TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Curso Profissional de Trabalho de Interpretação do filme “Invictus”

Por:   •  19/3/2019  •  Artigo  •  741 Palavras (3 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 3

 

Escola Secundária

Curso Profissional de

Trabalho de interpretação do filme “Invictus”

, 14 /10/2018

Guião do trabalho para avaliação

Este é o guião de trabalho nº 1 do módulo 5

  1. Qual é a reação entre brancos e negros a libertação de Nélson Mandela?

A libertação de Mandela era fruto de negociações entre o regime segregacionista do Apartheid e a resistência negra, mantidas em segredo para não estimular ainda mais violência por parte dos extremistas de ambos os lados. Havia uma imensa desconfiança a respeito das intenções de Mandela, mas o mesmo após séculos de opressão e de sofrimento pessoal, Mandela tomou as decisões que fazia muitos considerá-lo o maior líder político de todos os tempos. Ao levar a todo o país uma mensagem em defesa da democracia e da igualdade, o Madiba, como é conhecido no país, se tornou o artífice da reconciliação entre brancos e negros sul-africanos, evitando o que poderia ser uma sangrenta guerra civil.

  1. Qual é o objetivo fundamental de Nélson Mandela ao ser eleito presidente?

O objetivo de Nélson Mandela ao ser eleito presidente, era acabar com a "vida separada", ou seja, referente ao regime de segregação racial existente na África do Sul, que obrigava os negros a viverem separados dos brancos. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da população não gozava de vários direitos políticos, económicos e sociais. A ideia de Nélson Mandela era “criar” uma sociedade unida.

  1. Justifica a atitude de Nélson Mandela para com os funcionários do palácio governamental?

A atitude de Nélson Mandela, perante os funcionários do palácio, no meu ver foi uma atitude de um verdadeiro presidente, pois Madiba ao reunir todos os funcionários brancos e negros mostrou que a cor não faz mudar nenhum ser humano. E explicou aos funcionários principalmente brancos que não era pela sua cor de pele que iam ser prejudicados no trabalho. Madiba ao ter esta atitude começou a por em pártica a sua ideia de construir uma nação arco-íris.

  1. Explica a expressão uma nação arco-íris?

A expressão dita pelo Madiba, ou seja, Nelson Mandela era fazer com que os sul-africanos acreditarem no seu sonho, ou seja acreditar que a África do Sul poderia ser mesmo uma “Nação Arco-Íris”, na qual todas as "cores" (Brancos e Negros) poderiam conviver de forma harmônica. Mandela conseguiu contemplar os desejos das minorias brancas e conter a ânsia por justiça de líderes negros, muitos dos quais desejavam vingança após décadas de abusos e arbitrariedade.

  1. Razões pela qual Mandela impedia o fim da equipa?

Madiba impediu várias vezes o fim da equipa pois esta equipa era constituída apenas por um único negro e os restantes atletas era brancos e pelo o facto de ser um deporto muito amado pelos brancos, assim Nélson Mandela viu uma boa oportunidade de por em praticas as suas ideias então incentivou os negros a se interessarem pelo desporto, praticado maioritariamente pelos brancos, o que foi considerado um marco para a união do país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (286.7 Kb)   docx (285.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com