TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Batismo Cristão

Artigos Científicos: O Batismo Cristão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.975 Palavras (8 Páginas)  •  675 Visualizações

Página 1 de 8

O Batismo Cristão

O texto de Mateus 3.13-17 transcrito abaixo traz o relato de que o próprio Jesus Cristo se submeteu ao batismo praticado por João, o Batista, em cumprimento da justiça de Deus.

“Então Jesus veio da Galiléia ao Jordão para ser batizado por João. João, porém, tentou impedi-lo, dizendo: Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim? Respondeu Jesus: Deixe assim por enquanto; convém que assim façamos, para cumprir toda a justiça. E João concordou. Assim que Jesus foi batizado, saiu da água. Naquele momento o céu se abriu, e ele viu o Espírito de Deus descendo como pomba e pousando sobre ele. Então uma voz dos céus disse: “Este é o meu Filho amado, em quem me agrado”. (tradução NVI).

1. Origem do Batismo.

O batismo cristão vem do início do cristianismo, mas o pano de fundo da cerimônia remonta ao judaísmo e não às religiões pagãs. João, o Batista, batizava por imersão em sinal do arrependimento de pecados de acordo com o Evangelho de Marcos 1.4-5:

“Assim surgiu João, batizando no deserto e pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. A ele vinha toda a região da Judéia e todo o povo de Jerusalém. Confessando os seus pecados, eram batizados por ele no rio Jordão”.

No judaísmo simbolizava rito de purificação e no cristianismo simboliza o início de uma nova vida em Cristo. Jesus não tinha pecado para se arrepender, mas deu exemplo e conferiu autoridade ao batismo de João, conforme Mat. 3.13-17.

2. Significado do batismo.

2.1 – Sacramento – Algumas igrejas chamam o batismo de sacramento e crêem que tem poder para a salvação do fiel.

2.2 – Ordenança – A maioria dos protestantes e dos evangélicos entende que o batismo é uma ordenança de Jesus Cristo e não tem poder de salvação, mas simboliza o sinal externo da salvação e da nova vida que o cristão desfruta em Cristo Jesus. O batismo é um rito de entrada na membresia de uma igreja e o mais importante, como escreve Jaziel Guerreiro Martins:

“Ele significa nossa união com Cristo na sua morte e ressurreição, significando nossa morte para a antiga vida de pecado e o ressurgimento para uma nova vida juntamente com Ele”.

O apóstolo Paulo entendia que o batismo simbolizava e simboliza a nossa morte e a nossa ressurreição em Cristo Jesus – morte para o pecado e vida para Deus. (Rm 6.3-12):

“Ou vocês não sabem que todos nós, que fomos batizados em Cristo Jesus, fomos batizados em sua morte? Portanto, fomos sepultados com ele na morte por meio do batismo, a fim de que, assim como Cristo foi ressuscitado dos mortos mediante a glória do Pai, também nós vivamos uma vida nova. Se dessa forma fomos unidos a ele na semelhança da sua morte, certamente o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Pois sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que o corpo do pecado seja destruído, e não mais sejamos escravos do pecado; pois quem morreu, foi justificado do pecado. Ora, se morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos. Pois sabemos que, tendo sido ressuscitado dos mortos, Cristo não pode morrer outra vez: a morte não tem mais domínio sobre ele. Porque morrendo, ele morreu para o pecado uma vez por todas; mas vivendo, vive para Deus. Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos”.

O batismo era entendido como uma analogia entre a velha aliança realizada com a circuncisão da carne e a nova aliança realizada com a circuncisão não física, mas uma circuncisão do coração. Cl 2.11-12:

“Nele também vocês foram circuncidados, não com uma circuncisão feita por mãos humanas, mas com a circuncisão feita por Cristo, que é o despojar do corpo da carne. Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo, e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos”.

O evangelista Lucas nos ensina que o batismo é uma confissão de fé em Jesus Cristo, como Senhor e Salvador (Atos dos Apóstolos 8.36-38):

“Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: “Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado? Disse Filipe: Você pode, se crê de todo o coração. O eunuco respondeu: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente”.

Então o batismo não é um ato purificador nem salvador, mas uma manifestação publica do que cremos, a nossa salvação em Cristo. Existem várias maneiras e formas de realização desse ato simbólico de confissão pública em Jesus Cristo.

3. Formas de Batismo – existem três formas:

1. Afusão – é a realização do batismo com derramamento de água sobre a cabeça do fiel. Esse ato é praticado por algumas igrejas reformadas, pode ser realizada em água corrente ou em pia batismal;

2. Aspersão – é a realização do batismo com o ato de aspergir, respingar como chuvisco sobre a cabeça do batizando e alguns acham que é um ato semelhante à efusão ou afusão é usada por muitas igrejas cristãs e, em particular, pela Igreja Católica Apostólica Romana;

3. Imersão – vem do grego (baptizo) que significa Batismo, quer dizer: mergulhar, afundar, imergir. Wayne Grudem em Teologia Sistemática – atual e exaustiva afirma:

“O fato de que João e Jesus entreram no rio e saíram dele sugere enfaticamente imersão, já que a aspersão ou a afusão de água poderiam muito mais facilmente ter sido feitas junto ao rio, especialmente pelo fato de que multidões estavam vindo para o batismo. O evangelho de João nos diz depois que João Batista “estava também batizando no Enom, perto de Salim, porque havia ali muitas águas” (Jo 3.23). Novamente, não era necessário muita água pra batizar pessoas por aspersão, mas isso seria preciso para batizar por imersão”.

A maioria das igrejas protestantes e evangélicas pratica o batismo por imersão por entender que seja o batismo bíblico praticado pelos apóstolos de Jesus Cristo, pois a palavra grega “BAPTIZO” traz o significado de “mergulhar” e “imergir”, era realizado à medida que as pessoas indo se convertendo à pregação dos apóstolos de Jesus Cristo. (Atos 2.40-41):

“Com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com