TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Importância Da Religião

Resenha: Importância Da Religião. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/8/2014  •  Resenha  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  192 Visualizações

Os maiores pensadores do mundo defenderam a tese de que a religião é importante não somente para o entendimento metafísico, como tambem para o entendimento social do ser humano.

A despeito do materialismo e do ateísmo que foi defendido por boa parte dos pensadores, alguns entenderam que não se deve anular por completo a questão religiosa do ser humano.

Para Albert Einstein, “A ciência sem religião é aleijada, a religião, sem ciência, é cega”. Em seus estudos, levou em consideração não apenas a ciência da experiência como também o ser humano como parte de uma conjuntura metafísica.

Para Platão, “Quem elimina a religião elimina a todo e qualquer fundamento da sociedade humana”.

Assim para Platão a idéia do Bem seria o centro da religião. A ciência seria o modo de explicação de uma coisa já existente. Seu culto essencial é representado pela ciência, a ciência seria a representação e, portanto, pela virtude que deriva necessariamente da ciência. Ao lado, e subordinadas a esta espécie de Deus supremo, estão as demais idéias, denominadas por Platão, “deuses eternos”. Entretanto, este absoluto - o Bem e as idéias - embora transcendente, espiritual e ético, não pode tornar-se objeto de religião, nem sequer da religião assim chamada natural, dadas a sua impersonalidades e inatividade a respeito do mundo.

Ademais, é impossível ignorar o papel da religiosidade na cultura e da cultura na religiosidade. Ademais, a religião é como um espelho que mostra as vertentes da formação cultural de qualquer povo.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com