TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História sobre o mormonismo

Tese: História sobre o mormonismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  Tese  •  1.450 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

Para relatar a história do mormonismo é necessário falar da vida de Joseph Smith, seu fundador. Segundo seu próprio relato Joseph Smith Jr., aos quatorze anos de idade, após querer saber a qual igreja de sua época deveria se filiar, retirou-se para ler a Bíblia em seu quarto quando leu, “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada”.(Tiago 1:5:) Refletindo sobre o que lera, Joseph retirou-se em oração e afirmou ter recebido uma visão na manhã de primavera de 1820, num bosque próximo à sua casa, na qual Deus e Jesus lhe ordenaram que não se filiasse a nenhuma das igrejas existentes, mas que restaurasse a verdadeira Igreja de Cristo. Este acontecimento é conhecido como a Primeira Visão. A tradição da Igreja diz que Joseph Smith recebeu do anjo Morôni a informação sobre o local onde estavam enterradas uma coleção de placas de ouro gravadas, que continham um registro da comunicação de Deus com os antigos habitantes das Américas e que também continha a plenitude do evangelho eterno. Mais tarde este registro nas placas seria traduzido por Joseph Smith Jr. alegadamente pelo dom e poder de Deus, dando origem ao Livro de Mórmon, que constitui a base de fé da Igreja.

A descoberta das Placas de Ouro. Joseph Smith recebeu descrições exatas do local onde estariam placas de ouro. Essas placa teriam sido encontradas dentro de uma caixa de pedra em uma colina perto da vila de Manchester, condado de Ontário, estado de Nova Iorque. Na época do descobrimento original, o mensageiro celeste proibiu Smith de remover o conteúdo da caixa. Foi lhe ordenado que voltasse anualmente ao mesmo local; mas somente após quatro anos ele entraria na posse das placas. Entrementes,ele receberia instruções e seria preparado, de modo geral, para a tarefa que teria a sua frente. Finalmente, as placas de ouro lhe foram entregues, a 22 de setembro de 1827. Uma vez que a tradução dela se completou, Moroni tomou de volta as placas. É de presumir que o processo de tradução se tenha ampliado por quase um ano. Essa tradução resultou no Livro de Mórnon, de volume, em tamanho equivalente ao Novo Testamento.(Champlin, 1991, p. 92).

O termo mórmon, geralmente usado para referir-se aos Santos dos Últimos Dias, deriva do nome do profeta Mormon, que teria sido um dos autores e compiladores das escrituras que formaram o Livro.

É dito ainda que, em 22 de setembro de 1827, o anjo Morôni, na Colina Cumorah (localizada no Condado de Ontário, no estado de Nova Iorque, nos Estados Unidos) entregou a Joseph Smith Jr. as placas de ouro a fim de que Joseph as traduzisse. Joseph e Oliver Cowdery concluíram a Cumorah, em Nova Iorque, entrega a Smith Jr as placas de ouro em 1827.

Ainda em 1830, em 6 de abril, na cidade de Fayette, no estado de Nova Iorque, foi instituída a Igreja, que rapidamente cresceu, gerando contra si fortes perseguições que culminaram no assassinato de Joseph Smith Jr. e seu irmão Hyrum Smith em 1844, no cárcere de Carthage, em Nauvoo. A perseguição não obteve sucesso, pois a nova religião continuou a se expandir, apesar da morte de seu líder. Nos dias atuais, impulsionada pela obra de missionários, que são jovens solteiros entre 18 a 26 anos (para os homens) e a partir de 19 anos (para mulheres),a igreja realiza proselitismo pelo mundo.

A Primeira Presidência, órgão maior na igreja, foi organizada três anos depois, em 1833. Tempos depois, em 14 de fevereiro de 1835, O Conselho dos Doze Apóstolos foi organizado pela primeira vez, com o chamado de doze apóstolos. Joseph Smith Jr., alegando ter recebido revelação divina de que a igreja deveria construir templos, ordenou que fosse construído um templo em Kirtland, no estado de Ohio. Assim sendo, em 27 de marçode 1836, foi dedicado o Templo de Kirtland, o primeiro templo mórmon. Entretanto, o templo foi abandonado algum tempo depois, devido à perseguição imposta aos Santos dos Últimos Dias, que abandonaram a cidade. Com a evacuação de Kirtland, os Santos se abrigaram em povoados no estado vizinho do Illinois. Isso culminou, em 16 de dezembro de 1840, na criação da cidade de Nauvoo, fundada pelos Santos. Com a contínua perseguição, Nauvoo também foi abandonada pelos mórmons, em 1846, dois anos depois da morte de Joseph Smith Jr.. Expulsos de Missouri e Illinois, muitos refugiados mórmons, liderados por Brigham Young, colocaram todos os seus pertences em carroções e migraram para o oeste do país. Esses migrantes ficaram conhecidos como Pioneiros mórmons. A mãe de Joseph Smith Jr.,Lucy Mack Smith, foi uma das que abandonaram Nauvoo e seguiram rumo ao oeste, juntamente com os pioneiros. Todavia, Emma Smith, viúva de Joseph Smith Jr. e então presidente da Sociedade de Socorro, recusou-se a migrar para o oeste e permaneceu em Kirtland, onde morreu em 1879

Brigham Young, foi o segundo profeta da Igreja, liderou os pioneiros mórmons de 1844 até sua morte, em 1877. Foi também o primeiro governador de Utah.

Em 1846, após as dificuldades enfrentadas no Missouri (culminando em uma ordem de extermínio decretada contra os mórmons) e com a perseguição contínua em Illinois, Brigham Young conduziu seus seguidores, os pioneiros mórmons, na maior migração forçada da História dos Estados Unidos. Os pioneiros mórmons migraram para o oeste do país e estabeleceram-se na região do Vale do Lago Salgado. No dia 24 de julho de 1847, após chegarem ao Vale de Salt Lake, Brigham Young afirmou que "aquele seria o lugar para o descanso dos mórmons". Assim, em 1850, os mórmons que se instalaram no local criaram o Território de Utah em busca de liberdade religiosa.

O grupo ramificou-se e colonizou uma grande região hoje conhecida como "Corredor dos Mórmons". Ainda jovem, Brigham Young integrou-se à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, e passou a dedicar-se a ela. Após a morte de Joseph Smith Jr., inicialmente, regeu tanto a Igreja como o Estado, tornando-se um líder teocrático. Ele também propôs a prática do casamento plural, uma forma de poligamia, devido à existência de diversas mães e crianças abandonadas na comunidade decorrente da grande quantidade de homens que lutaram na Guerra Civil Americana. Afirmou ter recebido esta lei como mandamento de Deus da mesma forma que os antigos profetas do Antigo Testamento, mas esta prática, posteriormente, foi descontinuada devido a uma suposta nova revelação a Wilford Woodruff em 1890 em que Deus pediria para que a prática fosse cessada. Isto porque o número de viúvas já não era o mesmo e as famílias já haviam encontrado um lar e abrigo seguros e também porque o governo dos Estados Unidos promoveu ações contra os polígamos.

Por volta de 1857, houve novamente uma escalada das tensões entre os mórmons e outros americanos, em grande parte como resultado das denúncias envolvendo a poligamia e da condição de Estado teocrático do território de Utah por Brigham Young, que fora indicado governador do Território pelo governo federal. A chamada Guerra Mónon seguiu de 1857 a 1858, e resultou, relativamente pacífica, na invasão de Utah pelo Exército dos Estados Unidos. Após o fato, os mórmons da região aceitaram a renúncia de Brigham Young e passaram a ser liderados por um governador não-mórmon, Alfred Cumming. No entanto, a Igreja ainda exercia o poder político significativo no Território de Utah, por serem mais da metade da população da região.36

Com a morte de Brigham Young, em 1877, na Casa de Leão, Utah passou a ser governado por outros presidentes mórmons, sendo que alguns membros resistiram aos esforços do Congresso dos Estados Unidos em proibir os casamentos polígamos no estado de Utah e foram excomungados da igreja. O conflito entre os ex-mórmons e o governo americano agravou-se a tal ponto que, em 1890, o Congresso propunha a desintegração da Igreja e apreendeu todos os seus bens. Logo depois, o presidente da Igreja, Wilford Woodruff, publicou um Manifesto que suspendeu oficialmente a prática da poligamia por todos os membros da Igreja em todo os Estados Unidos e outros países com presença oficial da Igreja até o momento. O Manifesto melhorou as relações da Igreja com os Estados Unidos e aumentou de forma acentuada a convivência pacífica entre ambos após 1890, tal que Utah foi admitido como um Estado Americano em 1896. As relações melhoraram ainda mais após 1904, quando o presidente da Igreja, Joseph F. Smith, desmentiu a poligamia perante o Congresso dos Estados Unidos e emitiu um "Segundo Manifesto" contra a continuação da poligamia entre os mórmons do país. Eventualmente, a Igreja adotou uma política de excomungar os membros encontrados praticando a poligamia e, hoje, procura ativamente distanciar-se de grupos auto-denominados “fundamentalistas”, que continuam a praticar a poligamia.

...

Baixar como  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »