TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gênesis Estudo

Tese: Gênesis Estudo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  Tese  •  1.904 Palavras (8 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 8

A CRIAÇÃO

Gn 1.1-3 / 2.1-3,4 – É muito importante conhecer a nossa origem. Gênesis revela quem somos e de onde viemos. Revela que fomos criados segundo a vontade do Deus soberano, cheio de amor e graça, que fez tudo para o nosso bem. Vamos conhecer um pouco mais sobre este texto e definir nossa origem. Sabendo quem somos, saberemos nosso destino.

Chamo tua atenção para uma divisão que há em Gn 1.1 a 2,3 e Gn 2.4-25. Alguns teólogos ensinam que depois da 1ª faze da criação (1.1-2.3) houve uma destruição da criação por Satanás, então Deus recriou tudo na 2ª faze do texto (2.4-25). Isto não procede. A 1ª etapa (1.1-2.3) revela como Deus quis que as coisas fossem. Na 2ª etapa (2.4-25) revela como Deus quis que a família fosse. No cap. 3 encontramos a descrição do como Deus não queria que as coisas se tornassem (pecado, rebeldia, dor e sofrimentos).

“No princípio...” - Antes da criação não havia contagem do tempo como conhecemos, com noites e dias. Ao criar o cosmos Deus deu início ao tempo e definiu como deveria ser os dias, semanas e meses. Antes, Deus vivia num tempo eterno, como viveremos ao nos encontrar com Ele nos céus e, também, viverão aqueles que forem lançados no inferno.

“Criou Deus...” - Esta afirmação revela que Deus é o Criador de tudo o que existe. Ele criou a partir de sua ordem (Fiat), chamando a existência o que antes nunca existira (Bará). Ele não criou “a partir de...”, pois nada existia antes de sua ordem criativa. Ele é o Criador.

“Os céus e a terra...” - Tudo o que não é terra é céu e vice-versa. Não se trata da criação da habitação de Deus, pois Ele já habitava “nos Céus” antes da criação. A afirmação do texto é que Deus é o Criador de tudo. Tudo, a não ser Ele mesmo, é criado.

“A terra, porém, estava sem forma e vazia...” – Não houve oposição satânica para este estado da criação. Apenas, neste momento da criação, a terra estava desprovida e incapacitada para receber qualquer tipo de vida. A massa criada ainda não tinha forma definida. Era parte do processo criativo.

“E o Espírito de Deus pairava por sobre as águas”. Sua presença revela proximidade, cuidado, providência e relacionamento com Sua criação.

O texto revela que houve etapas na criação. No 1º dia não havia como medir o tempo por não haver luzeiros, nem terra firme. Do 2º dia em diante pode-se contar dias e horas. Na 1ª etapa Deus usou o “Fiat” (comando): “Haja” e através da Palavra fez surgir os luzeiros (luz) e o firmamento. Na 2ª etapa Deus criou através da separação dos elementos: Céu / Terra seca / Mares. Na 3ª etapa Ele criou a partir dos elementos criados: “Produza a terra relva, ervas, árvores frutíferas”. “Produza a terra seres viventes e as águas povoem-se de seres aquáticos” - “FezDeus os animais e do pó da terra fez o homem e soprou em suas narinas o fôlego de vida”. As coisas podem ser fruto da mistura de elementos químicos, mas a vida, seja de animais ou homens, surge da ação direta de Deus, mostrando que o homem pode fazer muitos avanços, mas nunca poderá criar a vida. Seja pelo Fiat, pela separação ou pela criação através do material existente, tudo foi criado sob as ordens e controle do Criador - “Sem ele, nada do que foi feito se fez” (João 1.1).

A Criação é o reino cósmico de Deus. Ela proclama o Criador e torna o homem indesculpável, revela o cuidado pessoal de Deus com a criação, dá segurança nas tribulações e cobra obediência ao Senhor. Esta é a tua origem. Sirva ao teu Criador.

APENAS “UMA” LEI

Gn 3.1-23 – O Brasil tem uma infinidade de leis, porém, na sua maioria, não são cumpridas. Os homens têm a idéia de que se somente algumas leis forem quebradas, ainda assim, poderão ser qualificados como fiéis. Assim acontece com muitos crentes. Fariseus se sentiam superiores por serem zelosos no cumprimento de leis, apesar de não cumprir todas. Jesus os chamou de hipócritas. Disse que a quebra de uma lei é o mesmo que descumprir todas. No deserto Israel recebeu “10 LEIS” e não as cumpriram. Adão e Eva receberam apenas “UMA LEI”, e foram infiéis. A INFIDELIDADE É NOSSA FRAQUEZA.

Em primeiro lugar veremos algumas SITUAÇÕES QUE NOS EXPÕE À INFIDELIDADE: Falta da Comunhão – “Eva estava sozinha”. Os animais se protegem de predadores unindo-se, pois sabem que se estiverem sozinhos serão presas fáceis. Satanás esperou que Eva estivesse sozinha e a abateu. É por isso que a Palavra de Deus dá ênfase à comunhão. Crente que estuda, ora e trabalha junto com outros não cai facilmente. Duvidar da Seriedade de Deus - “É assim que Deus disse: não comereis de toda árvore do jardim?” Deus tinha sido claro ao proibir o uso daquele fruto. Eva tinha consciência disto, mas não levou à sério o que Deus disse. O pecado para Deus é coisa séria. Leve isto à sério.Certeza da Impunidade – “É certo que não morrereis”. Pessoas pecam por pensar que não serão pegas no pecado. Saiba: Deus vê tudo e é Ele quem pune o pecador. Nenhum pecado praticado ficará impune. Se pecares, de um modo ou de outro, serás punido. Deixar-se Vencer Pelo Desejo – “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável e desejável, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu”. O desejo de pecar não justifica o pecador. Todos, por termos uma natureza caída, vez ou outra, desejaremos algo pecaminoso. Nessas situações temos de lutar e não praticar o que desejamos. Para Caim, Deus disse: “O teu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”(Gn 4.7). Teu pecado é tua responsabilidade. Não se deixe dominar. Vença o teu desejo.

Veremos agora AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO: – Deus não deixou o pecado deles impune, e não nos deixará impunes quando pecarmos. Cheios de Malícias – “Perceberam que estavam nus”. Perderam a inocência. Lembra-te da primeira vez que pecou? Quanta dor e culpa! A segunda vez doeu menos. Hoje nem te esquentas mais. A malícia te dominou. Fuga – “Esconderam-se da presença de Deus”. O praticante do pecado prefere a presença de pecadores. A santidade de Deus ressalta a culpa. Quem peca se afasta de Deus e da igreja. O lugar santo se torna desagradável. Medo – O Deus de amor torna-se temível. Antes de pecar Sua presença transmitia segurança. O pecado destrói o relacionamento com Ele. Deus se torna um carrasco e provoca medo. Desamor – Adão acusou a mulher a quem devia proteger. Não se importou em vê-la punida. Dissimulação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com