TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Não Toque No Ungido Do Senmhor

Artigos Científicos: Não Toque No Ungido Do Senmhor. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  6.798 Palavras (28 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 28

Não Toque no Ungido do Senhor

NÃO TOQUE NO UNGIDO DO SENHOR

Pastor Paulo Romeiro

Basta alguém questionar a posição doutrinária ou ética de algum líder religioso para que ele ou seus simpatizantes imediatamente lancem mão desta frase para se defenderem. Alguém já disse, com sabedoria, que o poder odeia a crítica, e isto é uma verdade também no meio evangélico. Ao afirmar isso, não estamos aqui defendendo a crítica barata, vingativa, mas, sim a construtiva, feita de acordo com a Palavra de Deus.

Essa expressão “não toqueis nos meus ungidos” aparece duas vezes na Bíblia: em

1 Crônicas 16.22 e em Salmos 105.15; ambas as referências são a respeito dos patriarcas, Abraão, Isaque e Jacó. As duas passagens não se referem a um questionamento ético ou doutrinário do líder, mas a algum perigo para a integridade física de um ungido de Deus. Observe o que aconteceu com Abraão em Gênesis 20.1-13. Estando em Gerar, mentiu ao rei Abimeleque, dizendo que Sara não era sua esposa, a fim de se proteger. Impressionado com a beleza de Sara, Abimeleque mandou buscá-la para fazê-la sua esposa. Deus, porém, avisou o rei em sonho durante a noite, dizendo-lhe que seria punido se tomasse Sara como esposa, o que o levou a desistir do seu plano. Embora Abimeleque tivesse sido proibido por Deus de tocar no profeta (Gn 20,7) e ungido do Senhor, isto é, de causar-lhe algum dano físico, Abimeleque não hesitou em repreender Abraão por ter-lhe mentido.

Davi também, quando perseguido por Saul e com oportunidade para matá-lo, limitou-se apenas em cortar-lhe a orla do manto, explicando com estas palavras o motivo de seu comportamento: “O Senhor me guarde de que eu faça tal cousa ao meu senhor, isto é, que eu estenda a mão contra ele, pois é o ungido do Senhor” (1Sm 24.6). Vemos novamente que o que estava em questão era a vida de Saul e não sua posição doutrinária.

No Novo Testamento, a unção não é privilégio apenas de alguns, mas de todos os que estão em Cristo. Na sua primeira epístola universal, João mesmo reconheceu isso ao escrever: “E vós possuís unção que vem do Santo, e de todos tendes conhecimento” (1Jo 2.20). João acrescentou ainda: “E a unção que vós recebestes dele, fica em vós, e não tendes necessidade de que alguém vos ensine; mas, como a sua unção vos ensina todas as coisas, e é verdadeira, e não é mentira, como ela vos ensinou, assim nele permanecereis” (I João 2:27).

Evangélicos em Crise – Mundo Cristão

VOCÊ É UNGIDO DE DEUS

Tipo: Estudos bíblicos / Autor: Pr. João Batista de Souza

( 1 João 2.27 )

INTRODUÇÃO: Deus te ungiu para que você fosse equipado para toda boa obra, para resistir ao mal, para conhecer a verdade, para pregar a Palavra, para ser capaz de orar e para ter relacionamento com Deus.

1. VOCÊ SE CONSIDERA UM CRISTÃO UNGIDO?

a. Talvez você pense que apenas certas pessoas no ministério são ungidas?

b. Talvez você considera que apenas os Profetas do Antigo Testamento e os Apóstolos do Novo foram ungidos e nós não?

c. Não importa o que você tenha ou não tenha pensado sobre a unção de Deus, se você é um cristão, então você recebeu a unção.

2. VOCÊ SABE O QUE É A UNÇÃO? VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA SER UNGIDO?

De acordo com o dicionário Webster, ungir siginifica esfregar ou untar óleo sobre, colocar óleo sobre em uma cerimônia de consagração. Então ungir alguem ou alguma coisa é aplicar algo, neste caso óleo, em um objeto.

a. Talvez você foi ungido com óleo em um culto de oração, ou quando alguém orou por você para cura.

b. Talvez você tenha ungido alguém.

c. Ou a idéia de unção seja estranha para você.

d. Seja qual for o caso, unção é fundamentada na Bíblia:

2.1 Profetas eram ungidos – E a Jeú, filho de Ninsi, ungirás Rei sobre Israel, e Elizeu, filho de Safate, ungirás para ser Profeta em seu lugar. (1 Reis 19.16).

Os sacerdotes eram ungidos – E vestirás Arão das vestes sagradas, e o ungirás, e o santificarás, para que ministre o sacerdócio. ( Êxodo 40.13).

Os Reis eram ungidos – Convide Jessé para o sacrifício, e eu te farei saber o que hás de fazer; e ungir-me-ás a quem eu te designar. Então quando o moço Davi chegou, Samuel tomou o vaso de azeite e ungiu no meio de seus irmãos; daquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. ( 1 Samuel 16.3.13).

Os doentes eram ungidos – Eles expulsavam os demônios e muitos doentes eram ungidos e curados. (Marcos 6.13).

a. Os Objetos eram ungidos – Então Moisés trouxe óleo ungido e ungiu o Tabernáculo e tudo o que estava dentro dele, e os consagrou.

(Levitico 8.10).

3. PARA QUAL PROPÓSITO ELES ERAM UNGIDOS?

Os Profetas eram ungidos para poderem proclamar a Palavra de Deus.

.Os Sacerdotes eram ungidos para serem capacitados para suas responsabilidades na adoração e ao Sacrifício.

Os Reis eram ungidos para poderem governar.

As Pessoas eram ungidos para serem curadas

Os objetos eram ungidos para serem separados para o uso santo.

• Como você pode ver, a unção é um conceito bíblico e tem uma ocorrência comum.

• Como eu disse, a unção ocorre com propósitos: para proclamar, para adorar, para sacrificar, para governar, para curar e para tornar algo pronto para o uso santo.

Na verdade foi por isso que Jesus foi ungido, para cumprir o seu ministério.

• Em Lucas 4.18.19. Jesus usou a passagem de Isaias 61.1.2 quando disse:

Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para pregar as boas novas aos pobres. Ele me ungiu para pregar liberdade aos presos e dar visão aos cegos, libertar os oprimidos e para proclamar o ano aceitável do Senhor. Tudo bem, agora você sabe que a unção é bíblica e que ela foi feita por várias razões, e

• que Jesus foi

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com