TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Necessidade De Trabaho

Casos: Necessidade De Trabaho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2013  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 5

Revisão para a prova.

A ascensão da Alemanha industrial

A industrialização não foi hegemônica, não aconteceu de forma igual em toda a alemanha

A Alemanha era um país economicamente atrasado em relação aos outros europeus, em relação ao regime politico mais próximo a Russia czarista do que do ocidente.

Devido a guerra dos trinta anos e mais pelas divisões politicas a economia havia paralisado, explica em grande medida o atraso crescente do país em relação as regiões vizinhas da europa ocidental.

As relações sociais permaneciam basicamente feudais ou semifeudais.

A agricultura campesina tinha um baixo nível produtivo de forma geral. Uma parte do excedente obtido pelos camponeses acima da mera subsistência era pago a seus superiores sociais que reduzia a possibilidade de investimento. A servidão coletiva também reduzia a iniciativa individual e obstava ao crescimento da produção agrícola para o mercado.

Se acontecia a propriedade ser dirigida pelo senhor, com trabalho dos servos, a organização da agricultura tinha possibilidades de se tornar mais racional.

De uma modo geral, o senhores não eram grandes proprietaros, se comparado com os do império Hasburgo ou da Grã-Bretanha.

Viraram-se para a direção da propriedade a fim de manterem os rendimentos, e tornarem-se, quando competentes e capazes, empresário agrícolas, vendendo excedentes das colheitas no mercado, para as cidade, para o exército, ou para a exportação, ou mesmo transformando-as em produtos vendáveis na propriedade.

Na Prussia havia um mercado e uma força de trabalho dócil . Mas este não queriam desenvolvimento econômico e sim manter as relações sociais existentes.

No reinado de Frederico esse pensamento mudou, ele viu que a Prussia deveria ser administrada como seu domínio real.

Durante a revolução os camponeses não queria reformar politicas apenas uma reforma agraria que os ajudasse a manter seu padrão de vida.

Houve um crescimento demográfico

1834 Zollverein = uma área de livre comercio entre os estados alemãs

O Zollverein por ter criado uma lei de comercialização entre os estados nacionais propiciou também uma unificação, assim como a construção das linhas férreas já que a Alemanha possuía um sistema de transportes arcaicos, com as linhas férreas a circulação de produtos, e matérias primas se tornou concreto

Os bancos também, emprestavam dinheiro a longo prazo para empresário e isso ajudou no acelerado processo de industrialização

O “investimento” na educação cientifica para a criação das próprias tecnologias também propulsionou a industrialização da Alemanha

O campesinato não sumiu, pelo contrário...

O processo de industrialização alemão foi um processo rápido e que foi impulsionado por objetivos específicos do Estado Alemão. Não sendo caracterizada pelo liberalismo econômico e sim pelo protecionismo estatal, permitiu a condução do processo no sentido de suprir interesses da nação alemã

Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/a-industrializacao-alema/28573/#ixzz2bPAOKn3u

Junkers = membros da nobreza grande proprietários de terras

Desenvolvimento econômico francês: um paradoxo.

Apesar de ser símbolo da cultura europeia, tinha um bom ritmo de crescimento, que dava um peso a seus dirigentes no continente.

A revolução deixou sequelas que contribuíram para a não industrialização da frança.

Embora mantesse as ilhas de açúcar tinha perdido suas posses da índia e da américa do norte para a Inglaterra

Os camponeses eram mais “políticos” que os alemãs

Já havia um mercado externo devido as colônias

A frança não possuía um sistema bancário embrionário, nem qualquer rede de crédito, a Alemnha possuía uma rede bancaria boa.

Na economia interna o capital e o crédito era escasso

Na Inglaterra já havia uma divisão de trabalho msm antes da revolução industrial

Na França a grande maioria da população era formada por famílias camponesas largamente auto-suficientes.

As barreiras comerciais internas foi uma das primeiras caracteristas da industrialização

A revolução atuou como uma força de ruptura nas economia.

Como a transformação havia vindo de baixo a reorganização da agricultura foi impedida e manteve muitos dos traços da economia rural quer tinham prevalecido no século XVIII

O sistema revolucionário desencorajou a saída do campo, pois permitia que houvessem posses de terras proporcional ao campesinato.

Esse apego a agricultura e as terras siginificou que a frança se manteve basicamente como uma economia velha.

A solução encontrada por industriais era, era adaptar-se ...produzia-se para os consumidores mais abastados. A qualidade é que era importante e não a produção de baixo custo.

Nos primeiros passos portanto a industrialização francesa ocorreu de forma diferente da inglesa. Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com