TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pentateuco I

Exames: Pentateuco I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  3.092 Palavras (13 Páginas)  •  571 Visualizações

Página 1 de 13

ANTIGO TESTEMENTO I – PENTATEUCO

Prof. MSc. Hamilton Jeremias

Livro de Genesis

O livro de Gênesis constitui a primeira seção da Tora ou livro da Lei. Em Hebreu este livro é chamado Bereshith, (no começo), vocábulo derivado das palavras iniciais do livro. O nome português originou-se da Septuaginta (grego=génesis), por intermédio da Vulgata Latina. Em conformidáde com o conteúdo do livro, o vocábulo «gênesis» significa «começo»

Há um número de problemas que se relacionam com o Livro de Gênesis que são tratados em artigos separados. Estes artigos, além de examinar os problemas, acrescentam muitas informações sobre os assuntos do livro. Talvez a maior dificuldade do livro seja a historicidade dos acontecimentos narrados, antes do tempo de Abraão. Ver Cosmogonia, Cosmologia, Criação, Antediluvianos, Dilúvio, Éden, Cronologia e Adão.

Esboço:

I. Importância do Livro

II. Composição

III. Conteúdo

IV. Teologia

V. Descobertas Arqueológicas

VI. Considerações Finais

I. Importância do Livro

A importância do livro de Gênesis tem sido acentuada do ponto de vista de três aspectos principais: teológico, literário e histórico.

1. Teológico. O livro de Gênesis contém grande teologia e deve ser considerado como o «começo de toda teologia». Os principais conceitos de Deus como um ser supremo, onipotente, e extremamente sábio, são introduzidos neste livro. Gênesis oferece também um tratamento teológico às questões da origem do mundo, origem do homem, origem do pecado, e aos problemas da queda do homem do estado de graça, do plano de redenção, do julgamento e da providência divina. O livro narra como um remanescente da raça humana foi providencialmente poupado e preparado de maneira tal a permitir o crescimento do plano de redenção, sob a direção do Pai, para toda a humanidade.

2. Literário. O livro de Gênesis é considerado uma das grandes obras literárias de todas as épocas. Seu autor descreve as atividades de Deus como guia da criação e da história de maneira vigorosa. Os contos individuais, verdadeiras obras-primas de narrativas interessantes e intensas, são entrelaçados inteligentemente, não prejudicando assim a unidade do tema. O livro segue um plano lógico e em geral evita detalhes desnecessários. Seus personagens são apresentados não como figuras mitológicas mas como seres humanos reais, passíveis de faltas e de virtudes. Quem escreveu Gênesis observou a vida de duas perspectivas: exterior e interior. Do lado exterior ele considerou as coisas materiais; do lado interior ele considerou os desejos, as ambições, as alegrias, as tristezas, o amor e o ódio. — Os assuntos tratados no livro incorporam uma rara combinação do simples com o complexo. Temas vitais para o homem envolvendo suas mais profundas necessidades e aspirações, são tratados de maneira extremamente simples, quase infantil. Este fato é importante no sentido de que a mensagem do livro pode ser captada até mesmo pelos menos instruídos.

A importância literária desse livro é ainda ressaltada pelas freqüentes referências feitas a ele nos outros livros das Escrituras. Segundo afirmam alguns, Gênesis é o alicerce mesmo dos outros livros do Pentateuco.

3. Histórico. Como história, os primeiros capítulos de Gênesis ilustram somente o status da cosmologia hebraica daquela época. Do capítulo 12 em diante, por outro lado, o caráter histórico do livro é fortalecido. A autenticidade da história patriarcal e do autor é evidente nesses capítulos. Nem as falhas na história de Abraão, nem os pecados crassos dos filhos de Jacó (dentre os quais os pecados de Levi, o progenitor da raça sacerdotal), foram ocultados.

O mesmo autor cujos princípios morais são tão censurados pelos antagonistas de Gênesis, com relação ao relato sobre a vida de Jacó, produz na história de Abraão, uma figura de grandeza moral que somente poderia ter-se originado em fatos reais.

A fidelidade do autor se manifesta principalmente:

1. na descrição da expedição dos reis da Alta Ásia para a Ásia Ocidental;

2. nos relatos a respeito da pessoa de Melquisedeque (Gên. 14);

3. na descrição dos detalhes circunstanciais envolvidos na compra de um cemitério hereditário (Gên. 23);

4.na genealogia das tribos árabes (Gên. 25);

5. na genealogia de Edom (Gên. 36);

6. e nos impressionantes detalhes que são entretecidos com as narrativas gerais.

Na história de José a história patriarcal entra em contato com o Egito; e quanto asnarrativas fornecidas pelos escritores clássicos antigos, bem como os monumen¬tos do Egito, acrescentam esplêndidas confirmações. Por exemplo, o relato apresentado em Gên. 47:13-26 descrevendo como os Faraós se tornaram proprietários de todas as terras, exceto aquelas pertencentes aos sacerdotes, é confirmado pelos escritos de Heródoto (11.109), e de Diodoro Sículus (1.73). O método de embalsamamento descrito em Gênesis 1 concorda inteiramente com a descrição de Heródoto (11.84).

Submetendo-se o livro de Gênesis a um exame minucioso, outros dados similares podem ser encon¬trados. Do ponto de vista crítico, Gênesis é considerado uma fonte primária da história antiga.

II. Composição

A unidade de composição não só do livro de Gênesis, mas de todos os livros do Pentateuco, tem sido um tema controvérsia entre os críticos. O caso de Gênesis tem sido particularmente investigado, e como a questão da unidade do livro está intimamente relacionada com o problema de autoria, apresenta¬remos a seguir, duas Unhas principais de pensamento sobre o assunto: 1. o ponto de vista conservativo, 2. o ponto de vista crítico.

1. Ponto de Vista Conservativo. A teoria conservativa reivindica que o livro de Gênesis foi recebido por Moisés como revelação direta de Deus, pois Moisés evidentemente tinha contatos imediatos com Deus. Defendendo a teoria da autoria mosaica os conservativos oferecem os seguintes argumentos:

a. Considerando as evidências internas que provam que Moisés escreveu pelo menos algumas porções dos livros do Pentateuco,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com