TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Introdução A Sociologia

Casos: Introdução A Sociologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2014  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

LÓGICA

QUE SÃO PRIMEIROS PRINCÍPIO?

Numa série de ensaios chamado “Lógica” ou “Organon”, Aristóteles estabeleceu a diferença entre as formas válidas e inválidas de raciocínio humano. Seu objetivo era tornar claros os passos pelos quais um conjunto de conhecimentos deve ser construído logicamente. Aristóteles mostrou que cada ciência começa com certas verdades óbvias que ele chamou de primeiros princípios, explicando como esses primeiros princípios constituem o fundamento sobre o qual repousa todo conhecimento.

Primeiros princípios são as verdades fundamentais das quais se deduzem ilações e sobre as quais se baseiam as conclusões. São auto-evidentes e podem ser concebidos como princípios tanto subjacentes como diretores dos princípios de uma concepção de mundo.

Cosmovisão é semelhante a uma lente intelectual através da qual enxerga-se o mundo. Se alguém olha através de uma lente vermelha, o mundo lhe parece vermelho. Se outro olha através de uma lente azul, o mundo lhe parece azul. Portanto, a pergunta a que devemos responder é: “Qual a cor de lente correta para ter a visão correta do mundo?”. Antes de descobrir isso, uma pergunta mais fundamental precisa ser respondida: “Há somente uma lente intelectualmente justificável através da qual o mundo pode ser visto com precisão?”. Em outras palavras: “Há somente uma visão de mundo verdadeira?”.

QUE É COSMOVISÃO?

A cosmovisão é análoga à intelectual da qual as pessoas vêem a realidade e que a cor da lente é de fato fortemente determinante que contribui para o que elas crêem acerca do mundo.

Além disso, cosmovisão é um sistema filosófico que procura explicar como os fatos da realidade se relaciona e se ajustam um ao outro. Uma vez reunidos os componentes da lente, ela focalizará o plano geral da realidade que dá a estrutura na qual as partes menores da vida se harmonizam. Em outras palavras, a cosmovisão dá forma ou colore o modo que pensamos e fornece a condição interpretativa para entender e explicar os fatos de nossa experiência.

Ainda mais importante que entender o que é uma cosmovisão, e mais crítica, é compreender as conseqüências lógicas associadas a viver de acordo com as convicções que uma determinada cosmovisão sustenta como verdadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com