TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo No Brasil

Artigo: Lixo No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/2/2014  •  671 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

OHC

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Merge-arrow 2.svg

Este artigo ou secção deverá ser fundido com OHC. (desde agosto de 2013)

Se discorda, discuta sobre esta fusão aqui.

Esquema DOHC ilustrando as 4 válvulas por cilindros.

DOHC (em língua inglesa Double Overhead Camshaft) ou Duplo Comando de Válvulas no Cabeçote (no Brasil), ou Dupla Árvore de Cames à Cabeça (em Portugal), é o nome dado em engenharia mecânica a um motor de explosão de quatro tempos que usa dois comandos de válvulas para controlar a abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escape.

Índice [esconder]

1 Descrição

2 Utilização

3 Vantagens e Desvantagens

4 Customização

Descrição[editar | editar código-fonte]

Este tipo de distribuição é utilizado em motociclos, carros e qualquer outro motor com explosão interna. O duplo comando de válvulas (DOHC) é um comando de válvulas com duas válvulas de entrada e saída,o que o torna mais complexo que os motores com só um comando de válvulas OHC (Over Head Cams) ou SOHC (Single Over Head Cams).

Utilização[editar | editar código-fonte]

O motor DOHC é utilizado na maioria dos automóveis, uma vez que permite extrair até de um motor pequeno uma potência razoável. Nas motos, sobretudo as de estrada (não desportivas), não se usa em demasia essa tecnologia do duplo comando de válvulas, uma vez que elas não necessitam de muita potência, pois são feitas para circular a baixas velocidades estabilizadas. Motos ligeiramente desportivas que fazem uso dessa tecnologia.

Vantagens e Desvantagens[editar | editar código-fonte]

Tanto a distribuição DOHC como SOHC possuem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o motor DOHC (às vezes pode ser até oito válvulas por cilindro) tem mais torque e potência em altas rotações, o que pode trazer economia em rodovias, mas não tem nenhuma vantagem a baixas rotações; já o motor SOHC (com duas válvulas por cilindro), não tem muita potência em altas rotações mas tem um bom binário em baixas rotações sendo ligeiramente mais económico rodando dentro de cidades. só que em altas rotações esses motores são um fracasso...

Customização[editar | editar código-fonte]

Pode-se otimizar a faixa de potência do motor alterando as árvores de cames, modificamos a abertura e temporização das válvulas de admissão e de escape, mudando assim o desempenho do motor em altas e baixas rotações de acordo com o estilo de condução. Mas, quando aumenta-se a potência em altas rotações, estamos a reduzi-la nas baixas e é preciso ter cuidado para não tirar a elasticidade do motor.

Por exemplo, um carro simples e vulgar, um GOL 1.0 que é feito a pensar numa condução descontraída e tem seu torque máximo às 3.500rpm, sendo um carro confortável de conduzir. Subindo o regime de binário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com