TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Toque De Classicos

Exames: Um Toque De Classicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  1.107 Palavras (5 Páginas)  •  1.110 Visualizações

Página 1 de 5

A Sociologia surgiu a partir de pensamentos como o racionalismo, o empirismo e o iluminismo e das transformações econômicas e sociais ocorridas principalmente a partir do século XVI, marcadas pela instabilidade e diversas crises que marcaram a Europa neste período.

Com a industrialização crescendo rápido, ocorreram algumas mudanças na sociedade tais como: na organização política, jurídica, no modo de se produzir e de como se comercializar e com essas mudanças houve conflitos tanto ideológicos e políticos.

O capitalismo foi um dos responsáveis pelo desaparecimento do antigo sistema tradicional, a Aristocracia, o Campesinato, as instituições do feudalismo, a servidão, propriedade como as organizações corporativas de artesanato e do comércio.

Na metade do século XVIII com a primeira revolução industrial, surge o proletariado, a pressão começa a surgir na política para uma maior participação, começam as mudanças na urbanização, às indústrias começam a se multiplicarem devido à demanda de pessoas que precisavam de trabalho para sobreviver. As cidades não tinham estruturas necessárias para acolher a massa humana, assim as cidades foram crescendo muito rápido sem nenhuma organização, instalando-se assim o caos. Por causa desta falta de estrutura, começaram a surgir pessoas abandonadas em todos os cantos, mendigos, desocupados, ladrões, traficantes e todo tipo de pessoas mal intencionadas, e sem contar às pessoas que saiam de suas terras com a ilusão de uma vida melhor nas cidades.

Não havia a menor infraestrutura, faltava alimento, estrutura de esgoto, água corrente nas casas, acúmulo de lixo e a precariedade na higiene acarretavam muitas doenças, e com isso muitas pessoas chegavam a morrer.

A situação começou amenizar devido à revolução industrial e agrícola na Inglaterra. Os alimentos começaram a chegar para as pessoas, condições básicas para a sobrevivência, com isso as taxas de mortalidade começaram a diminuir e ouve um aumento na população significativamente.

Os trabalhadores estavam expostos a condições precárias de trabalho, onde faltava alimentação, condições de higiene onde muitos ficavam doentes, ambientes sem o aquecimento necessário, a disciplina para cumprir, multas no salário devido às faltas e atrasos e os acidentes provocados pelas maquinas pesadas que mutilavam e até matavam os trabalhadores.

Com essas condições houve revolta por parte dos trabalhadores até contra as maquinas (movimento ludista), os trabalhadores começaram a lutar por melhores condições de trabalho, e durante uma luta árdua aos poucos foram conseguindo seus direitos trabalhistas em muitos países.

Houve mudança no seio familiar no que se referem à hierarquia, de idade e sexo, as mulheres avançaram em seus direitos. Esta mudança na sociedade também alcançou profundamente as relações afetivas. Casamentos por escolha mutua, uma família estruturada, a criança e o adolescente começaram a ter as fases da vida respeitada, pois eram tratados sem o menor respeito como miniaturas de um adulto.

Com a revolução industrial, a população passou a ter outra noção de tempo, pois agora as pessoas eram regidas pelas indústrias, e suas horas de trabalho, coisa que não acontecia antes disso, onde o trabalhador agrícola era regido pelo tempo da natureza, pode-se dizer que ele era livre em relação ao tempo, agora, é preso dentro de uma fábrica, onde irá cumprir a sua carga horária de trabalho diariamente.

Houve uma mudança na intelectualidade em relação às disciplinas, nos processos socioeconômicos e culturais, e passou-se a pensar de uma maneira individualista.

A reforma protestante teve uma grande contribuição para essa mudança de mentalidade quando contestou a autoridade da Igreja, e também na interpretação dos textos sagrados, dando assim, responsabilidade e autoridade para os fiéis a fazerem suas próprias interpretações dos textos sagrados, e desta maneira ter uma conexão individual com o criador. A crença na razão do raciocínio próprio e livre começa a ganhar força, e aos poucos os antigos princípios de autoritarismo mantidos principalmente pela Igreja Católica perde força.

A era moderna começa a surgir dando lugar ao empirismo a ao racionalismo Cartesiano (o penso logo existo). A revolução francesa também contribuiu para tal mudança, com a ideia do Iluminismo. A ideia de liberdade passou a imperar dando ao individuo uma autoridade que antes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com