TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LUZ DO MUNDO

Exam: LUZ DO MUNDO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Exam  •  1.436 Palavras (6 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 6

LUZ DO MUNDO

Material:

Uma vela para cada participante, ambiente escuro (ideal se for feito à noite ou em sala que possa ter as janelas fechadas), fósforo ou isqueiro, pedaços de papel, lápis ou caneta, durex ou barbante.

Como Fazer:

1. Sentados em círculo, sugerir que fechem os olhos e façam uma oração silenciosa, por alguns minutos; enquanto isso apague as luzes do ambiente.

2. Comentar sobre a escuridão do ambiente, se é confortável ficar assim sentado no escuro, o que eles fazem quando acaba a luz.

3. O coordenador acende uma vela e lê o texto de Mateus 5, 14-16.

4. Perguntas:

- O que quer dizer este texto?

Adianta eu acender esta vela e colocá-la atrás de mim? (coloque a vela acesa atrás de você)

- Melhora se eu colocar a vela a minha frente e mais para o alto? (mostre a vela).

- E se cada um de nós tivesse uma vela, ficaria mais claro?

5. O coordenador levanta e dá a cada participante uma vela, mas não acende.

6. Perguntas:

- Ficou mais claro? Não, por que? O que falta?

- Cristo disse que ele era a luz do mundo, de que luz ele está falando?

- Ele quer iluminar os cantos escuros do mundo, como? Através de sua Palavra, de seu amor, de sua morte na cruz.

7. O coordenador sugere que cada um acenda a vela do seu vizinho dizendo algo sobre Cristo e ele começa colocando a chama de sua vela na do vizinho do lado, dizendo algo como: "Cristo te ama" ou "Jesus quer que você seja Luz do Mundo".

8. Cada participante deve fazer o mesmo, com o vizinho ao lado, falando uma frase diferente.

9. Agora ficou mais claro o nosso ambiente, claro com a luz de Cristo.

10. Perguntas:

- E o que Cristo diz desta luz, ela deve ficar escondida?

- O que nós devemos fazer com esta luz?

OBJETOS LITÚRGICOS

CORPORAL - Pano sagrado, de tamanho retangular, que o sacerdote desdobra no centro do altar, no começo do santo sacrifício da missa para nele descansarem o cálice com o preciosíssimo Sangue e a patena com o sacratíssimo Corpo de nosso Senhor Jesus Cristo.

MANUSTÉRGIO - Toalha com que o sacerdote enxuga as mãos, no rito do lavabo, após ter apresentado e incensado as substâncias litúrgicas, pão e vinho, para o santo sacrifício da missa.

PALA - Paninho sagrado fixo sobre o papelão, servindo para cobrir o cálice durante o santo sacrifício da missa.

SANGUINHO - Chamado também de sanguíneo. É um pano sagrado de forma retangular, com o qual o sacerdote, depois da comunhão com o Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo e da purificação, seca o cálice e, se for preciso, a boca e os dedos.

VÉU DE ÂMBULA - Pequeno véu de seda branca ou de ouro ou de prata, o mais digno e rico possível, que cobre a âmbula quando esta encerram o Sacratíssimo Corpo de Nosso Senhor.

ÂMBULA, CIBÓRIO OU PÍXIDE - É um vaso sagrado parecido com o cálice, porém contém algumas diferenças. Sua copa é mais larga e fechada com uma tampinha acimada de cruzinha. Como o cálice, sua copa deve ser de ouro ou de prata dourada em seu interior. É usado para a conservação das Sagradas Reservas Eucarísticas para a ocasião da comunhão dos fieis no santo sacrifício da missa.

CÁLICE - O cálice é um vaso sagrado, de instituição divina, no qual se faz a consagração do vinho no Preciosíssimo Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. A Santa Igreja Católica determinou que sua copa deve ser de ouro ou pelo menos de prata, dourado em seu interior. Quanto ao pé, se não puder ser de ouro ou de prata, pode ser de material menos precioso.

CALDEIRINHA E ASPERSÓRIO - A caldeirinha é um pequeno vaso portátil, usado para se colocar a água benta para a aspersão. Já o aspersório ou hissope é uma pequena haste com o qual o sacerdote asperge a assembleia ou objetos. Na sagrada liturgia são inseparáveis.

CASTIÇAL - Utensílio usado para suporte de apenas uma vela. Sobre o altar, deve sempre estar com a devida estética litúrgica.

CANDELABRO - Grande castiçal, com várias ramificações, a cada uma das quais corresponde um foco de luz.

PATENA - A patena é também um vaso sagrado em forma de "pratinho" que serve para cobrir o cálice e receber o Santíssimo Sacramento. Como o cálice, deve ser de ouro ou de prata dourado em seu interior.

BACIA E JARRA - A bacia serve para concentrar a água usada pelo sacerdote após ter lavado suas mãos no rito do lavabo. A jarra contém a água necessária para o rito. Lembra - nos da santidade e pureza com que se deve oferecer o augusto mistério, segundo exprimem o salmo xxv: " Lavo minhas mãos em sinal de inocência, para andar em torno de Teu altar ó Senhor." (Sal XXV - VI)

CÍRIO PASCAL - Vela grande, que é abençoada solenemente na Vigília Pascal, "mãe de todas as vigílias", no Sábado Santo e que permanece acesa nas celebrações litúrgicas até o Domingo de Pentecostes. Acende-se também nas celebrações do Batismo.

CRUZ PROCISSIONAL - É uma cruz alta com haste e crucifixo, usada para guiar, isto é, ir à frente das procissões litúrgicas. É levada pelo cruciferário.

VELAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com