TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jesus O Verbo De Deus

Seminário: Jesus O Verbo De Deus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Seminário  •  3.065 Palavras (13 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 13

Exposição de João 1: 1-5,14

Quem é Jesus Cristo para você? Se eu lhe perguntasse, o que você diria? Você conhece mesmo a Cristo? Quanto você pode dizer que conhece a Jesus?

O texto que acabamos de ler apresenta a Jesus Cristo como Aquele que é o Verbo de Deus, é o Criador, é a Vida e é a Luz. Aqui temos o sermão para hoje.

I – JESUS É O VERBO

O que é Verbo? A palavra “Verbo” é tradução da palavra grega “logos”. Conhecemos essa palavra porque ela está em muitas palavras de nosso idioma. Todas as “logias” vêm de logos. Teologia, Fisiologia, farmacologia, Psicologia etc, todas contém a palavra grega “logos”. Logos significa Palavra, Verbo, Expressão, Estudo, Discurso, Ensino.

Uma palavra é uma expressão: por palavras nós articulamos nossa fala. O Verbo, a Palavra de Deus, é então, a Divindade expressando-Se a Si mesma em termos audíveis.

Mas por que Jesus Cristo é chamado de Verbo, ou Palavra? Qual é a força e o significado desse título? Podemos começar a dizer que Jesus Cristo era o Porta-voz de Deus. Em Hebreus, nós lemos que antigamente Deus falou aos nossos pais, pelos profetas, mas nestes últimos dias nos falou pelo Filho (Hb 1:1,2). Isso porque Ele é o Porta-voz final de Deus.

Mas em Apocalipse, lemos que Jesus Cristo é o Alfa e o Ômega (Ap 1:8), que são a primeira e a última letras do alfabeto grego. Isso quer dizer que Jesus é o Alfabeto de Deus, o Único que soletra a Divindade, o Único que expressa tudo o que Deus tem a dizer.

Mais claro ainda, talvez, sejam as palavras de João 1: 18: “Ninguém jamais viu a Deus; o Deus unigênito, que está no seio do Pai, é quem O revelou.” Portanto, Jesus Cristo é, não somente o Alfabeto, o Porta-voz como é também o Revelador de Deus.

Cristo então, é Aquele que faz inteligível o incompreensível Deus. A força do título “Verbo” pode ser descoberta no título que tem as Escrituras Sagradas. O que é a Bíblia? É a Palavra de Deus. O que isto significa? Significa que as Escrituras revelam a mente de Deus, expressam a Sua vontade, fazem conhecidas as Suas perfeições e relatam o Seu coração, bem como o Seu caráter. Isto é precisamente o que Jesus Cristo tem feito pelo Pai.

Quais são os atributos do Verbo, de acordo com o nosso texto?

1. O Verbo é Eterno. “No princípio era o Verbo.” O que significam estas palavras? A que princípio se refere? Há outro princípio em Gn 1:1: “No princípio criou Deus os céus e a terra”. Moisés está falando da criação deste mundo. Mas João vai muito além, porque fala do princípio que existiu antes de todos os princípios. Ora, se Jesus estava lá antes de todos os princípios, Ele mesmo não tem princípio.

Vamos ilustrar isso. Certa vez um homem visitou a sua cidade natal, depois de muitos anos. E quando ele estava lá falando com alguém, essa pessoa lhe perguntou: “De onde você é?” Ele respondeu: “Eu sou daqui.””É mesmo? Então você conhece bem a cidade?” Ele respondeu: “Eu estava aqui desde o princípio!” O que isso quer dizer? Isto significa que antes da cidade nascer, ele já estava lá, e já existia. Assim também com respeito ao Verbo: Antes do princípio de todas as coisas, antes da criação de todo o universo, Ele já era, Ele já existia, Ele já estava lá. Por isso, João escreveu: “No princípio era o Verbo”, porque Ele é eterno. “As Suas origens são desde os dias da eternidade”, como disse o profeta Miqueias (5:2). Portanto, Ele é eterno, sem princípio e sem fim.

Quanto tempo dura a eternidade? Alguém ilustrou isso com a seguinte suposição: Vamos imaginar que há uma montanha de ferro, e que um pássaro vem a essa montanha afiar o bico de mil em mil anos. Então, o pássaro após cada mil anos volta para visitar a montanha de ferro a fim de afiar o seu bico. E assim, se passam muitos milênios, até que finalmente, a montanha se desgasta. E quando a montanha se desgastar toda, então, terá apenas iniciado a eternidade. Mas é apenas uma ilustração, porque a eternidade não tem começo e jamais terá fim. Assim é o Verbo: Jesus Cristo não teve começo, e jamais terá fim, porque é eterno.

2. O Verbo é Pessoal. “E o Verbo estava com Deus.” Estas palavras denotam uma personalidade separada. Indicam que o Verbo era uma Pessoa, e não uma coisa, ou um poder simplesmente.

No tempo de João os Gnósticos, um tipo de filósofos gregos, diziam que o “logos” era uma emanação de Deus, algo que se desprendia de Deus, como os raios se desprendem da luz para iluminar. Entretanto, João não diz, nesse texto, que o Verbo estava “em” Deus, mas “com” Deus. Isto indica o companheirismo, a comunhão na presença de Deus. Isto indica que o Verbo não era uma emanação de Deus, mas uma Pessoa que podia desfrutar de uma companhia com Deus.

3. O Verbo é Deus. A frase seguinte é esta: "E o Verbo era Deus." (v. 1). Não poderia ser mais clara a afirmação da divindade de Jesus Cristo como o Verbo que era e é Deus. Houve filósofos do tempo de João que duvidaram da divindade de Cristo, dizendo que Ele era apenas um anjo que fora originalmente criado por Deus. Mas João, inspirado pelo Espírito Santo, põe ao descrédito tal conceito, afirmando claramente que Jesus Cristo é Deus.

Alguém poderia perguntar: "Mas como pode o Verbo estar com Deus e ser Deus ao mesmo tempo?" Haveria uma contradição entre a 2ª e a 3ª cláusulas? De fato, apenas aparente, porque não há contradição nenhuma.

Em primeiro lugar, o Verbo sendo Jesus Cristo estava na companhia de Deus o Pai. E isto por toda a eternidade, como Ele mesmo disse em João 17:5: "... glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo." Jesus Cristo desfrutava da glória do Pai antes da criação de qualquer mundo.

Em segundo lugar, Jesus estava na companhia de Deus, o Espírito Santo. A palavra "Deus" não inclui apenas o Pai, senão também o Espírito. Jesus Cristo também estava na glória do Espírito Santo como se percebe do profeta Isaías que escreveu sobre a glória de Jeová, e viu a glória de Cristo (Jo 12:41), mas lá também estava o próprio Espírito Santo (Isa 6:3,8 com Atos 28:25). Portanto, quando João diz que o "Verbo estava com Deus", na companhia de Deus, quer dizer não só o Pai mas também o Espírito Santo, porque Este também é Deus (Atos 5:3-4). Assim, o Verbo estava com Deus: com o Pai e com o Espírito Santo.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com