TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Islamismo

Exames: Islamismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  934 Palavras (4 Páginas)  •  646 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

O homem vem buscando explicações através de fenômenos religiosos em que estão presentes em todos os tempos, lugares e povos. O proposito do trabalho é apresentar uma das grandes religiões existente no mundo, o Islamismo. De um modo simples e conciso, são apresentados seu histórico e ensinos no qual busca a clareza para a compreensão de todos.

ISLAMISMO: “Religião de fidelidade a Deus”

Histórico da Religião: A origem do islamismo está fortemente vinculada a história judaica, uma vez que o judaísmo que se encontra a origem racial dos árabes. A conjugação de muitos problemas de ordem social (assassinato de filhas, poligamia, magia), com a incapacidade do judaísmo como do cristianismo de conseguir congregar os árabes, determinou o surgimento do maometanismo, Maomé o homem da cidade de Meca, o fundador do movimento por volta de 622 d.C.

Ensinos: Seus ensinamentos de correta conduta é prescrita em detalhes no Corão. Nele diz que deve ser cuidadoso com o dinheiro e fiel na sua aplicação, além de ser honesto em seus negócios; deve lutar contra aqueles que lhe atacam, mas jamais deve atacar primeiro; pais, crianças e esposas devem ser honrados, e até mesmo esposas divorciadas devem ser mandadas embora com generosidade; álcool e drogas são severamente proibidos. O homem tem direito a ter quatro mulheres e como os judeus, eles reconhecem a circuncisão.

Deus: Se crer em um só Deus todo-poderoso e absoluto. Ele é tão poderoso que ordena tudo e não há mais lugar para liberdade do homem. Dai chega o fatalismo. Tudo que está previamente previsto e marcado. Consequência disso é que não há estimulo da parte da religião para o progresso material. “Se eu sou rico ou pobre é porque Deus quer”, assim eles acreditam.

Homem (sua origem, seu destino): Deus determina a estrutura social da sociedade humana, que reside na família. Deus poderia ter criado múltiplas ao invés de Adão e Eva no começo, mas Ele escolheu criar Adão e Eva, e espalhar a humanidade a partir de sua semente. O mulçumano não deve olhar para o qadar (destino) como uma desculpa para ignorar as ordens e fazer coisas proibidas, pelo contrário, ele deve olhar para este de uma forma que o irá contentar com quaisquer experiências dolorosas que lhe aconteçam

Visão de mundo: A vertente política do fundamentalismo passou a se organizar entre os muçulmanos quando alguns estudiosos e líderes fabricaram uma visão de mundo calcada em ideologias contemporâneas e interpretações particulares do passado. Em suma, observamos que os líderes fundamentalistas do Islã reivindicam toda uma ordem de símbolos tradicionais na construção de políticas externas e formas de organização dos governos que fazem parte do mundo islâmico.

Fé, Salvação ou reencarnação e vida após a morte: Deus é soberano juiz, manda os bons para o céu (jardim de delícias, onde há leitos artisticamente trabalhados, bebidas que embriagam, carnes de pássaros, virgens adolescentes...) e os maus para o inferno ( onde existe vento que queima, escuridão e fumaça e líquido fervente) e também um juízo final que, segundo muitos, será inaugurado por Jesus. Antes do finl virá a restauração do Islã. Todo mundo será islamita.

Livros sagrados: O Alcorão (em árabe quer dizer “O livro”). Esse livro é, portanto, o fio condutor da fé islâmica. Reúne os ensinamentos transmitidos por Allah a Mohammad. O alcorão não foi escrito por Maomé, por ser analfabeto, fez seus seguidores escreverem. Esse livro sagrado se compõe de 114 capítulos. Primeiro vem os capítulos mais curtos e depois os mais compridos. Além do Alcorão...

Cultos e costumes: No culto não existe um corpo de sacerdotes, de pessoas especialmente preparadas para esse fim. Entretanto, existem líderes religiosos, estudiosos, que dedicam sua vida à análise dos textos sagrados – os ulama. Esses líderes religiosos e os anciãos são extremamente respeitados e ouvidos como conselheiros por todos os mulçumanos, que têm como obrigação render preces a Allah, cinco vezes ao dia.

Princípios e Ensinamentos éticos: Eles tem cinco principais princípios a serem feitas. Primeira: a profissão de fé, Alá é Deus e Maomé é seu profeta. Segunda: recitar cinco vezes por dia uma oração voltada para Meca, entre a aurora e ao nascer do sol; ao meio-dia; de tarde; ao pôr-do-sol; depois do sol posto. Para isso lavar as mãos, os braços até os cotovelos, os pés até os tornozelos. Se não há água, lave-os com areia e estende o seu tapete. Terceira: Dar esmola aos pobres. Quarta: jejuar no mês de Ramdã, desde o surgir até o desaparecer do sol. Mês que cai no fim de setembro e inicio de outubro, isso para nós. E por fim, quinta: peregrinação a Meca pelo menos uma vez na vida. Fazem-na geralmente pelos quarenta anos.

Conclusão

O Islamismo é considerado uma religião profética e um projeto de organização da sociedade expresso na palavra árabe Islã, a submissão confiante a Alá (Allah, em árabe – Deus, ou “a divindade”, em abstrato). Seus seguidores chamam-se muçulmanos (muslimun, em árabe): os que se submetem a Deus para render-lhe a honra e a glória que lhe são devidas como Deus único. Eles possuem um conjunto de doutrinas, rituais e de práticas que pretendem estabelecer o contato entre o humano e o divino. Estão ancorados no livro sagrado Alcorão no qual dita a bondade e devoção a Deus e muitos interpretando de uma maneira radical

Bibliografia:

Bowker, John – Para entender as Religiões. 1ed. SP Ed: Ática, 1997

Cisalpino, Murilo – Religiões, 1ed- São Paulo Ed: Scipione, 1994.

Kuchenbecker, Valter – O homem e o Sagrado: a religiosidade atrás dos tempos. 8ed. Canoas, RS Ed. Ulbra, 2004.

Wilges, Irineu- Cultura Religiosa: as religiões no mundo, 6ed ver. e atual – Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1994

http://www.islamreligion.com/pt/articles/14/

http://www.historiadomundo.com.br/arabe/o-fundamentalismo-islamico.htm

...

Baixar como  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »