TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Uma Célula

Pesquisas Acadêmicas: O Que é Uma Célula. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2014  •  1.083 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

CÉLULAS

O QUE É UMA CÉLULA? – É um grupo de 5 – 15 pessoas que se reúnem semanalmente para aprenderem como tornar-se uma família, adorar ao Senhor, edificar a vida espiritual uns dos outros, orar uns pelos outros e levar pessoas ao Evangelho.

QUAL O OBJETIVO FINAL DA CÉLULA? – Todo o projeto final da célula visa a MULTIPLICAÇÃO. Crentes realmente edificados na palavra são crentes frutíferos.

ONDE A CÉLULA SE REÚNE? – residências, empresas (no horário de almoço ou lanche), em escolas, em salões de festas e em qualquer lugar onde haja o mínimo de silêncio e privacidade

O QUE NÃO É UMA CÉLULA!

*Grupo de oração

*Grupo de estudo bíblico

*Grupo de discipulado

*Ponto de pregação

*Grupo de comunhão entre crentes

COMO É UMA CÉLULA? – A célula não é um grupo de oração, por mais que a oração seja um dos seus ingredientes básicos. Não é um grupo de discipulado, ainda que o discipulado aconteça espontaneamente, Não é um grupo de estudo bíblico, ainda que a edificação seja forte nas reuniões, Não é um grupo de cura interior, ainda que seja um ambiente de restauração. Não é um ponto de pregação ainda que o objetivo básico de cada célula SEJA A MULTIPLICAÇÃO. É na verdade um pouco de cada um desses grupos. A CÉLULA É SIMPLESMENTE UMA MINIATURA DA IGREJA REUNINDO-SE NAS CASAS.

*A CÉLULA POSSUI ENDEREÇO E DIA CERTO DE REUNIÃO! (Um lugar e horário definido produzem um senso de identidade, constância e segurança ao grupo.)

*A CÉLULA SE REÚNE REGULARMENTE (A chave para a comunhão é a constância, a regularidade, É a convivência que vai produzir vínculos de amor, de amizade e de aceitação), primeiro você ganha a pessoa pra você.

OS OBJETIVOS DAS CÉLULAS

*Comunhão (Salmos 133, João 1:39 e 2:2)

*Ensino – Crescimento espiritual, aprendizado prático e disciplina em amor (Lucas 4:32)

*Multiplicação (Atos2:47)

*Serviço (Marcos 10:45; João 12:26)

*Todo novo convertido é como uma criança e precisa de alguns cuidados básicos, como: Proteção – Ensino – Disciplina – Amor.

ALGUNS CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR EM CÉLULAS:

*As relações devem ser compatíveis.

*Não tenha pressa nas lições

*Cuidado com a negligência

*CUIDADO COM O HORÁRIO (não ultrapasse de 1 hora)

*Cuidado com a aparência

*NÃO SUFOQUE O NOVO CONVERTIDO

EM UMA REUNIÃO DE CÉLULAS PELO MENOS QUATRO MOMENTOS DEVEM ACONTECER:

Encontro (quebra gelo) – Seu objetivo é produzir um ambiente informal e não ameaçador. Use perguntas de apresentação quando a célula for nova, por exemplo onde você mora? Quem é a pessoa mais perto de você?

NÃO O PROLONGUE POR MAIS DE 10 MINUTOS

Exaltação – o louvor e a adoração

O líder precisa ser exemplo de espontaneidade, incentivando os irmãos a fazerem o mesmo. Ele deve ser o primeiro a cantar, a dançar, a gritar, a erguer as mãos, a se prostrar, a cantar um novo cântico e tudo mais. Os mais novos aprendem por imitação.

*Inicie com músicas leves e conhecidas, providencie uma folha escrita com os cânticos em cada reunião.

*Não pregue sermões entre os cânticos, nem faça comentário sobre cada um deles.

Edificação - Palavra

Cada líder pode receber diretamente do seu pastor (obreiro) as palavras periódicas ou então prepará-las.

Marcas de um bom ensino:

*ensino apresentado com paixão – viver aquilo que se prega

*ser prático – o que estou ensinando pode ser aplicado na vida diária das pessoas?

*Humor – célula que re é uma célula sadia

*PREPARAÇÃO ANTERIOR, TENHA RESPONSABILIDADE COM O SEU MINISTÉRIO, ESTUDE O MATERIAL, ORE, BUSQUE A DEUS. VOCÊ NÃO TEM QUE SABER TUDO, MAS FAÇA O POSSÍVEL.

EVANGELISMO – A COMUNHÃO

Deve se haver um tempo de comunhão descontraída entre os irmãos. Este momento pode ser antes ou depois da reunião. Se possível, organize lanches através de revezamento entre os membros, é momento de alegria e descontração e também de TODOS os membros envolverem o VISITANTE E O NOVO CONVERTIDO. EVITE QUE HAJA “PANELINHAS”

Estágios de uma célula normal

Normalmente, uma célula passará por quatro fases: comunhão, edificação, evangelismo e multiplicação. A duração média de uma célula fica entre seis meses e um ano, quando passa a ter que se multiplicar

COMO COMEÇAR UMA CÉLULA: No primeiro mês a célula funciona fechada (sem convidados), estabeleça metas, alvos e acertos até o funcionamento, a multiplicação.

OS 10 MANDAMENTOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com