TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da igreja

Por:   •  1/3/2016  •  Seminário  •  2.454 Palavras (10 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 10

HI 101 História da Igreja Primitiva: Aula 01

Lição 1 – INTRODUÇÃO

Queridos irmãos e irmãs,

Muito bem-vindos nesta aula de história da igreja. Como se fosse uma aula em classe, vamos ler em primeiro lugar um trecho da Palavra de Deus, Salmo 117. Não por ser o salmo menor da Bíblia, mas porque é um salmo missionário, um apelo a todas as nações e línguas de todos os lugares e todos os tempos para louvarem ao seu Criador e Salvador. E se souber cantar, e também se não souber pois o que vale é o coração, cantemos juntos: ‘Louvai ao Senhor, todas as nações!’

1. Introdução

        Agora, vamos para Atos 13:36 e, para entender do que se trata, leiamos OS versículos 35 a 37. (Não deixe de abrir a sua Bíblia e ler mesmo as referências mencionadas nestas lições!) Aí, Paulo fala sobre a ressurreição de Cristo, mas no meio daquela exposição, ele menciona, quase entre parênteses, alguma coisa sobre Davi. Podíamos ler v. 36 assim: ‘Porque Davi (tendo ele servido à sua própria geração conforme o desígnio de Deus) faleceu, foi para junto de seus pais e viu corrupção’. Não lendo aquela informação complementar sobre Davi, não mudaria em nada a argumentação do apóstolo. É quase como se fosse uma nota de rodapé que podia ser eliminada. Mas o Espírito Santo achou por bem incluí-la, pois é como o epitáfio do Senhor no túmulo do seu servo conhecido, um in memoriam. São três coisas importantes: a) ele serviu, b) à sua própria geração, e c) conforme o plano de Deus.

a)        Sim, o Senhor nos diz, que o poderoso rei Davi ‘serviu’ e neste sentido ele era um tipo de Cristo a quem fomos chamados para imitar (Mc 10:45; Ef 5:1).

b)        Depois vem o que parece uma informação redundante: Davi serviu ‘à sua própria geração’. A quem ele podia servir a não ser aos seus contemporâneos? Mas um dos problemas com história da igreja é que dizemos: ‘Ah, se eu tivesse vivido naquela época, teria servido melhor’. Engano, irmão, pois quem não quiser servir hic et nunc (aqui e agora) não servirá nunca a ninguém.

c)        Finalmente vem o elogio maior: Davi serviu ‘conforme o plano de Deus’. Alguém poderia pensar: ‘Isto era panegírico demais, porque me lembro de muitos problemas na vida de Davi!’ Sim, mas lembre-se também do segredo: ‘Bem-aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada …’ (Sl 32:1). E por isso, Davi  podia começar novamente. Aprendamos da Bíblia e da história da igreja que não precisamos ter medo de pecados confessados. É que são os pecados não-confessados e os não-perdoados que estragam o ministério de muitos servos do Senhor.

Se você realmente quer ser uma serva ou um servo fiel, leia agora mais uma vez aquela nota de rodapé com o epitáfio no túmulo de Davi e ore, meditando naqueles três itens. Eu quero. Então oremos juntos, tá.

2. Tarefa

        Agora, primeiramente algo sobre o que vamos fazer neste curso. Vamos estudar as nossas aulas ao lado de uma tabela cronológica e um mapa dos países ao redor do Mar Mediterrâneo o que ajuda a visão global deste período. Também, vamos ler Atos de novo. Não diga: ‘Já li’, pois uma boa re-leitura deste livro é básica para a história da igreja, observando o contexto político e religioso, a expansão, a organização, a vida, o culto e a doutrina da igreja. Depois, leremos o livro de Cairns (O Cristianismo Através dos Séculos)  que será o nosso livro texto. Se não o adquiriu ainda, adquira-o já, pois ler o texto junto com as aulas dá um rendimento muito melhor. Alguns de vocês talvez tenham tempo para fazer umas leituras complementares interessantes, mas não obrigatórias.

Finalmente, durante o curso vamos fazer quatro testes para obter uma visão melhor. Se for necessário melhorar a sua nota, você tem duas possibilidades. Poderá fazer um trabalho complementar sobre alguma pessoa ou um aspecto deste período que tem seu interesse especial (pode ser até de Atos). Ou você poderá fazer uma prova opcional no término da viagem (L30).

E, desde que o nosso alvo não é somente um exercício intelectual, vamos decorar uns versículos bíblicos. Vamos chamá-los de ‘Versículos Obadias’ como fazíamos quando tive o privilégio de servir no Seminário Presbiteriano do Norte no Recife. Aí, alguém já começou a decorar versículos do livro de Obadias, mas não é esta a idéia. É que o nome ‘Obadias’ significa ‘servo do Senhor’. E certos versículos têm ajudado muitos servos e servas do Senhor a serem fiéis, e é isso que Deus requer de nós. Simplesmente servindo fielmente no tempo e no lugar onde Ele nos coloca (1 Co 4:2). Para não nos sobrecarregar demais, indiquei somente quatro, mas quero que você mesmo ore ao Senhor qual é o versículo que Ele quer dar especialmente para você. Será o seu versículo Obadias pessoal. Vamos decorá-los mesmos, inclusive as referências, escrevendo-os na ‘tábua do nosso coração’. Versículos decorados são como armas disponíveis no arsenal do Espírito Santo, prontas para uso na guerra espiritual (Ef 6:10-20).

(seguem informações sobre leituras obrigatórias e recomendadas)

3. Importância

Geralmente se esquece que a história é importante. História é lembrada naturalmente como parte do trio ‘passado-presente-futuro’; lembrar o passado para entender o presente e preparar melhor para o futuro. Freqüentemente nem queremos lembrar do passado, mas o Senhor nos dá uma ordem de lembrar das Suas bênçãos para não nos orgulhar, mas ficar gratos e humildes (Dt 8:3,11; Sl 103:2; Jo 14:26 [o Espírito Santo é o Lembrador]; 1Co 4:7; Ap 2:5).

        Ao observar os acontecimentos no palco da história, sempre podemos distinguir quatro aspectos básicos da realidade: alguém estava, numa certa época, naquele lugar fazendo algo. Assim aparecem quatro perguntas básicas: Quem? Quando? Onde? Como?

3a. Quem?

O primeiro sempre é Deus. Ele é o primeiro na criação, mas também na recriação, pois o Senhor Jesus é o primeiro missionário (Jo 3:16, 1Pe 1:20). Assim Ele é o Senhor da história geral e da história da igreja. Sem Ele, nem um nem outro tem sentido, deixando-nos angustiados e sem perspectivas. Mas, aleluia, é o Cordeiro que abre os segredos da história (Ap 5:5)!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (257.8 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com