TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obra Prima

Exames: Obra Prima. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  1.318 Palavras (6 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA 4

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL 6

4 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE 8

5 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como finalidade esclarecer e entender melhor os assuntos estudados sobre, macroeconomia e microeconomia, seminário, ética, política e sociedade e métodos quantitativos de uma forma objetiva e clara. Estes assuntos são indispensáveis para a formação de um bom administrador. Em relação à microeconomia e macroeconomia existem três grandes temas relevantes sobre o nível de produção e o emprego, a taxa de câmbio e a inflação. Estes três itens têm interferências do governo com a adoção de medidas econômicas. Quanto a métodos quantitativos aplicados à gestão empresarial é um conceito que auxilia os gestores na tomada de decisões dentro do ambiente organizacional. E quem é capaz de entender a informação e usá-la de maneira eficaz será assim um gestor bem sucedido. A ética política e sociedade são valores e costumes que alteram a organização social e também a gestão administrativa, ou seja, aadministração passa a ser gerida a partir de um modelo voltado para conquista de consumidores.

2 MACROECONOMIA E MICROECONOMIA

Até o começo da década de 1930, o que existia era a análise econômica, ou teoria econômica. A partir deste período é que se fez a divisão de macroeconomia e microeconomia.

Macroeconomia é o ramo das ciências econômicas que estudam os agregados econômicos, seus comportamentos e as relações que guardam entre si. A Microeconomia é um ramo da ciência econômica mais voltada ao estudo do comportamento das unidades de consumo representadas pelos indivíduos e famílias. Ao estudo das empresas suas respectivas produções e custo e ao estudo da produção e preços dos diversos bens, serviços e fatores produtivos (Garófalo, 1998, pág. 69).

2.1 inflação

A inflação é um fenômeno importante com efeitos negativos para a economia. Atualmente deixou de ser apenas objeto de estudo, mas analisada em diversas competências da teoria econômica. A inflação não é a simples subida de preços, em economia os preços são gerados pelos motivos de oferta e procura e o fato do preço aumentar não significa que se perca poder de compra, por que a partir deste aumento podem verificar-se diminuições nos preços de outros produtos e assim acontecer à substituição dos mesmos, ou seja, ela diz respeito ao processo persistente erelativamente generalizado do aumento dos preços em vigor numa dada economia, observado ao longo de um dado período de tempo.

Desta forma a inflação pode surgir quando existe uma procura excessiva relativamente aos bens disponíveis. A inflação está associada a fatores com origem na procura e na oferta agregada, alguns defendem que a inflação é gerada pelo excesso de procura, ou seja, os preços subirão se, em média, a procura agregada aumentar ou se a oferta agregada diminuir.

2.1.1 TAXA DE JUROS

Desde meados dos anos de 1990, quando enfim curou a febre inflacionária, o Brasil segue fortalecendo sua economia e consolidando suas instituições financeiras. Um dos cuidados que o país tem tomado para se manter economicamente saudável é um controle rigoroso contra uma nova disparada da inflação. Para isso, o principal instrumento que tem em mãos às autoridades financeiras é a taxa de juro. Ao alterá-la o banco central é capaz de aquecer ou desaquecer a economia e influenciar nos principais indicadores de crescimento do país.

2.1.1.1 TAXA DE CÂMBIO

A taxa de câmbio é expressa em unidades de uma moeda em relação à unidade de outra moeda. Por exemplo, 2,30 reais por um dólar. Se a quantidade de unidades de determinada moeda necessárias para se adquirir outra moeda aumentar, diz-se que esta moeda se desvalorizou ou se depreciou em relação àoutra; caso essa quantidade se reduza, diz-se que a moeda apreciou ou valorizou em relação à outra.

A variação da taxa de câmbio pode ser influenciada por fatores domésticos, como a posição das reservas cambiais, a situação do balanço de pagamentos, ou a condução da política econômica. Fatores externos também podem interferir na taxa de câmbio, como a evolução das taxas de juros internacionais, pois podem determinar o fluxo de moeda dos investidores.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS APLICADOS À GESTÃO EMPRESARIAL

No mundo globalizado, tem-se a necessidade das empresas buscarem instrumentos de apoio capazes de proporcionar maior segurança e agilidade ao processo de tomada de decisões. Alguns dos instrumentos de auxilio as organizações são a contabilidade gerencial e a contabilidade de custos, das quais se espera subsídios a questão empresarial, no que tange aos processos de controle e tomada de decisões. Os métodos quantitativos empregados pela indústria com finalidade de controlar e avaliar os estoques tem evoluído desde a revolução industrial. Tendo como forma de ampliar ou potencializar a capacidade gerencial dessa metodologia de custeamento, enquanto prestadora de informações voltadas para o processo decisório nas empresas.

3.1 MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL

A média, assim como a mediana e a moda são medidas de tendência central,ou seja, são usadas para indicar um valor que tende a tipificar, ou a representar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com