TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DO MINISTÉRIO DA CAPELANIA

Por:   •  31/8/2018  •  Seminário  •  1.477 Palavras (6 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO A CAPELANIA

HISTÓRIA  DO MINISTÉRIO DA CAPELANIA

    A palavra “capelan” vem da palavra em Latim “capellanus” . A origem do término se associa com uma lenda sobre um padroeiro da França, chamado Martín de Tour (316-399 DC). A lenda diz que em uma noite fria de inverno quando voltava para  sua casa, Martin encontrou com um mendigo tremendo de frio. Martín partiu sua capa em dois e deu a metade ao mendigo. Essa noite ele teve um sonho que JESUS CRISTO se apresentava  vestido com a metade da capa  que ele havia dividido com o pobre e ouviu o que ele dizia: “MARTÍN , hoje me cobristes com tua capa ”.Logo ele se converteu e foi batizado. Através dessa experiência Martín de Tour se converteu ao Cristianismo; e por meio deste testemunho muitas pessoas conheceram a Jesus Cristo e e se tornaram crentes. A metade da capa que Martín havia ficado , se tornou um objeto sagrado e ficou conservado em um baú ou cofre especial chamado “capella”. De onde vem o termo capela . que literalmente significa o lugar onde se encontra a capa. A pessoa encarregada de proteger a capa era “Capelães”, quando os reis e soldados iam para a guerra         os capelães davam fortaleza e estimulo espiritual aos soldados. Em tempo de paz serviam na corte oferecendo aconselhamento e sustento espiritual aos cortesãos e a todos que tinham necessidade. No início da Nação Americana os capelães acompanhavam os exploradores e colonizadores do novo continente, oferendo apoio espiritual.

O MANDATO BIBLICO DA CAPELANIA

   Mateus 22:37-39 “Jesus disse: amarás ao Senhor teu Deus com todo teu coração e com toda a tua alma e com toda a tua mente.” Esse é o primeiro mandamento. E o segundo é semelhante “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.”

O fundamento da Capelania  é o amor de DEUS: Se não há amor ao próximo não há capelania verdadeira. Vejamos algumas características bíblicas deste amor:

SE COMPADECE: Mateus 25:35-40 “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver.”  

Mateus 9:36-38 “E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor .Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.” Algumas pessoas necessitam mais de compaixão do que conselhos: tem que se compadecer ao invés de julgar.

2) Consola: Jó 2: 11-13 As vezes, só a presença física ao lado de quem sofre, ajuda mais que muitas palavras.

3) Conforta: Salmos 41;3, Isaías 61:3 As promessas de Deus em nossas bocas, levaram folego e benção será ao necessitado.

4) Aconselha: Êxodo 18:7e 17-27 orienta outros sob os preceitos bíblicos que garantia êxito aos que cumpriram.

5) Edifica: I Coríntios   8:1 “...o conhecimento envaidece, enquanto a caridade edifica. Ajuda, principalmente a formar um caráter cristão nas vidas .

6) Compartilha seus bens: 1 João 3:17-18 . Tiago 2: 14-17  Jesus Cristo teve compaixão pelos pescadores e necessitados; e por eles deu a sua vida. Nós devemos seguir o seu exemplo e ordem e ser agentes de apoio, refugio e mudança nas vidas . A fé sem obras é morta.

7) Compartilha afeto: Romanos 12:15 “ Alegrem-se com os que estão alegres; chorem com os que choram.”

8) Compartilha sua pessoa: Romanos 12:3 Não se envaidecem, nem faz acepção de pessoas.

ONDE SE EXERCE O MINISTÉRIO  DA CAPELANIA?

  1. Hospitais
  2. Prisões
  3. Policia
  4. Tribunais
  5. centros de saúde mental
  6. Asilos de anciãos
  7. Centros de habilitação de drogas e alcoólicos  
  8. As ruas, parques, centros esportivos
  9. Universidades
  10. O exercito
  11. Na igreja
  12. Em todo lugar onde há necessidade espiritual

,

IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO DA CAPELANIA

.                 .” e por haver se multiplicado a maldade, o amor de muitos se esfriará.”

Ultimamente tem sido notado o aumento da necessidade de capelães, tanto  em centros do governo, como privado já que esta necessidade  se revelou de grande importância que joga a área espiritual em desenvolvimento do ser humano. A frase “Sem fé é impossível viver ” toma tanta conotação no processo terapêutico ou  reabilitador  no ser humano, que na maioria das vezes tem sido , na maioria dos casos , pedra fundamental para  sua recuperação.

Hoje em dia a necessidade de mais capelães é urgente. O amor no ser humano cada dia perde a essência  mas ele orienta você de volta para a própria fonte da sua Origem: DEUS, porque Ele é amor. A importância desse ministério reside em homens e mulheres que tem decidido cumprir com esse chamado se esforçando para ser as mãos e os pés de Cristo. Sem importar raça, religião ou crença e tem como objetivo arrancar das mãos do mundo e do diabo as vidas necessitadas e apresenta-las a Jesus Cristo , o Salvador da alma.

Este seminário de capelania, te ensinará diferentes funções de um capelão  e  vai te capacitar para ser um servo melhor de Jesus Cristo . Já que sua missão é anunciar a mensagem de salvação para ajudar ao próximo, sua igreja e ao mundo inteiro. Em outras palavras, é um servidor para o evangelho.

O QUE É UM CAPELÃO?

Os capelães estão encarregados de compartilhar e oferecer amor de Deus a todos aqueles que estão na necessidade. Estes homens e mulheres aceitam a tarefa de se converter em agentes de mudança e em instrumentos de Deus em seu processo de restaurar a saúde mental, física social e espiritual de homens e mulheres. Hoje em dia, o termo capelão, também faz referência a aqueles ministros / os religiosos que exercem seu trabalho pastoral em instituições públicas e privadas representando não a uma igreja em particular, mas ao criador e sustentador deste universo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com