TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jesus histórico

Tese: Jesus histórico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  Tese  •  2.218 Palavras (9 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 9

II Unidade – O Jesus Histórico

3- Retrato do Jesus Histórico

4- Compreendendo o Jesus Histórico

5- Análise da personalidade de Jesus

6- O mundo em que Jesus viveu

3- RETRATO DO JESUS HISTÓRICO

Os quatro evangelhos são biografias de Jesus que O apresentam sob quatro ângulos diferentes.

I - Por que quatro evangelhos?

1. Os quatro evangelhos, simultaneamente, são os mais belos registros dos quais se tem conhecimento, não há outros iguais. Cada escritor contribuiu com um aspecto único, mas numa total harmonia de apresentação, que só a superintendência divina poderia ter inspirado.

2. A razão de serem quatro evangelhos em vez de um, dois ou três, se explica pelo fato de existirem naquele tempo quatro classes de povo.

a) Os JUDEUS, para quem Mateus escreveu aguardavam ansiosamente a vinda do Redentor prometido pelas Escrituras. Então eles precisavam entender que Cristo era...

 O Messias de quem escreveram Moisés e os profetas!

b) Os ROMANOS, para quem Marcos escreveu, eram um povo impressionado com o poder, cujo ideal era o domínio e o governo patenteado por um grande general. Então eles precisavam ouvir a mensagem que Cristo era...

 O grande vencedor que destrói os verdadeiros inimigos do gênero humano e estabelece o seu império espiritual nos corações.

c) Os GREGOS, para quem Lucas escreveu, eram um povo culto, desenvolvido intelectual, moral e fisicamente. Então, eles precisavam ser alcançados com a mensagem de que Cristo era...

 O homem perfeito, sem defeito, ideal!

d) Os CRISTÃOS para quem João escreveu eram a Igreja de Jesus da época, os quais precisavam aprender mais e se aprimorar mais nas verdades profundas do Evangelho, especialmente...

 Quanto à doutrina da divindade de Cristo.

II - A mensagem central de cada evangelho.

1. Mateus, apresenta Jesus como REI. A palavra “reino” aparece 50 vezes; a frase “reino dos céus” aparece 30 vezes. Qual é a mensagem central?

 O Cristo ungido de Deus está aqui! Veja as suas credenciais!

2. Marcos, apresenta Jesus como SERVO. O evangelho de Marcos é muito prático, procura contar só o que Jesus fez. Ele mostra Jesus trabalhando. A palavra chave deste evangelho é “imediatamente” (aparece 42 vezes), apresentando um servo prático, pronto, incansável e diligente! Qual é a mensagem central?

 É assim que Cristo operava! Vejam o Seu serviço!

3. Lucas, apresenta Jesus como HOMEM. É uma narrativa de natureza histórica, com referências precisas. O material foi arduamente pesquisado a fim de ser compilado (1.1-4). Ele enfatiza o lado humano de Jesus, mostrando que Ele era gente como a gente com pai, mãe, parentes, endereço, etc. Qual é a mensagem central?

 Jesus Cristo tinha este aspecto! Veja a Sua natureza humana!

4. João, apresenta Jesus como DEUS. O seu evangelho é um tratado puramente teológico. João não se preocupa tanto com os detalhes da narração. O que ele quer é apresentar a Pessoa e os ensinos do Filho de Deus numa perspectiva vertical, até mesmo em Suas conversas particulares. Qual é a mensagem central?

 Jesus Cristo era o unigênito Filho de Deus! Vejam a Sua divindade!

III – Reflexão Prática:

1. Os quatro evangelhos apresentam o verdadeiro Evangelho - Jesus Cristo. O Evangelho (“Boas Novas”) não são os eventos da vida de Jesus ou os seus ensinos, mas a própria Pessoa dEle!

2. Antes dos quatro evangelhos serem escritos, a mensagem do Evangelho já havia sido compartilhada por quase todo o mundo. Portanto, a essência do Evangelho, segundo Jesus, se relaciona ao discipulado - o desenvolvimento espiritual dos cristãos. Quem recebe a Jesus Cristo (o Evangelho) como Salvador, não precisa necessariamente aprender ou entender toda Sua história e doutrinas.

3. Deus inspirou os evangelistas a escreverem os quatro evangelhos. O trabalho deles não foi um processo mecânico; Deus aproveitou todo conhecimento e inteligência; todas as lembranças e memórias deles.

4. Certa vez alguém disse: “O único Evangelho que algumas pessoas estão lendo é o Evangelho segundo você”. Como está sendo escrito o “seu” Evangelho? O Evangelho segundo você edifica ou escandaliza? Como as pessoas lêem o Evangelho segundo sua vida?

a) Na sua fala;

b) Nas suas atitudes;

c) Nos seus atos, etc.

4- COMPREENDENDO O JESUS HISTÓRICO

Jesus não é uma idéia, mas um fato histórico. Ele nasceu em Belém da Judéia, no mês de Nisã, do ano “zero” da era cristã.

I – Jesus: O Homem Perfeito.

1. Jesus não foi um Deus disfarçado de homem, nem um homem disfarçado de Deus. Ele era portador de duas naturezas: humana e divina. Sua concepção foi absolutamente sobrenatural, mas o Seu nascimento foi absolutamente natural. Na encarnação, Jesus se tornou semelhante ao homem; sua aparência era de um típico judeu (Jo 4.9). Portanto, o enfoque ao Jesus histórico tem por objetivo abstrair das narrativas evangélicas um perfil meramente humano dEle. A base deste enfoque são as expressões bíblicas:

a) “Jesus de Nazaré”;

b) “Filho do homem”.

2. A expressão, “Jesus de Nazaré”, era atribuída a Ele em virtude da cidade onde fora criado. (Nazaré era um humilde lugarejo da Galiléia). Já a expressão “Filho do homem”, que Lhe é atribuída cerca de 80 vezes (três das quais estão no AT), tem conotação teológica e aponta para Sua humanidade perfeita.

3. É interessante notar que ninguém O chama de “Filho do homem”, exceto Estevão (At 7.56), pois a humanidade de Jesus era algo muito óbvio para seus contemporâneos. O termo “Filho do Homem” deriva de uma expressão hebraica que implica numa posição de humildade, ou ausência de privilégios especiais; esta expressão é própria dos quatro evangelhos, onde Jesus está falando de Si mesmo:

 30 vezes no evangelho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com