TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL é a relação da cultura organizacional e a cultura da pessoa e COMO ela influencia o ambiente organizacional?

Por:   •  9/3/2016  •  Resenha  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 2

A Cultura organizacional está diretamente ligada a cultura das pessoas que lá trabalham e também da sociedade onde se encontra. Sabe-se que uma mesma empresa não consegue oferecer o mesmo produto em todos os mercados. É necessário se adequar ao público-alvo e também ao tipo de mão de obra disponível. Empresas multinacionais vivenciam mais esse tipo de situação. Um grande exemplo são as adaptações que as redes de fastfood norte-americanas tem que fazer no seu mix e até na forma de gerir seus colaboradores para abrir filiais ou franquias em países asiáticos, por exemplo. A cultura do cliente, ou seja, seus hábitos alimentares, suas crenças, entre outros são fatores cruciais para a aceitação do produto e o sucesso dos negócios. Deve existir uma flexibilidade na cultura da empresa para que se possa atender todos os clientes o possibilitar um ambiente favorável aos seus colaboradores.

Cultura Organizacional trata-se da forma como a empresa segue suas diretrizes, seus valores, sua missão, seus costumes, hábitos e crenças.

Sendo assim, os colaboradores desta determinada empresa precisam se sentir confortáveis com estas características, podendo trabalhar e atuar com compromisso e atender às necessidades da empresa em busca de seus objetivos.

É por esta razão que a MISSÃO de uma empresa não está direcionada para conhecimento de seus clientes, ela tem o objetivo de direcionar o comportamento adequado dos colaboradores, eles devem prosseguir dentro da Cultura Organizacional de sua empresa.

Por nosso País ser muito extenso, colonizado por vários povos e com a crescente imigração, há uma diversidade de etnias, crenças, religiões e costumes, e que estão presentes dentro das empresas, com isso não é fácil seguir um modelo sólido de administração de pessoal, fazendo com que as empresas tendem a se adaptar cada vez mais com essas diferenças. Podemos citar como exemplo a grande quantidade de Haitianos, Angolanos que muitos com nível superior estão trabalhando por um salário mínimo para sobreviver. Hoje com o fácil acesso a informação por parte da maioria dos trabalhadores, os administradores devem estar muito mais preparados e com boa formação para poder gerir seus funcionários dentro da lei e conseguir produtividade e resultados, pois com a crise se alastrando, o lucro das empresas está reduzido, e tendendo a contenção de despesas por parte dos Empresários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com