TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro de Ester

Por:   •  18/10/2018  •  Dissertação  •  6.634 Palavras (27 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 27

         O LIVRO DE ESTER

 Capitulo1

1 — Assuero. Foi um rei de origem persa, também conhecido por nome grego de Xerxes, reinou no período de 465 aC. Seu reino estendia da índia até à Etiópia. Era dividida em áreas chamadas província as maiores chamava se satrapias, e somava cento e vinte e sete províncias.

2 —  Susã era uma das quatro residências dos imperadores persas. Era também a capital com um palácio-fortaleza em um ponto mais alto, da cidade.

3-5 — No terceiro ano do seu reinado, o rei Assuero exibiu sua riqueza por seis meses. Apresentando banquete aos príncipes e seus servos e aos grandes poderosos  de Persa e Média. Este banquete durou 180 dias. Acabado esse grande banquete o rei ofereceu mais um em seu palácio com duração de sete dias esse banquete agora era para todos os povos de Susã desde o maior até o menor.

 Pérsia e Média eram duas nações dominada pelo medo. A principio os persas eram  dominados pelo medo. O império medo foi uma entidade política que existiu na região da Média (Daniel 5.28), Diz “Peres: Dividido foi o teu reino, e dado aos medos e aos persas”. Essa situação se inverteria por volta de 550 ac. Nessa época sobre o comando de ciro, os persas dominaram o medo e Juntos estabeleceram um poderoso império.

6-7- As cores reais dos persas eram brancas e azul celeste era um verdadeiro luxo, seus utensílios domésticos eram todos de ouro, como os copos e outros.

8 — O rei ordenou que todos convidados bebessem sem constrangimento, atendendo a vontade de cada um.

9- A rainha Vasti Também ofereceu um banquete separado do rei só para as mulheres, porque na corte persa homem e mulheres não se misturavam.

10-12 — Os camareiros do rei eram homens de confiança e servia no harém, lugar onde as mulheres do reino ficavam ali eles passava a comunicação entre rei e harém. A função dos camareiros era cumprir as ordens do rei, foi em  uma dessas ordens que o rei Assuero pediu a presença da rainha Vasti, para mostrar ao povo e aos príncipes a sua formosura.

12- A rainha Vasti surpreendeu o rei recusando sua ordem, de comparecer e“dançar” na  presença do rei e seus convidados, o rei se enfureceu e cresceu nele uma  ira profunda sobre Vasti.

13- Mandou chamar os sábios que entendiam dos tempos. Astrológos, mágicos da corte para lhe aconselhar.

14,15 Os conselheiros formavam um grupo de sete homens   privilegiados do rei que foram  pessoalmente falar com ele. Chegaram a conclusão que teriam  que julgar a rainha Vasti, dentro da lei, porque ela  desobedeceu e então sofreu punição por não cumprir as ordens do rei.

16-17-18 — Então disse Memucã na presença do rei e dos príncipes  a rainha Vasti pecou, não só contra o rei, mas contra todos, os príncipes e províncias. Então Memucã murmurava dizendo assim outras mulheres que tinha ela como exemplo não irá mais obedecer aos maridos e as desprezarão, por causa da desobediência da rainha Vasti ao rei. Assim dizia Memucã as senhoras da Persa e da Média dirão o mesmo aos príncipes do rei e haverá muito  desprezo e indignação, quando souberem do que fizera a rainha Vasti, .

19-21 Assim o rei lançou um decreto real e escreveram na lei dos persas e do medo, não podia  revogar ele proibia a rainha Vasti de entra  em seu reino e ainda dizia que iria dar o reino que era dela a outra esposa que fosse melhor que ela.

 -20 E ouvindo o mandado, que o  rei decretará por todo reino toda mulher teria que dar honra á seu marido.

- 21 E fez o rei conforme a palavra de Memucã tomou providências imediatas contra a rainha Vasti, que deixou a posição privilegiada de esposa preferida do rei.

 22-Então enviou cartas a toda província segundo sua escrita,  conforme o idioma de cada povo, na carta estava escrito que a partir daquele dia cada homem fosse senhor em sua casa, que falasse conforme a língua do seu povo.

ESTER FEITA RAINHA

Ester 2

1-2 — Passado um tempo, o rei Assuero estava mais calmo e se lembrou do que a rainha Vasti fizera e colocou em prática o decreto contra ela. Então ordenaram aos jovens camareiros, que lhe trouxessem do harém as mais belas moças formosas e virgens que tivesse boa aparência.

3-Então colocaram pessoas encarregadas para reunir as moças virgens e formosa da cidade de Susã e levaram para serem vistas pelo eunuco Hegai, guarda das mulheres, as moças viviam no harém onde eram perfumadas de unguento para serem apresentadas ao rei.  

4,5 — Com isso o rei Assuero concordou que a moça que ele agradasse reinasse no lugar de Vasti e assim o fez. Na cidade de Susã havia um homem chamado  Mardoqueu, era judeu, benjamita filho de Jair, que era filho de Simei que era filho de Quis. Os dois últimos são ancestrais de Mardoqueu da tribo de Benjamim.

6 —  Seus ancestrais foram transportados de Jerusalém com os exilados, e deportados com Jaconias rei de Judá. Foram levados à Babilônia no tempo de Nabucodonosor.

7 —  Mardoqueu, criara  Hadassa que é Ester filha de seu tio, órfão de pai e mãe, bela de boa aparência e formosa que após a morte dos pais Mardoqueu adotou como filha.

8 —  Ao divulgar o mandato do rei e sua lei, Ester e outras moças foram levadas ao palácio. E Hegai como trabalhava de guarda real do harém, era guarda das mulheres.

9 --- Ester pareceu formosa  e alcançou graça perante Hegai  e principalmente o rei, e a muitos que à conhecia. Então Ester passou a ter alguns privilégios das mãos de Hegai, ela ganhou unguento, alimentos e também sete jovens escolhidas da casa do rei  para lhe acompanhar e passou para os melhores aposentos do harém.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (195.3 Kb)   docx (28 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com