TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Sociológicos Da Educação

Artigos Científicos: Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 4

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – Didática

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Profº. Luis Roberto dos Santos

Tutor à distância:

Bárbara Catiane Vasconcelos Alves - RA 354185

Susan Priscila da Silva - RA 354207

Taquara/RS

2013

Introdução

A Contribuição da Sociologia para a Educação

A sociologia é um tipo de interpretação e de conhecimento de tudo o que se relaciona com o homem e com a vida humana. Um método de investigação que busca identificar, descrever, interpretar, relacionar, e explicar regularidades da vida social. Assim, a sociologia é uma ciência que não reduz a estudar os fenômenos sociais, mas também procura entender os processos e estruturas que contribuem para o funcionamento ou não dos sistemas sociais.

Os estudos sociológicos trazem conhecimentos fundamentais para nossa compreensão sobre o homem e a sua realidade social e, conseqüentemente para o processo educacional.

A educação é o elemento da vida social responsável

pela organização da experiência dos indivíduos na

vida cotidiana, pelo desenvolvimento de sua personalidade e pela garantia da sobrevivência e do funcionamento das próprias coletividades humanas. As práticas que têm por finalidade educar utilizam técnicas; seguem normas e valores que fazem parte de uma determinada sociedade,

de uma determinada cultura e de um determinado tempo histórico. Para

a Sociologia, não há técnica pedagógica neutra: todas são construídas e

utilizadas em meio a valores e normas.

Precisamos da “sociologia” porque ela é uma disciplina fundamental para o educador compreender como se dão o funcionamento e a estrutura da instituição educacional. Afinal, a educação se mistura na vida social e essas relações precisam ser compreendidas. A sociologia da educação abrange também o estudo dos processos e das influências sociais envolvidos na atividade educativa, em especial na escola. Incluem-se os processos de interação dos indivíduos e de organização social e as influências exercidas pela sociedade, pela comunidade e pelos grupos sobre a educação, permitindo ao aluno uma visão mais aprofundada sobre os processos sociais, analisa a escola como um grupo socialmente estruturado, explica a influência da escola no comportamento e na personalidade dos alunos, e também estuda os padrões de interação entre a escola e os demais grupos sociais.

“Quais são as possíveis contribuições da Sociologia da Educação no cotidiano da sociedade atual?”

Enquanto no filme “Entre os muros da Escola”, vimos à realidade dos professores que se esforçam para transmitir conhecimentos e valores de forma árdua. Avaliando o aluno como um todo: não só por nota, mas sim por comportamento. Também tem a realidade dos alunos, que vem de lugares diferentes, cada um com sua cultura, seus valores, suas condutas, seus comportamentos.

Todos juntos em um único espaço convivendo em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com