TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ministério de pregação

Pesquisas Acadêmicas: O ministério de pregação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.905 Palavras (8 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 8

O MINISTÉRIO DE PREGAÇÃO

1. INTRODUÇÃO

MINISTÉRIO  vem da palavra latina ministrare, que significa: servir, prestar serviço, prestar auxílio.

Deus confia a cada um de nós uma missão, a qual somos chamados a realizá-la na condição em que nos encontramos, ou seja, como sacerdote, religioso ou leigo, com a finalidade de edificar o Corpo Místico de Cristo – a Igreja.

Na Igreja, os termos Pastoral e Ministério têm uma realidade em comum: ambos são serviço. Na Pastoral prestamos serviço aos irmãos através dos Ministérios. A Renovação Carismática Católica utiliza o termo ministério para designar diversos serviços: ministério de cura, de música, de intercessão, de ensino, de pregação, dentre outros.

Todo ministério está associado à prática dinâmica dos carismas, pois eles alimentam e testemunham o serviço cristão. São Paulo vem nos dizer que os ministérios são diversos, mas um só é o Senhor (I Cor 12,5). Isto nos leva a compreender que todos os ministérios provém da missão de Jesus Cristo, o ungido do Pai para anunciar a Boa Nova aos pobres, curar os enfermos, libertar os cativos. Ele, cabeça da Igreja, ungiu os discípulos para continuarem a Sua missão guiados pelo Espírito Santo mediante Seus dons.

PREGAÇÃO  vem de uma palavra grega kerussein, kerigma, que significa: proclamação, enriquecer.

O ministério de pregação é um Dom onde as pessoas são chamadas a proclamar o projeto de salvação de Deus.

Portanto, no ministério de pregação, é essencial e imprescindível pedir ao Espírito Santo que derrame sobre nós os Seus dons, em especial o da Palavra para podermos evangelizar com renovado ardor missionário.

LER A PALAVRA: EXERCÍCIO

1- I Cor 12, 4-6

2- Ef 4, 11-16 Leia e aplique na sua vida estes textos bíblicos. Faça uma breve oração e escute o que Deus lhe inspira para si e para as outras pessoas. Coloque-se como um pregador que anuncia através desta revelação as maravilhas do Senhor.

2. A PESSOA DO PREGADOR

A palavra pregador vem do grego keryx, que significa: arauto. Essa palavra veio da Idade Média. O arauto era o encarregado de proclamar ao povo notícias do reino, como: impostos, feriados, casamentos, dentre outras notícias. É aquele que anuncia uma mensagem, que é portador de uma notícia. Os arautos proclamam aquilo que foram encarregados de anunciar.

O pregador é alguém chamado por Deus (Mc 3,13-19). Jesus escolhe os seus discípulos para seguir o seu caminho e estarem constantemente com Ele a escutar suas instruções (Mt 10,5-39). Neste seguimento, eles eram convidados a participarem da vida e missão de Jesus. Assim também hoje, nós somos chamados a estar continuamente junto ao Senhor, para escutar sua voz e aprender com Ele, e a partir desta vivência pregar e ensinar em nome do Mestre. A autoridade desse anúncio, porém, vem d’Aquele que nos envia (Mt 10,5).

O pregador coloca-se em atitude de humilde escuta em oração para estar em intimidade com Deus, sendo instrumento para a proclamação da Sua palavra, Sua vontade para seus filhos. Assim como Jesus, devemos servir com poder e autoridade, convictos de que nossa pregação é testemunho de vida para que toque o coração dos ouvintes.

3. CARACTERÍSTICAS DO PREGADOR

Existem as características gerais de um pregador as quais colocamos abaixo para termos uma luz para nossa caminhada.

Responsável  Prepara-se com antecedência para a missão, buscando uma formação permanente (II Tm 2,1-8; I Cor 9,24-27).

Paciente e perseverante  Põe a confiança em Deus, certo de Sua manifestação e fidelidade ao chamado (II Cor 12,12; Eclo 2,1-3; Mt 10,22)

Íntimo de Deus  O pregador senta-se aos pés do mestre (Lc 10,38ss).

Pessoa de fé  A fé do pregador provém de uma experiência de vida, é madura (At 2,42; II Tm 4,1-5)

Humilde  O pregador é um humilde servo, não procura honra para si mesmo, ele aponta para Jesus (Gl 2,19-20).

Verdadeiro  As palavras do pregador são marcadas pelo amor à verdade, conseqüência de sua vida (Jo 14,6).

Zeloso  O zelo pela mensagem divina é dom do Espírito Santo que faz o coração do pregador arder para pregar a Boa Nova (I Cor 9,16ss).

Usa os carismas  O pregador faz frutificar os dons que Deus lhe deu; eles alimentam e enriquecem a pregação (Mc 16,20; At 4,29-31).

Entusiasma o público  O pregador convida os ouvintes a se apaixonarem por Jesus e Sua palavra, pois ele mesmo está inflamado do amor de Deus atuando em sua vida. Nossas palavras proclamadas com o poder de Deus tocam fundo os corações (Is 55, 10-11).

Pregador x Profeta  O profeta, no Antigo Testamento, era uma pessoa que recebia a palavra como revelação direta de Deus e a levava ao povo. A palavra proferida por ele não vinha de si, mas do próprio Deus; eram palavras de vida e verdade (Is 6, 5-8; Jer 1, 5-7). Em toda a história da salvação Deus se utiliza muito dos homens para fazer ouvir a Sua voz. Assim, o pregador tem também a função de profeta, pois, através do estudo escrito, leva a Palavra viva de Deus ao povo, dando a conhecer o que o Senhor quer falar, instruir e exortar. Ambos são, portanto, arautos de Deus.

4. TÉCNICAS DE PREGAÇÃO

PREGAÇÃO  É o ato de proclamar a palavra de Deus. O pregador fala diretamente aos ouvintes. Sua voz toca o coração de quem escuta, pois está plena da inspiração divina.

PALESTRA  Não há a necessidade do diálogo com o público. Ele vai somente informar o povo sobre algo. Há uma relação esquemática entre a preparação de uma pregação e uma palestra.

ENSINO  É uma forma de transmitir conhecimentos. O ensinamento vem dotado de conteúdo, de informações práticas, de vivência.

PREPARAÇÃO  Um ponto importante na pregação é a sua preparação, ou seja, o pregador coloca-se diante de Deus em oração, escuta-O e esquematiza a sua pregação. Para isso, é preciso ter à mão a Bíblia, documentos da Igreja, base humana, livros que falem sobre o assunto, o Catecismo da

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com