TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual de Demonologia Sistema Psicomotor Humano (SPMH)

Por:   •  9/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Sistema Psicomotor Humano (SPMH)

Somos psicomotores devido ao desenvolvimento filogenético. Diferentemente dos animais, que são motores, temos um cérebro que nos possibilita planejar, antecipar, planificar as nossas ações antes de executá-las. A região que marca essa característica psicomotora no nosso cérebro é a região do lobo pré-frontal. Essa característica nos permite agir no mundo com intencionalidade e inteligência.

Em decorrência da adaptação evolutiva, o córtex tornou-se a central de regulação de estímulos e respostas.

O bom funcionamento de uma área cerebral está condicionado à interdependência com as outras áreas, ou seja, o bom funcionamento das outras áreas. É um sistema integrado. Caso haja uma área disfuncional no cérebro, ele tem a plasticidade, que é a capacidade adaptativa de compensação da área disfuncional em questão.

UNIDADES FUNCIONAIS DE LURIA

1ª Unidade Funcional: Regulação/Modulação (subcórtex – abaixo da membrana que recobre o córtex: região do tronco, cerebelo)[pic 1]

- Função: regulação/modulação do tônus cortical (sustentação ao córtex), atenção e vigília. Para que se possa processar informação, temos que estar com o tônus ótimo, em alerta, em vigília.

- Formação: emaranhado de neurônios, formação reticular que manda energia para o córtex, favorecendo um tônus cortical ótimo. O tônus cortical também mandará energia para a formação reticular. Tem-se uma via de mão dupla.

2ª Unidade Funcional: Sensorial/Receptora (parte posterior do cérebro)

[pic 2]

- Função: Recebimento, análise e armazenamento das informações sensoriais.

Estímulo visual: lobos ocipitais

Estímulo auditivo: lobos temporais

Estímulo somestésico: lobos parietais

Unidade ligada aos processos gnósticos (de conhecimento). Capacidade de perceber/conhecer e armazenar o mundo a nossa volta (memórias).

3ª Unidade Funcional: Motora/Execução (parte anterior do cérebro)

- Função: Programação, regulação e verificação da atividade consciente.[pic 3]

Proporciona a capacidade de pensar o estímulo sensorial, programar e planificar as ações antes da sua execução. Envolve inteligência e intencionalidade.

- Formação: lobo pré-frontal (pensar e programar as ações – funções executivas) e os lobos frontais (planificar e executar as ações – psico).

[pic 4]

Luria/Wallon: o sistema psicomotor só se desenvolve em uma relação dialética entre fatores biológicos e fatores socioculturais. Não nos desenvolvemos sem que tenhamos um cérebro apto para esse desenvolvimento e, ao mesmo tempo, precisamos de um meio sociocultural que possibilite esse desenvolvimento.

Fatores biológicos:

- sinaptogênese: capacidade de fazer sinapses (mais sinapses, maior capacidade de aprendizagem). Maior quantidade de neurônios não significa maior capacidade, já que a mesma depende das conexões neuronais. Novas conexões possibilitam o desenvolvimento de atividades mais complexas.

- mielinização: aumenta a velocidade de propagação do impulso nervoso, o que leva a maior eficiência na transmissão da informação. Assim, tem relação direta com a aprendizagem.

- neuroplasticidade: possibilidade de se readaptar, maleabilidade, novas conexões sinápticas, ativação de conexões adormecidas. A plasticidade sofre declínio com a maturação.

Fatores psicoemocionais:

- diálogo tônico: diálogo entre bebê e cuidador a partir do corpo, através de sensações de bem-estar e mal-estar.  (mal-estar: fome – acontece uma hipertonia da falta, bem-estar: saciação – hipotonia, relaxamento) 24:48 vídeo 2

- experiências midiatizadas: brinquedos sensoriais que permitem ao bebê conhecer a si mesmo e desenvolver as potencialidades que ele tem na própria fase em que está.

Fatores socioculturais:

- Nível socioeconômico: fatores médicos, escolaridade, acesso à cultura, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (97.4 Kb)   docx (233.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com