TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Império Da fé

Pesquisas Acadêmicas: Império Da fé. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/12/2013  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 3

O império da Fé

Para falarmos sobre este assunto é interessante sabermos o significado de “ Fé” . esta palavra vem da origem latina “ fides” que significa , crença, credibilidade, confiança, que ao longo dos tempos podemos resumir em “ Paz de Espírito “ . A fé é um sentimento que não se compra , não esta á venda, é acreditar em algo ou alguém , é ter esperança de que algo vai mudar. Algumas pessoas depositam este sentimento em situações emocionais ou físicas ( saúde ) . No contexto religioso a fé esta ligada nos princípios difundidos por sua religião e em alguns casos ligada a cultos sem perder a essência do seu significado.

No mundo globalizado como o de hoje, o que estamos presenciando é o crescimento numérico deste império com uma visão estratégica com um bom plano de marketing desenvolvidos pelos missionários da fé aliados ao capitalismo. Hoje a grande maioria das religiões ou seitas se organizam e se estruturam de forma semelhante a grandes empresas, onde não só trabalham a questão da fé espiritual ( Doutrina ) como também a econômica .

Sabemos que ao se tornar um Templo/Empresa existe custos e estes são financiados pelos fiéis , com suas doações ( dízimos ), comercialização de produtos ( livros, cds, revistas, seminários, entre outras atividades voltadas para a fé de uma forma geral).

A modernização desta Indústria Cultural é crescente basta observar os grandes templos e congressos pelo país ou pelo mundo. A serviço da Indústria da Fé podemos destacar as tecnologias utilizadas de ultima geração, grandes editoras, grandes gravadoras ( Sony e Som Livre ) entre ou empresas que apostaram neste mercado e estão com retorno satisfatório a esta boa fatia comercial.

Não podemos deixar de citar o uso do capital político para ampliar o capital eclesiástico através de estruturas montadas para terem representantes no Congresso, conseguirem concessão de rádios, Tvs com um único objetivo, aumentar o Império da Fé , porque não dizer midiático.

Vale lembrar que ao retornar ao sentido verdadeiro da palavra Fé, este modelo se contra diz pois induz as pessoas a adorarem a Deus por aquilo que Ele dá e não por quem Ele é. Lembrando que existem pessoas que vão de encontro a este novo modelo de Fé , porém representam uma pequena parcela na nossa sociedade capitalista.

DA SERVIDÃO MODERNA

O documentário fala sobre a escravidão da humanidade. As pessoas são escravizadas sem mesmo saber, e poucas delas dão conta disso e mais pouco ainda são as que enxergam isso e correm atrás dos seus direitos. A outra grande parte se acomoda e deixa pra alguém que muitas vezes nem mesmo ele sabe escolher quem representá-lo, geralmente resolver os problemas que na verdade era pra ser resolvido por ele mesmo ou por alguém que realmente lute pelo que essa determinada pessoa. Mas em meio a vários fatores onde se destaca principalmente a mídia na qual a pessoa fica totalmente alienada e tenta não enxergar a realidade e então acaba sendo influenciada de varias maneiras...

O ser humano hoje em dia é muito empurrado pela publicidade, se você tem uma roupa da moda, você é melhor que o outro ser humano acaba dando mais valor para bens materiais e não tem a humildade de enxergar que estão errados. É nesse pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com