TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OiPara A Antropologia O Jogo E A Competição são Funções Culturais. A Cultura Surge Em Forma De Jogo, A Cultura é Jogada.

Ensaios: OiPara A Antropologia O Jogo E A Competição são Funções Culturais. A Cultura Surge Em Forma De Jogo, A Cultura é Jogada.. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/6/2014  •  377 Palavras (2 Páginas)  •  780 Visualizações

Página 1 de 2

Para a Antropologia o jogo e a competição são funções culturais. A cultura surge em forma de jogo, a cultura é jogada.

TÍTULO: HOMO LUDENS: O JOGO COMO ELEMENTO DA CULTURA

AUTOR: HUIZINGA,J.

EDITORA: PERSPECTIVA

LOCAL E ANO DE PUBLICAÇÃO: SÃO PAULO,1980

BIOGRAFIA : HUIZINGA,J foi professor e historiador holandês nascido em Groningen, Países Baixos, especialista holandês em línguas e literaturas hindus e estudioso das transformações culturais como da mentalidade medieval no último reduto do feudalismo, a Borgonha do século XV, e também da crise moral, intelectual e estética que acompanhou a crise política dp período pré-nazista. Estudou nas universidades de Groningen e Leipzig e lecionou literatura em Haarlem, Groningen e Leiden. Reitor da Universidade de Leiden quando os alemães ocuparam os Países Baixos(1942), foi detido e confinado em De Steeg, perto de Arnhem, onde morreu. Conhecido por seus trabalhos sobre a última etapa da Idade Média, a Reforma e o Renascimento, durante sua atividade como intelectual construiu uma reputação por toda a Europa. Considerado o fundador da moderna história cultural, suas obras mais conhecidas foram Herfsttij der Middeleeuwen(1919), sua obra clássica e mais conhecida, traduzida como O outono da Idade Média, Erasmus(1924), uma monumental biografia do humanista Erasmo de Rotterdam, In de shaduwen van Morgem(1935), sobre a crise moral, intelectual e estética que acompanhou a crise política do período pré-nazista, e Homo Ludens(1938), onde propunha um novo modelo de civilização, e sua principal contribuição social.

O texto apresenta como tese central que o jogo é uma realidade originária e corresponde a uma das noções mais primitivas e profundamente enraizadas em toda a realidade humana, sendo do jogo que nasce a cultura, sob a forma de ritual e de sagrado, de linguagem e poesia, dando assim a qualidade de competição também nas artes de discurso e pensamento, bem como no tribunal judicial, na acusação e na defesa, também na do combate e no da guerra. O jogo é mais primitivo do que a cultura, pois é uma das coisas que os homens compartilham com os animais.

Assim é reconhecido que o jogo exista como um fato relacionado à cultura, o jogo pode dar-se fora da cultura humana, como no caso dos animais.

Para a Antropologia o jogo e a competição são funções culturais. A cultura surge em forma de jogo, a cultura é jogada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com