TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Narrativa da Criação, dos Hebreus

Artigo: Narrativa da Criação, dos Hebreus. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  Artigo  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 5

Narrativa da Criação, dos Hebreus

criacao.jpg (2806 bytes)

(Genesis 1-3)

flurline.gif (2300 bytes)

As mitologias de todos os povos são confeccionadas para responder questões como "Quem somos nós enquanto povo?" "Como ocorreu a nossa origem?" e "Porque morremos?". Criada pelos Judeus e adotada pelos Cristãos as seguintes estórias da criação teve uma longa e complexa história que dificilmente poderia ser explorada em um espaço tão curto de uma página, quiçá de um livro.

Aproximadamente a um século e meio atrás estudiosos perceberam pela primeira vez que o Genesis parecia conter duas estórias distintas da criação, usando dois nomes para o criador (traduzidas aqui como "Deus" e "o Senhor"), com duas diferentes ênfases (física vs. questões morais), e até com uma ordem diferente de criação ( plantas antes dos humanos, plantas depois dos humanos). Estudiosos cujas crenças não exigiam dêles acreditar na oputra forma concordam que a grandiosa mas severa abertura poética da Genesis foi o produto de um período bem mais tarde do que a estória que tradicionalmente é chamado de "a Queda."

A primeira narativa afirma temas típicos de um Judaísmo maduro: o criado é o único governante do universo, e até no processo da criação êle forneceu a fundação para o sabbath Judeu. Apesar dela rejeitar o politeísmo das estórias da criação da Mesopotâmia como a Enuma Elish, ela compartilha certas características com estas: a terra emergindo de um caos original de água e águas acima e abaixo da terra.E apesar de Deus não dividir a criação com uma deusa como Tiamat, outras passagens na Bíblia dos Hebreus sugere que a metáfora da matança de uma serpente-marinha primordial chamada Leviathan segredava no pensamento Hebreu sobre a criação, ser a ligação de algumas passagens com a miraculosa divisão das águas que proporcionou aos cativos fugirem do Egito.Veja como isto está profundamente enraizado no uso da língua: a fala chama o mundo à existência, a fala o abençôa. O conmceito da palavra divina de Deus veio a ser um conceito central do Judaísmo, mais tarde adotado pelo Cristianismo e pelo Islamismo.

Porque você acha que as plantas eram tão importantes que são retratadas como tendo sido criadas antes que o sol? Que tipo de planta a narrativa particularmente focaliza?

A Criação

No iníco quando Deus criou o céu e a terra, a terra era um vazio sem forma e a escuridão cobria a face das profundezas, quando um vento (produzido) por Deus varreu a face das águas(1). E Deus disse: "Que haja a luz;" e a luz surgiu. E Deus viu que a luz era boa; e Deus separou a luz da escuridão. Deus chamou o claro Dia, e a escuridão Noite. E houve a noite e a manhã, o primeiro dia.

E Deus disse: " Que haja uma cúpula no meio das águas, e deixe-a separar as águas das águas. e Deus fêz a cúpula e separou as águas que estavam abaixo da cúpula das águas que estavam acima da cúpula. (2) E assim aconteceu. Deus chamou a cúpula Céu. E houve a noite e a manhã, o segundo dia.

E Deus disse, "Que as águas abaixo do Céu se juntem em um lugar, e deixe a terra seca aparecer." E assim aconteceu. Deus chamou a tera seca de Terra, e as águas que se juntaram Êle chamou de Mar. E Deus viu que isto era bom. E Deus disse: Que a terra crie vegetação: plantas, árvores frutíferas de todos os tipos na terra que possuam frutos com semente dentro." A terra trouxe a vegetação: plantas de todos os tipos, e árvores de todos os tipo que possuíam frutos com sementes dentro. E Deus viu que isso era bom. E houve a noite e a manhã, o terceiro dia.

E Deus disse: "Que haja luzes na cúpula do Céu para separar o dia da noite; e que ela sejam para os sígnos e para as

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com