TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Umbanda ?

Artigos Científicos: O Que é Umbanda ?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.835 Palavras (12 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 12

O que é Umbanda ?

Toda vez que precisamos demonstrar o quase total desconhecimento dos próprios Umbandistas sobre a Umbanda, costumamos perguntar primeiro, se todos os participantes de alguma palestra ou reunião são médiuns, e em seguida, se todos trabalham na Seara Umbandista. Quando recebemos a esperada resposta afirmativa: "Sim, eu sou médium de Umbanda!", ou, "Sim, eu sou Umbandista!", perguntamos: "Diga-me então, o que é a Umbanda?"

Quase sempre, a resposta é uma aparência de dúvida ou insegurança, quando não, é uma frase feita, sem muita convicção: "Umbanda é Paz e Amor" (então, todo hippie é umbandista?) ou "Umbanda é Caridade" (por quê? Não há caridade nas outras formas de religião?) ou ainda "Umbanda é humildade, Umbanda é saber transmitir calor humano..." e toda uma série de frases que, embora definam, às vezes, algumas qualidades umbandistas estão muito longe de darem ao leigo uma explicação lógica do que seja realmente a Umbanda.

Por isso, vamos primeiramente explicar a origem, a etimologia do vocábulo Umbanda.

A palavra Umbanda, segundo o grande pesquisador Cavalcanti Bandeira, autor da obra "O que é a Umbanda", é originária da língua Kimbundo, é encontrada em muitos dialetos Bantus, falados em Angola, Congo e Guiné.

A língua geral do angolano é conhecida também como angolês e bundo, e não constitui segredo, pois em virtude dos interesses comerciais e do período em que Portugal manteve suas colônias na África. Foi devidamente estudada, existindo já várias gramáticas de autores insuspeitos em que são citadas as palavras Umbanda e Quimbanda, nome comum na África: às vezes, é citada como nação poderosa, outras, como o espírito dessa mesma nação.

Finalizando, na gramática de Kimbundo, encontramos:

UMBANDA - Arte de Curar (de Kimbanda = curandeiro)

Resumidamente: Umbanda, arte de curar, ofício de ocultismo, ciência médica, magia de curar.

Se etimologicamente a Umbanda é a arte de curar, religiosamente o que ela significa?

Embora ainda não codificada, a Umbanda tem um rito e um ritmo que lhe são peculiares, e que sofrem pequenas alterações de um terreiro para outro. Por outro lado, em sua origem, participam valores de três culturas principais, a saber: Cultura Branca (européia), através do catolicismo romano e do kardecismo;

Cultura Negra (africana), através do elemento escravo; Cultura Vermelha ou Ameríndia, através daqueles que já estavam aqui antes da chegada do elemento branco, e a quem impropriamente chamaram de índios, que o branco tentou escravizar.

Concluindo: Por definição, a Umbanda é uma religião espírita, ritmada, ritualizada, de origem euro-afro-brasileira.

Historia da Umbanda ?

No final de 1908, Zélio Fernandino de Moraes, um jovem rapaz com 17 anos de idade, que preparava-se para ingressar na carreira militar na Marinha, começou a sofrer estranhos "ataques". Sua família, conhecida e tradicional na cidade de Neves, estado do Rio de Janeiro, foi pega de surpresa pelos acontecimentos.

Esses "ataques" do rapaz eram caracterizados por posturas de um velho, falando coisas sem sentido e desconexas, como se fosse outra pessoa que havia vivido em outra época. Muitas vezes assumia uma forma que parecia a de um felino lépido e desembaraçado que mostrava conhecer muitas coisas da natureza.

Após examiná-lo durante vários dias, o médico da família recomendou que seria melhor encaminhá-lo a um padre, pois o médico (que era tio do paciente), dizia que a loucura do rapaz não se enquadrava em nada que ele havia conhecido. Acreditava mais, era que o menino estava endemoniado.

Alguém da família sugeriu que "isso era coisa de espiritismo" e que era melhor levá-lo à Federação Espírita de Niterói, presidida na época por José de Souza. No dia 15 de novembro, o jovem Zélio foi convidado a participar da sessão, tomando um lugar à mesa.

Tomado por uma força estranha e alheia a sua vontade, e contrariando as normas que impediam o afastamento de qualquer dos componentes da mesa, Zélio levantou-se e disse: "Aqui está faltando uma flor". Saiu da sala indo ao jardim e voltando após com uma flor, que colocou no centro da mesa. Essa atitude causou um enorme tumulto entre os presentes. Restabelecidos os trabalhos, manifestaram-se nos médiuns kardecistas espíritos que se diziam pretos escravos e índios.

O diretor dos trabalhos achou tudo aquilo um absurdo e advertiu-os com aspereza, citando o "seu atraso espiritual" e convidando-os a se retirarem.

Após esse incidente, novamente uma força estranha tomou o jovem Zélio e através dele falou: "Porque repelem a presença desses espíritos, se nem sequer se dignaram a ouvir suas mensagens. Será por causa de suas origens sociais e da cor?"

Seguiu-se um diálogo acalorado, e os responsáveis pela sessão procuravam doutrinar e afastar o espírito desconhecido, que desenvolvia uma argumentação segura.

Um médium vidente perguntou: "Por que o irmão fala nestes termos, pretendendo que a direção aceite a manifestação de espíritos que, pelo grau de cultura que tiveram, quando encarnados, são claramente atrasados? Por que fala deste modo, se estou vendo que me dirijo neste momento a um jesuíta e a sua veste branca reflete uma aura de luz? E qual o seu nome irmão?

"Se querem um nome, que seja este: sou o Caboclo das Sete Encruzilhadas, porque para mim, não haverá caminhos fechados."

"O que você vê em mim, são restos de uma existência anterior. Fui padre e o meu nome era Gabriel Malagrida. Acusado de bruxaria fui sacrificado na fogueira da Inquisição em Lisboa, no ano de 1761. Mas em minha última existência física, Deus concedeu-me o privilégio de nascer como caboclo brasileiro."

Anunciou também o tipo de missão que trazia do Astral:

"Se julgam atrasados os espíritos de pretos e índios, devo dizer que amanhã (16 de novembro) estarei na casa de meu aparelho, às 20 horas, para dar início a um culto em que estes irmãos poderão dar suas mensagens e, assim, cumprir missão que o Plano Espiritual lhes confiou.

Neste imóvel, localizado na rua Floriano Peixoto, nº 30, em Neves, Niterói – RJ iniciou-se a religião de Umbanda,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com