TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedro é a pedra da igreja?

Por:   •  11/11/2015  •  Artigo  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

Pedro é a pedra da igreja?

Mateus 16: 15 – 18

16 Respondendo Simão Pedro, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

17 Então, Jesus lhe afirmou: Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus.

18 Também eu te digo que tu és *Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

[...]

22 E Pedro, chamando-o à parte, começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá.

23 Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das dos homens.

1 Pedro 2:4-6

4 Chegando-vos para ele, a *pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,

5 também vós mesmos, como *pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo.

6 Pois isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.

1-) Ao analisar o texto, vejamos que Jesus atribuiu uma figura de linguagem, no texto seguinte evidência essa atribuição, qual é ela?

R: Nos versículos seguintes Jesus ele começou a explicar a seus discípulos que era necessário que Ele morresse, Pedro chamou a atenção de Jesus para repreendê-lo.  E então Jesus v.22, o locativo está sendo usado referente a Pedro, mas Pedro é o próprio, a personificação do Satanás? Não!  Jesus usa de figura de linguagem (metonímia) para se referir a o que ele Pedro disse e não ao próprio Pedro. E esse uso parece muito obvio, que é o mesmo no versículo anterior, o qual rocha não é Pedro, mas o conteúdo da declaração de Pedro, “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, Ele não cria uma oposição.

2-) Pedro, então poderia ser a pedra da Igreja?

R: Claramente, não. Pedro é atribuído como petros, que siginifica uma pedra pequena, pedregulhos. O qual seria impossível a igreja estar estabilizada.

3-) Quem é a pedra fundamental?

R: Cristo, Ele é a rocha. A pedra angular, o único qual de modo algum será envergonhado. Ela não é tropeço, ela é firme e inabalável.

4-) Qual é a correlação a da pedra  no contexto da igreja e a jovens como nós, na sociedade atualmente? [pic 1]

R: Nossa função como “petros”, é

continuar o trabalho que a pedra

angular começou, afinal, Ele era a

 base de algo, e essa algo é a

construção que cada um de nós devemos formar juntos, seguindo os passos daquele que nos formou.

A pedra que era Pedro e a pedra que era Cristo.

As construções antigas a pedra angular, era a pedra fundamental, a primeira a ser assentada na esquina do edifício, botava-se ela no canto da construção, o qual ela formava um ângulo reto entre duas paredes, seria para definir toda a colocação das outras pedras e alinhar toda a construção, a pedra angular é o elemento essencial, que dá resistência, aquilo que da fundamento a construção. Nos dias de hoje, a outras formas, mas naquela época era o único método utilizado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (117.6 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com