TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO FILME CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS

Por:   •  11/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.513 Palavras (7 Páginas)  •  1.142 Visualizações

Página 1 de 7

RESENHA CRÍTICA DO FILME CAÇADORES DE OBRAS PRIMAS

Caçadores de Obras Primas conta a história de um distinto batalhão formado por sete pessoas,a maioria sem experiência miitar,  liderado por um tenete americano e especialista em obras de arte, chamado Stoker, que em pelo final da Segunda Guerra Mundial tem a missão de ir a Alemanha e recuperar das mão dos nazistas ladrões todas as mais belas  importatntes obras de arte, e devolvê-las a seu lugar de origem, seja ele um museu, uma igreja ou a casa de uma família judaica. Uma missão  quase impossível com obras espalhadas em terras inimigas e uma ordem de Hitler para destruir tudo caso ele morresse.

No filme nos é mostrado que para se destruir ou sobrepujar uma nação, para se ter a hegemonia mundial, não basta apenas invadir seu território, aniquilar suas estruturas e seu povo, mas també riscar da história toda sua memória cultural. Hitler queria a hegemonia sobre as demais nações, queria a supremacia da “sua nação” não somente através de meios militares, mas também detendo em suas mão a cultura, o que o faria ainda mais hegemônico sobre outros povos.

Os “Caçadores de obras primas” tem muita dificuldade, pois enfrentava a resistência do exército que combatia na guerra, que não concordavam em se arriscar para recuperar as obras roubadas. Auxiliados por Claire Simone, uma espiã e funcionária do museu do Louvre em Paris, os “Caçadores” conseguem informações valiosasda localização de importantes obras roubadas. Tendo duas baixas em seu grupo e tendo que correr para recuperar as obras antes dos russos, que também tinham interesse em se apossar das obras, também como forma de se ter a hegemonia, o batalhão do tenente Stoker consegue, depois de muita dificuldade recuperar as obras que estavam em uma mina, e devolvê-las aos seus lugares de origem.

Filme grande, chato, mas que mostra a importância de se ter a hegemonia também através da detenção da cultura e história das nações. E se analisarmos a obra cinematográfica, podemos perceber também a imposição da cultura americana com seus filmes ” hollywoodianos” onde é mostrado os E.U.A como o grande salvador e “mocinho” da história, querendo criar também uma forma de hegemonia cultural e comportamental em cima de outras nações.

1) O SIGENIFICADO DE HEGEMONIA E SEUS INSTRUMENTOS DE ATUAÇÃO, BEM COMO BLOCO HEGEMÔNICO?        .

Hegemonia significa preponderância de alguma coisa sobre outra. É a supremacia de um povo sobre outros povos, ou seja, a superioridade que um país tem sobre os demais, tornando-se assim um Estado soberano.

           O Estado que detém a hegemonia possui influência em diversas áreas, especialmente em termos econômicos, culturais, poder militar, como armas, aviões, munição, e etc. A hegemonia também pode ser em termos políticos.

A hegemonia começou na Grécia Antiga, quando três cidades se diferenciaram das demais: Esparta, Atenas e Tebas, então o rei da Macedônia resolveu invadir a Grécia, e acabou unindo-se a outros países para derrubar a hegemonia marítma que a Grécia detinha, e assim a Macedônia conseguiu hegemonia político-militar.

Um político e cientista italiano chamado Antonio Gramsci formulou o conceito de hegemonia. Para Gramsci, hegemonia é o domínio de uma classe social sobre as outras, em termos ideológicos, em especial da burguesia com as classes de trabalhadores.

A hegemonia cultural é um conceito que indica uma preponderância de uma cultura em relação a outras. Não significa que essa cultura é superior a todas as outras, mas que é seguida pela maioria e tem um impacto sobre outras culturas, causando muitas vezes modificações nelas. É o exemplo da cultura americana, que influenciou de forma muito forte a cultura ocidental.

A hegemonia mundial mudou várias vezes ao longo dos séculos, tendo passado por vários impérios,desde o século XX, os Estados Unidos da América exercem a sua hegemonia no mundo.

2) COMO SE CONQUISTA, MANTÉM OU PERDE-SE A HEGEMONIA E POR QUAIS INSTRUMENTOS ELA SE MANIFESTA?

A Hegemonia é conquistada através do poder que uma ou mais nações exercem sobre as demais em diversas áreas como, economia, cultura, militar, política, entre outras. Para se manter a hegemonia deve sempre se ter nas mãos alguma área onde a nação se mantenha soberana sobre as outras, principalmente economica, cultural e política, perdendo essa supremacia, perde-se a hegemonia. Os instrumentos pelos quais a hegemonia se manifesta são as mais diversas desde, filmes, músicas, armamento e todas as formas de soberania de uma nação sobre as outras.

3) QUAL A INTERAÇÃO QUE PODE HAVER ENTRE HEGEMONIA E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS, EM ESPECIAL ENTRE OS ESTADOS?

Hegemonia é a capacidade de que um grupo social possui para exercer uma função de direção política e moral na sociedade. Transpondo esse conceito para a política mundial e relações internacionais, seria a capacidade de um Estado, de convencer outros Estados a seguir um conjunto de idéiase instituições preconizados por esse Estado dirigente. Então a interação entre Hegemonia e relações internacionais é completamente estreita, se um Estado detém a Hegemonia e é preponderante sobre outros, a relação entre essas nações será extremamente relevante no âmbito internacional.

4) A PARTIR DA PERSPECTIVA DO FILME APRESENTADO, EM QUE SENTIDO A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL SE RELACIONA COM A HEGEMONIA NO CENÁRIO MUNDIAL?

A Segunda Guerra Mundial foi importante para se determinar a hegemonia no cenário mundial atual, comsolidando os E.U.A como a nação que exerce maior hegemonia sobre as demais nações. A hegemonia era buscada na Segunda Guerra, as nações queriam nada mais do que o domínio da sua classe sobre as outras. Quando Hitler roubou as mais importantes obras de arte mundiais, ele queira para si toda influência mundial em suas mãos, detendo também a representação cultural que esas obras tinham mundialmente. Com a vitória do grupo dos E.U.A na segunda grande guerra, e a importância que eles tiveram na guerra, só veio a crescer a hegemonia que exercem em todo o cenário mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (100 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com