TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exegese EVangelho De Marcos

Casos: Exegese EVangelho De Marcos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  8.804 Palavras (36 Páginas)  •  1.695 Visualizações

Página 1 de 36

1 INTRODUÇÃO

O Evangelho de Marcos é o segundo dos Evangelhos considerados sinópticos, isto é, como são denominados os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas, uma vez que narram a vida de Jesus de forma idêntica, diferenciando-se do Evangelho de João. Não obstante ser o segundo livro do Novo Testamento, o Evangelho de Marcos foi o primeiro a ser escrito, inferição esta que se corrobora pelo fato de diversos versículos serem citados nos outros Evangelhos sinópticos.

Acerca da autoria, é atribuída a João Marcos, contribuidor de Paulo em suas viagens missionárias, conforme demostrado no livro de Atos dos Apóstolos Capítulo 13:13, provavelmente escrito entre os anos 50 e 70 d. C.

O Evangelho de Marcos possui determinadas singularidades se comparadas aos outros evangelhos, uma das características comuns observadas neste Evangelho é a narração épica, em que Jesus é exposto como um homem de ação e que diante da intolerância e perseguição dos opositores, busca persuadir seus seguidores de que, como Jesus, outrossim, serão perseguidos por aqueles que não creem.

Esta máxima pode ser muito bem observada nas Epístolas de Paulo aos Filipenses no capítulo 2: 5-8,

[...] e haja entre vós o mesmo sentimento que houve também em Jesus Cristo. O qual tendo a natureza de Deus, não julgou que fosse nele uma usurpação o ser igual a Deus; mas ele se aniquilou a si mesmo, tomando a natureza de servo, fazendo-se semelhante aos homens, sendo reconhecido na condição como homem. Humilhou-se a si mesmo, feito obediente até à morte, e morte de cruz.

No entanto, este ervo mencionado na passagem supra, preteriu a forma de Deus e identificou-se como homem, porém, configurava-se como o Pai, tal como Marcos declara em seu Evangelho, capítulo 1:1, o “Filho de Deus”, e por tal motivo grandes feitos por ele foram realizadas, obras estas destacadas por Marcos.

Acerca do Reino de Deus, os Evangelhos são enfáticos, contudo, no Evangelho de Marcos ele se torna em evidência logo de início, com a presença de Jesus na Galileia, considerado na perspectiva de Marcos, na proclamação de Jesus, conforme se constata no Capítulo 1: 14-15.

Depois que João foi preso, Jesus foi para a Galileia, proclamando as boas-novas de Deus.

“O tempo é chegado”, dizia ele. “O Reino de Deus está próximo. Arrependam-se e creiam nas boas-novas.”

Assim sendo, o objetivo deste trabalho é a de realizar a exegese da passagem supra, buscando delinear o Reino de Deus a partir da perspectiva de Marcos, posteriormente, buscar expor perspectiva do Reino de Deus a partir dos outros Evangelhos, bem como em relação ao posicionamento da teologia como um todo, cotejando posicionamentos tendo como referência a passagem supra do Evangelho de Marcos.

A metodologia utilizada para a elaboração deste trabalho vai ser o da exegese, na qual será analisa de forma incisiva a mencionada passagem, Marcos,1: 14-15 a partir de pressupostos teológicos, bíblicos, buscando fundamentar a conceituação de Reino de Deus a partir de elementos aquém do mero sentido literal dos termos expressos.

Este trabalho se justifica no sentido de constituir um material relevante de informações em relação ao Evangelho de Marcos, criando subsídio lato e estrito acerca deste Evangelho, com ênfase ao contexto do Reino de Deus conforme por ele mencionado e complexo de interpretações, necessitando, para isso uma análise incisiva a partir da exegese da passagem em tela.

2 EXEGESE : EVANGELHO DE SÃO MARCOS 1, 14-15

2.1 TEXTO EM GREGO

14 Καὶ μετὰ τὸ παραδοθῆναι τὸν Ἰωάννην* ἦλθεν ὁ Ἰησοῦς εἰς τὴν Γαλιλαίαν κηρύσσων τὸ εὐαγγέλιον τοῦ Θεοῦ

15 καὶ λέγων ὅτι Πεπλήρωται ὁ καιρὸς καὶ ἤγγικεν ἡ βασιλεία τοῦ Θεοῦ• μετανοεῖτε καὶ πιστεύετε ἐν τῷ εὐαγγελίῳ.

16 Καὶ παράγων παρὰ τὴν θάλασσαν τῆς Γαλιλαίας εἶδεν Σίμωνα καὶ Ἀνδρέαν τὸν ἀδελφὸν Σίμωνος ἀμφιβάλλοντας ἐν τῇ θαλάσσῃ• ἦσαν γὰρ ἁλιεῖς*.

17 καὶ εἶπεν αὐτοῖς ὁ Ἰησοῦς Δεῦτε ὀπίσω μου, καὶ ποιήσω ὑμᾶς γενέσθαι ἁλιεῖς* ἀνθρώπων.

18 καὶ εὐθὺς ἀφέντες τὰ δίκτυα ἠκολούθησαν αὐτῷ.

19 Καὶ προβὰς ὀλίγον εἶδεν Ἰάκωβον τὸν τοῦ Ζεβεδαίου καὶ Ἰωάννην* τὸν ἀδελφὸν αὐτοῦ, καὶ αὐτοὺς ἐν τῷ πλοίῳ καταρτίζοντας τὰ δίκτυα,

20 καὶ εὐθὺς ἐκάλεσεν αὐτούς• καὶ ἀφέντες τὸν πατέρα αὐτῶν Ζεβεδαῖον ἐν τῷ πλοίῳ μετὰ τῶν μισθωτῶν ἀπῆλθον ὀπίσω αὐτοῦ. (BÍBLIA EM GREGO, 2014)

2.2 TEXTO TRADUZIDO

Καὶ μετὰ τὸ παραδοθῆναι τὸν Ἰωάννην* ἦλθεν ὁ Ἰησοῦς εἰς τὴν Γαλιλαίαν κηρύσσων τὸ εὐαγγέλιον τοῦ Θεοῦ

14 Depois que João foi preso, Jesus dirigiu-se para a Galileia. Pregava o Evangelho de Deus, e dizia:

15 καὶ λέγων ὅτι Πεπλήρωται ὁ καιρὸς καὶ ἤγγικεν ἡ βασιλεία τοῦ Θεοῦ• μετανοεῖτε καὶ πιστεύετε ἐν τῷ εὐαγγελίῳ.

15 “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo; fazei penitência e crede na Boa Nova.”

16 Καὶ παράγων παρὰ τὴν θάλασσαν τῆς Γαλιλαίας εἶδεν Σίμωνα καὶ Ἀνδρέαν τὸν ἀδελφὸν Σίμωνος ἀμφιβάλλοντας ἐν τῇ θαλάσσῃ• ἦσαν γὰρ ἁλιεῖς*.

16 Passando ao longo do Mar da Galileia, viu Simão e André, seu irmão, que lançavam redes ao mar, pois eram pescadores.

17

...

Baixar como (para membros premium)  txt (54.4 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com