TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REINO DE DEUS NOS EVANGELHOS DE MATEUS, MARCOS, LUCAS E JOÃO

Por:   •  15/5/2021  •  Resenha  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 4

FICHAMENTO

O REINO DE DEUS NOS EVANGELHOS DE MATEUS, MARCOS, LUCAS E JOÃO

Resumidamente no texto a seguir, trataremos do assunto O Reino de Deus nos quatro Evangelhos, buscaremos então, sintetizar a ideia principal sobre o tema em cada um desses Evangelhos.

No Evangelho do apóstolo Mateus, o Senhor Jesus anuncia uma nova abordagem das leis do Antigo Testamento, transformando-as de base legalista para base do amor.

“Bem-aventurados serão vocês quando, por minha causa, os insultarem, os perseguirem e levantarem todo tipo de calúnia contra vocês. Alegrem-se e regozijem-se porque grande é a sua recompensa nos céus, pois da mesma forma perseguiram os profetas que vieram antes de vocês.” (Mt. 5:11-12).

O cidadão, do Reino de Deus anunciado por Cristo, agora tem uma nova visão de como utilizar as leis de Deus, aplicando sobre elas sempre o princípio do amor. Cristo mostra às pessoas como a antiga lei tratava com dureza e às vezes com certa intolerância erros e falhas. Esses erros e falhas não perderam sua gravidade, porém por causa do amor eles se tornam perdoáveis em Cristo através de Seu sacrifício salvífico.

“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo’. Mas eu digo: Amem os seus inimigos. Alguns manuscritos acrescentam abençoem os que os amaldiçoam, façam o bem aos que os odeiam e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos.” (Mt. 5:43-45)

No Evangelho de Marcos encontramos uma representação do Rei-servo. “Pois nem mesmo o Filho do homem veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. (Mc. 10:45). A representação do Reino de Deus neste Evangelho é servidão, onde seu cidadão deve servir como o próprio Rei veio para fazer. Encontramos aqui uma mensagem clara do servir como uma forma de quebrar a soberba, e colocar os cidadãos na posição de escravos. “Não será assim entre vocês. Ao contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo; e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos” (Mc. 10:43-44). Cristo andou pela Judéia, pela Galiléia e por lugares pobres onde um rei não andaria, mostrando a essência do servir.

No Evangelho de Lucas é enfatizada a idéia de que o Reino de Deus é universal, ou seja, abrange o mundo inteiro, qualquer pessoa poderia ser cidadã deste Reino Glorioso, desde que houvesse arrependimento e entrega total de sua vida a Cristo. ““Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém que tenha deixado casa, mulher, irmãos, pai ou filhos por causa do Reino de Deus deixará de receber, na presente era, muitas vezes mais e, na era futura, a vida eterna”” (Lc. 18:29-30). O senhorio de Jesus (Filho do Homem) é a base do Reino de Deus, pois nesse Evangelho Ele vem retratado como Senhor de todos, mostrando uma humildade que é modelo do que Ele espera dos cidadãos do Reino.

João nos mostra no seu Evangelho, Jesus como a Palavra que se fez carne, enfatiza que Ele estava com Deus desde a criação, que Ele é Deus. Cristo é a luz que derrota as trevas, o Remidor de nossos pecados e o Salvador do mundo.

“No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus e era Deus. Ele estava com Deus no princípio. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele; sem ele, nada do que existe teria sido feito. Nele estava a vida, e esta era a luz dos homens. A luz brilha nas trevas, e as trevas não a derrotaram.” (Jo. 1: 1-5)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com