TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Berço do Cristianismo

Por:   •  2/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.587 Palavras (15 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 15

O BERÇO CRISTIANISMO

Alexssandro Azevedo da Silva¹

Kerciane Gonçalves Brito Cruz

Manoel Vasconcelos Junior¹

Sulamita Alves do Nascimento Azevedo¹

Wasley Cruz Rodrigues¹

Maria de Fatima²

        

RESUMO

A presente pesquisa tem como levar aos leitores uma compreensão da história do cristianismo é o estudo da religião que se baseia nos que nos foi ensinado pelo Senhor Jesus Cristo o Nazareno, pois através deste estudo procuramos ressaltar alguns aspectos do cristianismo primitivo e sabendo que não era um movimento único. O cristianismo durante a sua história passou de uma seita do I século e veio a ser tornar numa das maiores religiões, no qual tem afetado em várias outras religiões e vem alterando o curso da história da humanidade. O Cristianismo vem se diferenciar de uma maneira bem significativa pois tem como afirmação de sua fé de o nosso Senhor Jesus Cristo sendo realmente o Filho de Deus. Na grande parte dos cristãos tem como princípio de um Deus trino constituído por três pessoas distintas e ao mesmo tempo unidas: Pai, Filho e Espírito Santo. Finalmente se propõe o conhecimento de fatos que marcaram épocas dentro do desenvolvimento do cristianismo que passou por vários processos e dentre vários, vamos relatar.

PALAVRA CHAVE: Preparação do Cristianismo, Fundação do Cristianismo, Propagação do evangelho no conceito Cristão, A igreja nos seus primórdios e as perseguições aos cristãos, Os Pais da Igreja e o final das perseguições aos cristãos

         

1. INTRODUÇÃO

O Cristianismo primitivo tem aproximadamente os três primeiros séculos e também parte do quarto século, no dia do Pentecoste, vamos através deste estudo sistemático de pesquisa cientifica entendemos que a formação cristã tem passado em todas as épocas grandes transformação que nos leva como princípio de fé em crer em Jesus de Nazaré como sendo o Filho de Deus, levando que após o crer somos conduzidos a aceitar a Cristo como sendo nosso Salvador.

Ao entendermos sobre sua fundação, sobre a pregação do evangelho, perseguições e outros assuntos inerentes, leva ao fortalecimento da fé, através de um amadurecimento religioso, através do viés científicos. Para assim ensinarmos a outros, com base cientifica, mesclado ao ensino religiosa através da Sagrada Escrituras.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 Preparação do Cristianismo.

O Berço do Cristianismo é uma etapa da história, sendo de aproximadamente os três primeiros séculos I, II, III e também parte do IV século, sendo este período o mundo romano estava sobre o governo do imperador Augusto, neste período também houve uma expansão territorial, diversas áreas se desenvolvia, a engenharia arquitetônica teve um grande avanço, neste momento podemos ver que também está  acontecendo uma intervenção de Deus na preparação do mundo naquele momento, para que se possam assim a vir a receber o Salvador da  humanidade o Messias de Israel pois somos sabedores que para que se pudesse haver o cristianismo que é uma promessa do Senhor nosso Deus escrito na Bíblia Sagrada “E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar”. (Gn 3.15 ARC).

 Para esta preparação podemos afirmar que o nosso Deus se utilizou dos três principais povos daquela época sendo os mesmo os gregos, os romanos e os Judeus, e cada um a seu tempo, pela providencia de Deus que determina todos os fatos da história, criou as condições da sociedade em que o cristianismo se expandiu e cresceu e assim damos a cada um deles a sua parcela de colaboração para que se pudesse se consolidar o que o apóstolo Paulo nos escreve em (Gl 4.4) sobre a “plenitude do tempos”, “mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,” (Gl 4.4 ARC).

Devemos também entender, que biblicamente e historicamente, o povo judeu é o povo escolhido por Deus, sendo os mesmo a descendência de Abraão e assim se tornaram herdeiros da promessa através deste patriarca: “E abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra” (Gn 12.3 ARC).

Este foi um povo que teve grande posicionamento em relação a preparação do berço do cristianismo, para que assim pudesse se cumprir o propósito divino à redenção da humanidade, através do nosso Senhor Jesus Cristo, eles tinham a esperança e assim divulgaram e aguardaram durantes séculos e milênios, que assim veio a se consolidar em sua plenitude.

         

2.2 Fundação do Cristianismo.

                A ausência de fontes com certos detalhamentos vem a tornar a reconstrução histórica do início do cristianismo. Por isto várias vezes se tem seguido o que se expressa nos textos bíblicos e assim tem se como uma narrativa tradicional, que o cristianismo, ou seja, surgiu no primeiro século, na região conhecida como Palestina, tem a sua origem com a vinda de Jesus Cristo, era no seu início um grupo de pessoas para que saísse e proclamasse a mensagem do Reino de Deus e de acordo com o Evangelho de Mateus “Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela” (Mt 16.18 ARC) e “E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano” (Mt 18.17 ARC), o grupo veio a formar o núcleo da igreja um terno que provem do grego como ekklesia, é derivada da expressão “kaleo” que significa chamar (em alta voz), convidar; chamar, dar ou receber nome; chamar alguém pelo seu nome, ostentar um nome ou título chamados para fora, é traduzida por assembleia. Tem se supondo que sua fundação se deu quando houve o dia do Pentecoste com a descida do Espirito Santo, sendo que após quarenta dias após a sua ressureição, Jesus deu instruções finais aos seus discípulos e ascendeu ao Céu (At 1.1-11).

Pois os seguidores de Cristo voltaram para Jerusalém e reuniram-se durante alguns dias para jejuar e orar, aguardando assim que o poder de Deus viesse a se manifestar, como Jesus Cristo lhe havia dito. E aproximadamente 120 discípulos estavam presente no cenáculo, acontecimento este que se deu com cinquenta dias após a Pascoa, conforme está escrito na Bíblia Sagrada em Atos no capitulo dois no versículo de um ao doze.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, varões religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, correndo aquela voz, ajuntou-se uma multidão e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! Não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, e Judeia, e Capadócia, e Ponto, e Ásia, e Frígia, e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos (tanto judeus como prosélitos), e cretenses, e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? (At 2.1-12 ARC)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (190.7 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com