TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DO CURSO PROFISSIONAL

Tese: MEMORIAL DO CURSO PROFISSIONAL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  Tese  •  4.413 Palavras (18 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 18

MEMORIAL DO CURSO PROFUNCIONÁRIO

Trabalho cientifico apresentado ao Curso Profuncionário da Prefeitura da Cidade do Recife, pelo aluno: Jonas Cícero Valeriano, sob orientação das tutoras: Gabriela Torres e Rosângela Vieira - para obtenção do título de técnico, cumprindo assim a exigência final para a conclusão do Curso Técnico em Secretaria Escolar realizado no período de 2009/2010.

RECIFE – PE

SETEMBRO DE 2010

Autor: JONAS CÍCERO VALERIANO

MEMORIAL DO CURSO PROFUNCIONÁRIO

Memorial Acadêmico

( ) aceito com distinção

( ) aceito

Nota: _____________

Em: ____/____/_____

Memorial Acadêmico validado:

Orientadora:

Ass. ______________________

Dedico este trabalho ao meu Deus, presença constante em minha vida;

Aos familiares pela fé e confiança demonstrada;

Aos amores da minha vida pelo apoio nos momentos difíceis onde elas sempre estiveram ao meu lado;

As tutoras do Profuncionário pelo simples fato de estarem dispostas a ensinar e pela paciência demonstrada no decorrer do curso;

Aos colegas de curso pela amizade e desprendimento demonstrados durante o curso;

Enfim, a todos que de alguma forma tornaram este caminho mais fácil de ser percorrido.

AGRADECIMENTOS:

À Deus, por ter me dado força para chegar até o final deste curso.

À minha esposa Lígia, pela paciência e pelas sugestões durante o curso.

À minha filha Lidyanne, pela sua paciência e companhia durante os dias que digitei este trabalho.

“As pessoas olham o sonho, o objetivo, as metas com um respeito tão grande que os vêem longe, muito longe, tanto que é quase impossível (ou mesmo impossível) chegar lá. Não faça isso: não imagine o objetivo como algo impossível. Veja-o, toque-o, sinta-o, ouça-o e perceba-o. Não se limite pela idéia da impossibilidade. Antes, motive-se pela idéia da possibilidade.”

(Willian Douglas, pag. 163)

SUMÁRIO

1 Introdução

2 Minha vida escolar

3 Minha inclusão na turma do curso

4 Minha trajetória no curso

5 Considerações finais

INTRODUÇÃO

A elaboração deste trabalho busca resgatar a minha trajetória de vida acadêmica e profissional. Basicamente, todos nós buscamos no decorrer de nossas vidas nos prepararmos para nossa vida profissional. Na infância começa nossa trajetória acadêmica que só termina quando nos aposentamos. Essa regra não vale para todos, pois muitos aposentados com idade até mesmo avançada voltam a estudar e cursam desde aperfeiçoamentos profissionais até graduações e pós-graduações. Esse fato deixa claro que enquanto estivermos vivos nosso desejo de nos aprimorarmos continuará existindo em nós.

“E, muitas vezes uma pequena diferença em desempenho significa uma enorme diferença no resultado.”

(Ribeiro, 1997, pag.42)

Não buscamos o conhecimento apenas para termos uma atividade com melhor rendimento, mas principalmente pelo prazer de aprendermos algo novo que nos abre novos horizontes até então desconhecidos, acredito. Reconheço que “Quem sabe mais ganha mais e quem sabe menos ganha menos”. Essa verdade rege o mundo humano e isso nos faz procurar desesperadamente nos formar em alguma profissão e também procuramos formar nossos familiares em alguma profissão que seja rentável. Mas, acredito que o prazer sabermos cada vez mais sobre as coisas que nos rodeiam é melhor do que apenas termos uma renda maior.

“Você geralmente obtém aquilo que espera obter. Seu sistema de crenças determina sua percepção e sua percepção determina sua realidade.”

(Ribeiro, 1997, pag.29)

Escrevi este trabalho pensando no aprendizado contínuo, que no decurso de nossas vidas, é algo natural e necessário, pois quando deixarmos de aprender estamos chegando ao fim de nossa existência. Este trabalho contém no primeiro capitulo minha trajetória escolar onde exponho minha vida acadêmica. No segundo capitulo abordo minha inclusão na turma do curso Profuncionário e minha posição em relação à desistência de muitos colegas. No terceiro capitulo faço comentários sobre os módulos do curso em linhas gerais e sobre os trabalhos que apresentei durante o curso. No quarto capitulo escrevo minhas considerações finais, onde faço minha auto-avaliação como cursando e também algumas considerações sobre o curso. Na parte final do trabalho, estão as referências bibliográficas e os anexos.

MINHA VIDA ESCOLAR

O começo da minha trajetória escolar foi quando entrei na alfabetização, com seis anos, na Escola Estadual Murilo Braga. Na época, a escola oferecia da alfabetização à oitava série do Ensino Fundamental. Lembro-me que nas séries primárias, como a pedagogia da época era tradicionalista, para me preparar para as provas trimestrais à professora passava um questionário e pedia para que respondêssemos de acordo com os apontamentos dados. Depois de respondidos e corrigidos os apontamentos serviam para decorarmos as respostas e respondermos os quesitos das provas de formar igual ao escritos nos questionários. A única matéria que não decorávamos questionários era matemática porque tínhamos que decorar a tabuada e formulas. No ginásio, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.8 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com