetivos são atingidos ou na medida em que se descobrem meios melhores para atingi-los com menor custo e menor esforço. Uma organização nunca constitui uma unidade pronta e acabada, mas um organismo social vivo e sujeito a mudanças”.

Diante dessas premissas, estruturamos o presente trabalho em duas fases: inicialmente aborda-se genericamente o termo sistemas, e em seguida discorre-se sobre a abordagem do enforque sistêmico e a empresa como sistema e seus subsistemas.

2. CONCEITO DE SISTEMA E ENFOQUE SISTÊMICO

2.1 Conceito de Sistema

Fundamentalmente, o conceito de sistema decorre da Teoria Geral dos Sistemas, assim explicada por Bertalanffy: “Seu objeto é a formulação de princípios válidos para os ‘sistemas’ em geral, qualquer que seja a natureza dos elementos que os compõem e as relações ou ‘forças’ existentes entre eles. A teoria geral dos sistemas portanto é uma ciência geral da ‘totalidade’, que ate agora era considerada um conceito vago, nebuloso e semimetafísico.”

Ainda conforme o mesmo autor: “A teoria geral dos sistemas em sentido restrito (TGS) procura derivar da definição geral do ‘sistema’ como complexo de componentes em interação, conceitos característicos das totalidades organizadas, tais como interação, soma, mecanização, centralização, competição, finalidade etc., e aplicá-los a fenômenos concretos. “

Sistema é um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem formando um todo unitário e complexo.

Fundamentalmente, o funcionamento de um sistema configura-se com um processamento de recursos (entradas do sistema), obtendo-se, com esse processamento, as saídas ou produtos do sistema (entradas, processamento, saídas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com