TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Instituto Teológico Quadrangular Metodologia do Trabalho Acadêmico

Por:   •  20/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  5.197 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Teológico Quadrangular

Metodologia do Trabalho Acadêmico

Autoatividade do capítulo 2

Nome: Manoel Luis Ferreira da Costa Neto

Série: 1ª

02 de março de 2017

Questões:

1º Qual a diferença entre a pesquisa simples e a aplicada?

Resp.: Ambas objetivam gerar conhecimentos novos e úteis para o avanço da ciência. Entretanto, a pesquisa simples possui enfoque na parte teórica e a pesquisa aplicada, na prática.

2º Descreva como as pesquisas podem ser classificadas quanto aos objetivos.

Resp.: Classificam-se em: pesquisa exploratória, descritiva e explicativa. A primeira busca desenvolver hipóteses a partir de dados existentes, mas limitados. Já a segunda, pretende descobrir as possíveis variáveis (contexto) que envolvem determinado objeto ou tema da pesquisa. E por fim, na terceira a intenção é saber o porquê uma variável gera mudança em outra. Geralmente a pesquisa explicativa utiliza as duas últimas supramencionadas para alcançar seus determinados fins.

3º Descreva como pesquisas podem ser classificadas quanto aos procedimentos.

Resp.: Quando se fala em procedimentos na pesquisa científica, pretende-se explanar a cerca das formas de coletar dados - diretamente ou indiretamente - e estas são, respectivamente: pesquisa de campo e de laboratório; pesquisa documental(fontes primárias) e bibliográfica(fontes secundárias).

4º O que é planejamento de pesquisa e como pode ser realizado?

Resp.: É o momento da pesquisa científica em que o pesquisador determinará os objetivos, a abordagem do problema, formas de coletar dados, entre outros aspectos relevantes a realização da pesquisa. Pode ser dividido em duas etapas: pré-projeto e projeto da pesquisa.

5º (NULA)

6º Descreva o que são anotações e como um pesquisador deve fazê-las.

Resp.: As anotações tem por objetivo selecionar por escrito elementos constantes em um texto. O Resumo é uma boa forma de anotação para armazenagem das informações mais relevantes. Pra que essas anotações possam ser utilizadas posteriormente em seu relatório é necessário que o pesquisador anote dados referenciais das suas fontes, o objetivo que estiver em questão, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (41.7 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com