TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Pentateuco

Por:   •  17/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  427 Palavras (2 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB

DISSERTAÇÃO

TEMA: QUEM É O AUTOR DO PENTATEUCO?

ALUNOS:   MICHEL DE SÁ CORREIA

PETRÓPOLIS

2015

Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB

DISSERTAÇÃO

TEMA: QUEM É O AUTOR DO PENTATEUCO?

Dissertação apresentada como exigência do curso de Graduação em Teologia da Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia da CGADB

Matéria : Introdução ao Antigo Testamento

Professor Dafnis Silva

QUEM É O AUTOR DO PENTATEUCO

Em teoria o Pentateuco é uma compilação de vários documentos, escritos em lugares e épocas diferentes, bem depois do tempo de Moisés. Jean Astrunc (Médico francês) começou um estudo sobre o porquê de Deus ser chamado de Elohim em Gêneses 1, e Jeová (Javé) em Gênesis 2. Em seu livro, Jean procurou explicar o fenômeno (1).

Várias teorias foram geradas em cima desse estudo uma delas a de que o Pentateuco é dividido em fases denominadas JEP:

J – Escrito em cerca de 850 a.C. por um escritor desconhecido do Reino Unido do Sul de Judá. Tinha interesse especial na biografia pessoal, caracterizada por delineações vividas de caráter fazia alusão a Deus.

E – Escrito em 750 a.C. por um escritor do reino do Norte de Israel. Foi mais objetivo que J, com menos subjetividade. Buscava dar mais concretude as informações.

P – Composto em várias etapas, desde Ezequiel, com seu Código de Santidade (Lv 17 – 26) em cerca de 570 a.C. até Esdras.

Muitas contradições e reviravoltas caracterizam o desenvolvimento dessas teorias, mas em nada provam a veracidade das informações.

Nos últimos anos estudos e descobertas têm provado muitas das afirmações do AT, sustentando a probabilidade da autoria de Moisés (2). Isto porque a maioria de todos os achados demonstram que somente alguém que viveu na época em que a Bíblia afirma ter Moisés vivido poderia ter sabido e escrito sobre os fatos destes livros.

Portanto, lendo as escrituras (Bíblia) o problema com relação à autoria dos cinco primeiros livros está resolvido, pelo menos, na visão do Deus-homem Jesus Cristo. Jesus deixou claro que Moisés escreveu estes livros do Pentateuco (cf. Mc 7.10; 10.3-5; 12.26; Lc 5.14; 16.29-31; 24.27; Jo 7.19,23). Em João 5.45-47, Jesus afirma – “Não penseis que eu os acusarei perante o Pai; quem vos acusa é Moisés, em quem tendes firmado a vossa confiança. Porque se de fato crêsseis em Moisés, também creríeis em mim; porquanto ele escreveu a meu respeito. Se, porém, não credes nos seus escritos como crereis nas minhas palavras? ”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (201.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com