TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cristianismo Na Religião

Por:   •  24/9/2015  •  Abstract  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 3

Cristianismo

Histórico

O cristianismo surgiu na região da atual Palestina, no século I, que estava sob o domínio do Império Romano. Criada por Jesus, cujo ideais espalharam-se rapidamente pela Ásia, Europa e África, principalmente entre a população mais carente, pois eram mensagens de paz, amor e respeito, o Cristianismo se tornou a religião mais difundida.

 

Jesus foi perseguido pelo Império Romano, a pedido do imperador Otávio Augusto (Caio Júlio César Otaviano Augusto), pois defendia ideias muito contrárias aos interesses imperiais, sendo inclusive acusado de conspirar contra o imperador. Defendia a paz, a harmonia, o respeito a um único Deus, o amor entre os homens e era contrário à escravidão. Os cristãos foram muito perseguidos durante o Império Romano e para continuarem com a prática religiosa, usavam as catacumbas para encontros e realização de cultos.

Durante o reinado dos imperadores Nero, Trajano, Marco Aurélio, Décio e Diocleciano, milhares de cristãos foram mortos por se recusarem a adorar os deuses do Império e a reconhecer a divindade do imperador.

Principais características

• É uma religião monoteísta, ou seja, crê na existência de apenas um Deus.

• Reconhece Jesus Cristo como o filho de Deus, que veio à Terra para salvar e libertar os homens.

• Acredita na existência de um céu, para onde iriam os justos, e de um inferno, destino daqueles considerados pecadores.

• Têm a Igreja como uma continuação de Cristo na Terra.

• Algumas crenças: - Santíssima Trindade (O Pai, o Filho e o Espírito Santo)

                                   - Ressurreição dos mortos.

                                   - Perdão aos pecados através do batismo.

• Para o Cristianismo, Jesus é simultaneamente humano e divino.

Área/Localidade

Pode-se dizer que há cristãos espalhados por todo o mundo, porém a maior concentração é no ocidente (América e Europa, principalmente).

Expansão Territorial

Desde o seu surgimento até o fim do século I, o cristianismo expandiu-se pela Palestina, Síria, Ásia Menor, Chipre, Grécia, Roma, e possivelmente também pelo Egito e pela Ilíria, Dalmácia, Gália e Espanha, sendo essa expansão principalmente por causa dos missionários viajantes.

Até o fim do século II: Mesopotâmia, Egito, Itália meridional, Gália, Espanha, Germânia e norte da África.
Até o século IV: Armênia, Pérsia, norte da Índia, Etiópia, baixa Áustria e Itália setentrional.
Somente ao fim do primeiro milênio é que se pode dizer que toda a Europa estava cristianizada. Após a “descoberta” da América, acontece a difusão da religião no continente.

O cristianismo expandiu-se de forma avassaladora após o imperador Constantino conceder liberdade ao culto em 313. No fim do século, em 392, se torna a religião oficial do Império Romano, passando de Igreja perseguida à perseguidora do paganismo.

Diversidade

O cristianismo atualmente pode ser dividido em três correntes principais: o catolicismo, o protestantismo e a Igreja Ortodoxa.

De acordo com o Pew Research Center, o catolicismo é a corrente majoritária do cristianismo, com aproximadamente 1,1 bilhão de seguidores. O Brasil é o país com mais católicos: 133,660 milhões, ou 68,6% de sua população (12% dos católicos no mundo). É seguido em pelo México (96 milhões), Filipinas (75 milhões), Estados Unidos (74 milhões) e Itália (50 milhões).

Os protestantes tem aproximadamente 801 milhões de seguidores. Os Estados Unidos são o país onde está concentrado o maior número, 159 milhões de seguidores (51% de sua população e 20% do total no mundo). São seguidos pela Nigéria (59 milhões), China (58 milhões), Brasil (40 milhões) e África do Sul (36 milhões). Só depois aparece um país europeu: o Reino Unido, berço da Igreja Anglicana, com 33 milhões de pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (747.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com