TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

De Acordo Com A Antropologia Filosófica, O Homem Deve Ser Entendido De Forma Integral, Ou Seja, não Fragmentada. Posto Isso, Como As Diferentes Dimensões Constitutivas Do Ser Humano (corpo, Psique E Espírito) Unificam-se?

Monografias: De Acordo Com A Antropologia Filosófica, O Homem Deve Ser Entendido De Forma Integral, Ou Seja, não Fragmentada. Posto Isso, Como As Diferentes Dimensões Constitutivas Do Ser Humano (corpo, Psique E Espírito) Unificam-se?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  754 Palavras (4 Páginas)  •  1.837 Visualizações

Página 1 de 4

De acordo com a Antropologia Filosófica, o homem deve ser entendido de forma integral, ou seja, não fragmentada. Posto isso, como as diferentes dimensões constitutivas do ser humano (corpo, psique e espírito) unificam-se?

É preciso dizer que a antropologia filosófica refuta as formas de dualismo antropológico de Pla¬tão ou Descartes, nem aceitando, também, o monismo naturalista, que se restringe na ideia materialista, pois isso da uma ideia de reducionismo.

A Antropologia Filosófica versa que o homem é uma união das duas dimensões que o formam, sendo o espírito a autoconsciência de si mesmo, de onde parte a compreensão do sentido e das metas, fins, ideais e a capacidade de atuar além de prefixações, pois o espírito é uma substância sem limites materiais ou espaciais.

A antropologia filosófica expõe que as três dimensões do homem, o psíquico, o orgâni¬co e o espiritual, integram um sistema superior, que é a estrutura hu¬mana. O psíquico difere do espírito, e muitas das vezes, é designado pelo termo alma, que indica os fenômenos psíquicos, e uma relação entre o homem e Deus; dizer que o homem tem alma é dizer que o homem foi criado por Deus, que é alguém diante do Criador.

Pra entendermos um pouco mais sobre as dimensões humanas temos:

São 4 (quatro) as dimensões da pessoa humana:

1-Biológica: Tudo o que se relaciona ao corpo físico da pessoa, ou seja, o seu biótipo, suas formas e funções fisiológicas enquanto vivos. Contudo, de forma prejudicial, essa dimensão sofre influencia do poder midiático atual, onde foi criado um certo “padrão de beleza” com base naquilo que chamam por “estar na moda” e “estar belo”. Regras as quais são difundidas, massivamente, por programas de televisão, como nas novelas, e em revistas relacionadas ao assunto “beleza”. Podemos afirmar ser esse “padrão” prejudicial à sociedade num todo, pois, quem, por uma razão ou outra, não estiver “dentro dessas regras de beleza”, tenderá a se sentir inferior, ou até mesmo, tenderá a despender muito do seu dinheiro para tentar se enquadrar a esses “conceitos genéricos e restritivos de beleza”, a fim de ele se sentir “aceito” junto ao meio social. Podemos até dizer, que a restrição de valores sobre o que deve ser aceito ou não, apregoada por essa mídia demagógica e hipócrita atual, do corpo humano, está gerando, paralelamente, uma forma de preconceito entre as pessoas no meio social, pois gera desconforto para as que, por algum motivo, não estão enquadradas nesses “padrões” ditos como regra.

2-Psicológica: Ela nos remete ao que os filósofos gre¬gos chamam de anima, que, se traduz como alma; aquilo que dá vazão aos nossos sentimentos. A pessoa vive pela sua interiori-dade, ou seja, a sua essência, que faz da pessoa única psicologicamente. Filosoficamente, só eu sou eu. Todos podemos ser, exatamente iguais no nosso biótipo, mas o que nos difere é a nossa essência, a nossa maneira de enxergar o mundo. É necessário dizer, que a nossa essência sofre as influencias do meio social em que vivemos, através da família, da mídia que, diga-se de passagem, é extremamente demagógica e hipócrita na maioria dos seus “apregoamentos”, também da escola, do grupo dos amigos etc. Tudo isso confere a nós uma maneira própria de pensar e ser. Além,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com