TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estância turística de San Pedro

Artigo: Estância turística de San Pedro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  Artigo  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  604 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Temos por objetivo discorrer de forma clara e objetiva, os pontos analisados e estudados durante a visitação ao Município de São Pedro, localizado no interior de São Paulo. No primeiro dia, a visitação consistia em conhecer os principais pontos turísticos da cidade e realizar pesquisa de demanda com moradores locais e turistas presentes naquele final de semana. O roteiro do segundo dia consistia no direcionamento de cada grupo à visitação dos atrativos relacionados ao seu tema de pesquisa. Além desta visitação, foi necessário o retorno ao Município a fim de conhecer atrativos que não foram visitados e realizar uma breve pesquisa com os proprietários do local. Durante as visitações, o objetivo primordial era a analise dos atrativos em geral e a identificação dos pontos a serem melhorados e adaptados para receber um possível aumento de visitação nos próximos anos.

São Pedro repousa nas encostas da Serra do Itaqueri, esta que favorece o ecoturismo e a prática de esportes radicais, como o canionismo e o rapel nas cachoeiras, saltos da região e um contato único com a natureza.

O turismo no campo é um dos segmentos que mais cresce, não apenas pela variedade com relação à natureza, mas também pela busca do ser humano por tranquilidade, relaxamento, fuga da rotina conturbada presente nos grandes centros urbanos e de sossego. Este crescimento já vem sendo notado pelos proprietários de propriedades privadas, pelas Secretarias de Turismo de alguns municípios e regiões e também pela comunidade local que sente o aumento de turistas na localidade. Com esse aumento, é necessário que ações de incentivo, Educação Ambiental e Sustentabilidade sejam desenvolvidas com o objetivo de conscientização da população, e de desenvolvimento da infraestrutura para receber esta demanda de turistas que tende a aumentar com o passar do tempo.

Essa preocupação com a Sustentabilidade e com meios de divulgação da mesma é um passo importante para garantir a preservação do ambiente para esta e para as próximas gerações. A Estância Turística de São Pedro é conhecida nacionalmente por suas belezas naturais e por ser uma ótima opção de descanso e lazer. Berço do Rio Jacaré-Pupira, São Pedro tem a área urbana cortada pelo ribeirão Pinheiro e ribeirão Samambaia com clima ameno e agradável, que dura quase o ano todo. A culinária local dispõe da tradicional gastronomia com comida caipira como torresmo, leitão a pururuca, costelinha de porco e frango caipira, servidos em fogão à lenha, estilo de gastronomia que se encontra na maioria dos atrativos naturais com restaurantes típicos, como a fazenda Palmeiras e a Fazenda Cassorova. Além da culinária local doce de Jaracatiá, colhida apenas no mês de fevereiro, é a fruta típica da região onde é possível encontrar na feira do agricultor.

Sendo assim, nota-se na região potencial turístico que poderá se desenvolver com as devidas técnicas de planejamento turístico, analisadas ao longo das visitações e pesquisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com