TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MONOGRAFIA DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA MENSAGEM DE CRISTO

Por:   •  29/1/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.958 Palavras (16 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 16

FTSA – FACULDADE TEOLÓGICA SUL AMERICANA

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA GRADUADOS

TEOLOGIA SISTEMÁTICA

PROFESSOR: REGINALDO

ALUNO: PEDRO HENRIQUE TYMBURIBÁ RÊGO

MONOGRAFIA DE TEOLOGIA SISTEMÁTICA

MENSAGEM DE CRISTO

Londrina, 17 de junho de 2004

SUMÁRIO

1 ─ Introdução 03

1.1 – Conceito 04

1.2– Conceito nos Autores Bíblicos 06

2 ─ Reino de Deus na Teologia 08

2.1 ─ Relevância da “Mensagem na Igreja” 11

3 ─ Conclusão 12

4 ─ Bibliografia 13

1 ─ Introdução

Esse trabalho de pesquisa propõe tratar do tema Mensagem de Cristo, trazendo, através da definição do termo Mensagem, que tem seu significado no grego, angelia. Também, através de outro significado, como Reino de Deus, derivado da palavra basileia towthesu.

Este tema será desenvolvido da seguinte maneira; o primeiro capítulo tratará da terminologia, assim como objetivando trazer uma definição sucinta do termo. Também irá trabalhar o conceito desenvolvido no Novo Testamento, assim como a apresentação do mesmo pelos autores bíblicos. Já no segundo capítulo será apresentado o posicionamento desenvolvido por alguns teólogos da área de teologia sistemática. Finalizando o trabalho, o tema será aplicado à realidade da igreja contemporânea, ou seja, a relevância da mensagem na igreja. Para tal desenvolvimento serão utilizados bibliografias de dicionários bíblicos e livros de teologia sistemática.

Este tema tem sua grande relevância no meio da igreja hoje, pois a mesma precisa resgatar a origem do conceito mensagem e como a mesma era aplicada no passado, para que como igreja vejamos o nosso posicionamento diante de tal realidade. Para que a igreja levante assim questionamentos quanto à sua real compreensão desse tema e se realmente ele se faz real no meio da comunidade cristã.

Olhar para esse tema é olhar para a grande obra de Cristo tem feito em nossos dias salvando e libertando os cativos. Com certeza é um tema que nos traz uma reflexão de nossas vidas diante de como temos desenvolvido este conceito diante da humanidade. Tal ação é a mola propulsora para o desenvolvimento deste conceito.

1.1 – Conceito

Inicialmente, podemos definir de forma direta o termo mensagem, vindo do original grego angelia, como sendo trazer uma mensagem, ou seja, proclamar. Podemos também pegar o termo grego epangelia que está ligado ao termo mensagem e ter que uma segunda definição, mensagem como "promessa".

O termo “mensagem” da temática geral apresenta uma subdivisão de conceitos que auxiliam a melhor compreensão de seu significado. Quando olhamos para este termo veremos uma forte ligação com o termo “reino”. Pois bem, a palavra “reino” deriva do grego basiléia, que é equivalente ao aramaico “malkuth”, que significa “DOMÍNIO, SOBERANIA” – “REINADO”. Mais do que “Reino” é “O reinado de Deus”. Não é, portanto, o lugar onde Deus governa. Não se prende apenas a um local, mas é a própria soberania de Deus que age no tempo e no espaço. Deus tem o controle de tudo e de todos. Nada acontece que Ele não saiba, e que não permita. A religião judaica, segundo o que consta no AT, ensina que Deus é o Rei de toda a Terra. "No Novo testamento o termo Reino de Deus é com grande freqüência utilizado para designar o tema central da missão de Jesus" (John L. Mackenzie). Ou seja, a missão de proclamar a existência de um reino, não totalmente pleno, mas parcial, ou seja, seria concretizada após Sua morte, ressurreição, ascensão, retorno para o resgate de Seu povo e finalmente o Juízo Final. Ele reflete a concepção anterior existente no antigo testamento quanto este termo, onde se atribuía a Yahweh. Mas aqui, o Reino de Deus agora é entregue ao Filho (Jesus) e aos santos. Como dito anteriormente este termo é o tema central da pregação das "boas novas" de Jesus Cristo.

Também podemos ver a presença deste termo através a pregação de João Batista como está em Mateus 4:23. O falar do Reino de Deus é afirmar que ele está próximo e que chegou. A compreensão mais profunda este termo é um tanto complexa, por se tratar de um mistério. Mas o que sabemos é que este Reino aqui citado se direciona a pessoa de Jesus Cristo, ou seja, um reino de Jesus. É verdade que para os Judeus a idéia de um Reino estabelecido na Pessoa de Jesus era uma verdadeira loucura, pois os mesmos diante de uma realidade pessimista, vinda de pós-exílio, não tendo mais a existência da revelação de Deus através de profetas e uma idéia de uma Messias que os libertaria da opressão romana era bem remota, pois Jesus não veio para estabelecer um reinado terreno, como pensavam, através de uma tomada de poder, para libertar o povo. Mas a pregação de Jesus tratava de um reino celestial na presença de Deus. A chegada deste reino não tem como objetivo cumprir as promessas de Deus em termos políticos, como era o pensamento do povo judeu. Segundo René Padilla:

Sua vitória é de dimensões universais. Seu exorcismo de demônios é um sinal de que, em antecipação à destruição final de Satanás e suas hostes no fogo eterno, Deus invadiu a esfera de ação de Satanás, como quem entra na casa do homem forte e o amarra antes de saquear os bens,(Mc 3:27). Seus milages de cura são sinais que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com