TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREGAÇÃO SALMO 23 SERIA

Por:   •  25/10/2018  •  Dissertação  •  764 Palavras (4 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 4

SÉRIE SALMOS 23

TEXTO: Salmos 23: 1 - 6

TEMA: O meu pastor é o Senhor!

INTRODUÇÃO

        Este Salmo é popularmente conhecido, pendurado em paredes de salões de beleza, sorveterias, oficinas e lares de famílias, esta oração bíblica acompanha as pessoas em seu dia a dia. Embora existam centenas de outras orações bíblicas, as palavras do Salmo 23, facilmente, ganham a preferência quando alguém está à procura de conforto espiritual. Uma razão para a preferência talvez se encontre na circunstância de a oração ser relativamente curta. Seis versículos apenas. Na versão hebraica, cinquenta e seis palavras. Com um mínimo esforço, é possível decorar as palavras do Salmo 23.

DESENVOLVIMENTO

        Começa por “um Salmo de Davi”. O Salmo 23 faz parte do primeiro “Saltério de Davi” (Sl 3–41), sendo que os salmos atribuídos a este rei formam cinco grupos no livro dos Salmos (Sl 3-41; 51-72; 101-103; 108-110; 138-145). Temos conhecimento de 73 Salmos escritos por Davi. Davi, originalmente, era um pastor de gado miúdo (cf. 1Sm 16,11). Mais tarde, porém, recebeu a tarefa de pastorear seu povo (cf. Sl 78:71-72).

        Como vimos Davi viveu como pastor de ovelhas antes assumir o trono de Israel, foi neste tempo segundo a opinião de muitos que Davi escreveu Salmos 23, embora tenhamos teólogos que afirmam que Davi escreveu em outro tempo.

No Antigo Israel, o trabalho do pastor é descrito como uma luta árdua e, às vezes, dramática, a fim de garantir a permanência do rebanho. Basta lembrar as palavras que Jacó dirige a Labão, seu sogro: Eis que são vinte anos que eu estou contigo. Tuas ovelhas e tuas cabras não abortaram. E não comi nenhum carneiro de teu gado miúdo. Não fiz chegar um animal despedaçado a ti, mas eu o compensava. Procuravas de minha mão o que fora furtado de mim durante o dia e o que fora furtado de mim à noite. Durante o dia, o calor me comeu e, à noite, o frio. E meu sono fugiu de meus olhos (Gn 31,38-40). Com outras palavras: a vida do pastor não pode ser caracterizada como algo romântico. Pelo contrário, trata-se de um trabalho exigente e perigoso.

A ovelha geralmente é um animal que não aceita facilmente a troca de proprietário, ela se acostuma tanto com o anterior que fica deprimida com sua ausência, por isso é costume é vender ovelhas adultas para o matadouro e nunca para o outro pastor. Para remediar essa situação, a estratégia é colocar um co-pastor junto do rebanho e assim será possível superar a ausência do primeiro.

Como vemos a relação pastor-ovelha é bem mais forte do que podemos imaginar, dai a beleza de sermos considerados poeticamente ovelhas que podem chamar o Deus altíssimo de o meu pastor, aquele que garante que nada faltará.

O SENHOR É O MEU PASTOR

 

Ao começar a falar com Deus, ele escolhe o nome pessoal de Deus.  YHWH – Nome pessoal, o Eterno. Nome que sustenta a relação e aliança de Deus. E então Davi chama de MEU pastor. Isso para nós parece algo comum. Todavia no mundo antigo, onde a comunidade tem muito mais valor que o individuo, isso é um passo valioso, é forte dizer que o Eterno é o MEU pastor, uma apropriação, bastante significativa e nessa aproximação ele diz a próxima frase, nada me faltará, O enfoque do texto é que de nada eu terei falta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (86.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com