TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que fazer depois de aceitar Jesus

Por:   •  9/6/2017  •  Dissertação  •  2.997 Palavras (12 Páginas)  •  7.915 Visualizações

Página 1 de 12

Diário para Novos Convertidos

          Quando aceitamos a fé, temos sempre a sensação de que tudo irá mudar em nossas vidas; é automático este pensamento. Sabemos que a decisão que tomamos (a de aceitar Jesus como Nosso Único Senhor e Salvador) é muito séria e que um passo em falso, o Senhor ficará triste ou mesmo chateado; é o temor a nascer dentro de nós.

          Todas estas sensações, acabam nos provando de que nascemos novamente. É como se estivéssemos no escuro, sem perceber a vida, e fomos conduzidos à luz. Tudo começa a fazer sentido. Começamos a compreender melhor que fomos aceites no Seu Reino e feitos filhos. Uma nova identidade.

          Mas, depois do grande passo de fé, as perguntas que ecoam no nosso interior são: porque fui salvo(a)? O que devo fazer de agora em diante?

          Após à queda de Adão, a raça humana ficou sujeita ao pecado. Isto cursou com o afastamento do Homem da presença gloriosa de Deus; a humanidade estava condenada ter uma eternidade longe do Criador (Romanos 3:23). Sendo que não havia um justo sequer (Romanos 3:10), aprouve Deus em manifestar a Sua graça por meio de Jesus, demonstrando o Seu amor e restabelecendo o que havia se perdido no princípio. Esta dádiva (salvação), é conquistada por meio da fé em Jesus (João 3:16), e não por meio das obras (Romanos 3:11,12).

          Por meio de Jesus, somos feitos filhos de Deus (João 1:12) e aceites; o plano de salvação havia sido gerado (2 Coríntios 5:21). Cristo veio entre nós (João 1:14), morreu e ressuscitou! E breve virá (Maranata)!

          Agora, pois, já aceitamos a dádiva gratuita de Deus, o perdão e a vida eterna que foram conquistados por Cristo, devemos viver uma nova vida, obedecer às regras do Reino em nossas vidas e nos submeter à Soberania de Cristo (João 3:3).

           É Deus tornando o vil em santo; o culpado em inocente. Quão grande graça manifestada à nós! Recebemos uma nova natureza; somos feitos novos... Nascemos de novo (2 Coríntios 5:17)! Já não vivemos pra nós mesmos, agora vivemos para glória e honra do Seu Nome (2 Coríntios 5:15).

           Agora, já aceitamos a Cristo, como Nosso Senhor e Salvador, precisamos de “directrizes” para caminhar passo à passo.

  1. Arrepender-se dos pecados

            Para termos uma boa comunhão com Deus é preciso afastar-se constantemente da pratica do pecado, o que chamamos de arrependimento de obras mortas. As obras mortas é tudo aquilo que produz morte e afastamento da presença de Deus, como; a mentira a fornicação, inveja, adultério, calúnias, feitiçaria, impurezas, lascívia, idolatria, inimizades, contendas, ciúmes, iras, pelejas, dissensões, heresias, homicídios, bebedices, glutonorias, etc.

            Jesus, no princípio do Seu ministério, a primeira pregação foi “arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus (Mateus 4:17). Porque arrependimento é mudança de mente,  e toda obra gerada pelo pecado, é fruto de uma consciência também pecaminosa.

  1. Ter Fé e Viver Confiando em Deus

           Ora, a fé o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem (Hebreus 11.1). Em outras palavras fé é crer na palavra de Deus. É o modo de vida em Cristo; quando somos justificados, vivemos de fé em fé (Romanos 1:17). Todo aquele que procura viver agradando à Deus, acredita na existência Dele, como está escrito “Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que O buscam” (Hebreus 11:6); confia e aceita Deus e a Sua Palavra.

          A fé está ligada à salvação, pois “para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3:16b) e “quem crê nele não é condenado” (João 3:18a).

          É simplesmente viver confiando e acreditando nEle.

  1. A Necessidade de Ser Baptizado

          A palavra baptismo significa “emergir” ou “mergulhar” em água. É uma condição para a salvação “Quem crer e for baptizado será salvo” (Marcos 16:16a).

          Existem dois tipos de baptismo:

- Nas águas, para o arrependimento (ou revestimento de Cristo);

- No Espírito, revestimento do Espírito Santo.

          Estes dois tipos, estão interligados, um para o arrependimento (chamado “baptismo de João Baptista” ou nas águas) e outro para a capacitação do Espírito Santo no homem, para dar testemunho de Cristo (Mateus 3:11) (João 3:5) (Actos 1:5).

          O Baptismo é o “selo” do cristão; demonstramos que estamos a morrer com Cristo (e para o mundo) e ressuscitamos com ele. Chama-se a “morte do velho homem”.

  1. Saber que Existe Ressurreição dos Mortos

          A ressurreição é o acto de tornar a viver. Uns ressuscitarão para a vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno (Daniel 12:2).

          Jesus dizia “e os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal, para a ressurreição da condenação” (João 5:29), para que ninguém estivesse ignorante neste assunto. A Sua morte e ressurreição provam que todos passarão pelo mesmo; uns para a vida e outros para a condenação eterna.

  1. Saber que Haverá uma Recompensa Eterna

           No final dos tempos, o Senhor julgará à todos; retribuirá a cada um, segundo as suas obras. Chegará um momento que será de “acerto de contas”, o chamado juízo eterno.

           Está escrito “E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu, e não se achou lugar para eles. E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras” (Apocalipse 20:11-12).

           Todos nós estaresmos diante deste trono um dia; tanto os que morreram (pois serão ressuscitados), quanto aos que vivem. Cada um receberá segundo as suas obras (Mateus 25:46). Uns viverão eternamente com Deus e outros passarão a eternidade longe de Deus, onde haverá pranto e ranger de dentes (Mateus 24:51).

           Passo à passo, vamos conhecendo o Senhor; como Pai, que por meio do Seu amor, Autor de toda criação, nos reconciliou com Ele por intermédio do Filho. Ele que não era conhecido, o Filho no fez conhecer o Pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (21 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com