TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR BIBLIOLOGIA

Por:   •  18/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  35.805 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR

BIBLIOLOGIA

AUTOATIVIDADE DO CAPÍTULO 1

NOME: FRNCIMARY BARROS MENDONÇA LIMA                SÉRIE:                DATA DE ENTREGA: 21/03/2016

QUESTÕES:

  1. O que significa automanifestação de Deus? Por que teve um objetivo relacional?

A automanifestação de Deus significa que Ele se manifesta como pessoa, através da Bíblia, porém a bíblia não nos foi dada para que compreendêssemos apenas as coisas de Deus e sim para que o conhecimento das coisas de Deus nos levassem a conhecer o próprio Deus na sua plenitude, daí o objetivo relacional.

  1. Explique as três categorias teológicas da Revelação?

Revelação Geral: Deus se comunicando com os homens através da natureza, história, da constituição do ser humano (físico, mental, emocional, etc.). É acessível a todos e de fácil entendimento.

Revelação Especial: Deus se comunica com o homem através da bíblia e de Jesus Cristo. Essa revelação é específica, para promover um relacionamento pleno com o homem.

Revelação sobrenatural: Os sinais, milagres, prodígios, ou seja, o manifestar da voz pessoal de Deus através dos milagres.

  1. O que significa dizer que a Revelação foi de natureza antrópica e analógica?

Antrópica: pelo fato de Deus ser superior ao homem, é impossível conhecê-lo, porém Deus usou formas naturais para comunicar-se com os seres humanos.

Analógica: Deus usa aspectos humanos para compreendermos o campo divino.

  1. Porque a encarnação do Filho de Deus foi tão especial no que se refere à Revelação?

Porque quando Deus falava com os profetas, eles transmitiam a mensagem ao povo. Quando Jesus veio ao mundo, tornou-se o meio mais completo da revelação, pois quando Jesus falava era o próprio Deus falando com os homens, manifestando o caráter de Deus.

  1. Por que há implicações para o homem e para a Igreja quanto à Revelação?

A revelação especial é para todos e há possibilidade de salvação, porém  realmente experimenta a salvação e quem busca a revelação especial, pois através dela , compreendemos que o Evangelho precisa ser difundido para alcançar outros (Grande Comissão).

  1. Deus é Todopoderoso, poderia usar de qualquer meio para comunicar-se, mas porque ele o fez usando homens e através da escrita? Por que a Bíblia é necessária para a humanidade?

Porque através da bíblia, Deus usou homens que inspirados pelo Espírito Santo registraram a história para que todos tivessem acesso a conhecer os feitos de Deus. Ao longo do tempo a linguagem foi aprimorada para o fácil entendimento. Para que através dos conhecimentos das coisas de Deus chegássemos ao conhecimento de Deus.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (44.4 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com