TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mormonismo

Por:   •  22/10/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 5

ESCOLA DE TEOLOGIA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL - ESTEADEB

CURSO LIVRE BACHAREL EM TEOLOGIA

DEISE VICENTE

MARIA MYLLENA GONÇALVES DE ARRUDA 

O MORMONISMO

CARPINA

2018

DEISE VICENTE

MARIA MYLLENA GONÇALVES DE ARRUDA

O MORMONISMO

Trabalho apresentado à disciplina Religiões e Seitas II da turma do 1ª ano, da Escola de Teologia das Assembleias de Deus no Brasil – ESTEADEB/Carpina.

PROF. SAULO SOARES

Carpina

2018

MORMONISMO

O Mormonismo teve início com um jovem de 18 anos chamado Joseph Smith em 1823. Este jovem diz ter vivenciado algumas revelações e que foi chamado para ser o profeta do altíssimo, como também fundar uma igreja verdadeira, já que acreditava serem todas as igrejas e doutrinas existentes na época como errôneas.  Joseph Smith, nascido em 23 de dezembro de 1805, em Condado de Windsor nos Estados Unidos, segundo a história teve duas visões.

Segundo OLIVEIRA (2002), na primeira visão com mais ou menos dez anos de idade, lhe apareceu o Pai e o Filho dizendo ser falsas todas as igrejas da época usando as seguintes palavras: “Eles se chegam a mim com os seus lábios, mas seus sentimentos estão longe de mim, eles ensinam mandamentos dos seres humanos como doutrina, tendo aparência de santidade, mas negando o meu poder”. Na segunda visão, apareceu a Joseph Smith o anjo chamado Moroni que fez o crer ter vivido há uns 1400 anos naquela mesma região. O Pai de Moroni, um profeta chamado Mórmon, teria gravado a história de seu povo em placas de ouro.

Quando seus inimigos estavam prestes a exterminar todo o seu povo, Moroni, o anjo, teria enterrado as placas, dando a Joseph Smith a indicação do lugar onde estavam enterradas e lhe emprestado lentes especiais chamadas “Urim” e “Tumim” para que com elas pudesse entender o que dizia tais placas dando origem ao Livro do Mórmon, que compõe-se de 15 livros, divididos em capítulos e versículos, tal como a Bíblia Sagrada.

  • FUNDAÇÃO DA IGREJA:

Muito cedo Joseph Smith encontrou seguidores e fiéis que o chamavam de “Profeta da Restauração”, com apenas seis destes, fundou a “Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias” em 6 de abril de 1830. Nesta igreja tem-se como doutrina a sua veracidade total não deixando espaço para verdades em qualquer outra igreja, sendo ela o único meio de salvação para o homem.

Joseph Smith, assegurando ter recebido uma “revelação” em 1843, sobre poligamia, dizia que a poligamia era um meio de obter-se bênçãos aqui na terra e no céu. Esta doutrina, porém, incitou a imoralidade criando assim conflitos, sendo o próprio Smith preso e processado. Foi fuzilado em 27 de junho de 1844 deixando 27 viúvas. Com sua morte ocorreram muitas divisões na igreja, onde a primeira facção seguiu Brigham Yong como líder, este era discípulo de Smith. Porém, Yong também enfrenta perseguições, por este motivo, vai para a cidade de Salt Lake City em 1847, fundando a sede da igreja. A partir daí o mundo conhece o Mormonismo pelos seus apóstolos.

Outros seguidores do Mormonismo decidem ficar com o filho de Brigham Yong separando-se então dos demais. Estes, reorganizam a igreja em Independence, Missouri. Ainda há os chamados de “Igreja de Cristo do Lote do Templo”, em Bloomington, Illinóis. Esses eram convencidos de que Sião está em Bloomington e não em Israel.

  • DOUTRINAS HERÉTICAS DOS MÓRMONS:

- A doutrina sobre a palavra de Deus

Eles comparam seu livro com a bíblia sagrada afirmando ser ele tão verdadeiro quanto ela.

Refutação: Como está escrito em Apocalipse 21:18-19; Deuteronômio 4:2 e 12:32; Provérbios 30:6; a bíblia é a palavra de Deus, não carecendo de complemento, pois em si já se faz completa.

- A doutrina sobre Deus

Afirmam que Deus é um homem como nós, como também Adão é nosso Deus e Pai, sendo Ele polígamo. Deus não é um ser espiritual, pois possui corpo carnal como qualquer outro homem.

Refutação: Deus é espírito, como encontramos na bíblia em Lucas 24:39; Colossenses 1:15; I Timóteo 1:17.

- A doutrina sobre Cristo

Afirmam que Jesus não foi concedido pelo espírito santo, sendo filho de Adão-Deus e Maria, e que Jesus casou-se com várias mulheres.

Refutação: Toda doutrina que nega ser Jesus o filho de Deus é de anti-cristo, como diz em Romanos 9:5; I Coríntios 8:6. O Mormonismo blasfema quando afirma ser Jesus casado, uma vez que a finalidade de Jesus vir ao mundo foi unicamente a salvação da humanidade, através do perdão de pecados pelo derramamento de seu sangue. (Efésios 5:25-27)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com