TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Personagem Bíblico Baraque - Imite sua himildade e coragem

Por:   •  14/4/2015  •  Resenha  •  552 Palavras (3 Páginas)  •  3.700 Visualizações

Página 1 de 3

Baraque —Seja corajoso e não busque a glória de homens

Baraque viveu na época dos juízes, em Israel. Um período difícil, pois com muita freqüência os israelitas eram escravizados pelos povos vizinhos. Quando a coisa realmente apertava, Jeová levantava um líder no meio do povo que comandava Israel até a vitória.

Baraque foi incentivado a defender Israel. E quem incentivou ele foi Débora, uma profetiza. O desafio era vencer Jabim, rei dos cananeus. A história bíblica deixa claro que Baraque apesar de ter reunido um bom número de soldados voluntários, precisou de duas qualidades para vencer a batalha: Coragem e humildade!

De que maneira Baraque demonstrou coragem?

Porque o arsenal dos inimigos incluía 900 carros de guerra equipados com foices de ferro nas rodas. E o arsenal dos Israelitas? Juízes 5:8 diz que  “Não se via nem escudo nem lança no exército de Israel.” Então os israelitas estavam praticamente indefesos! Exigia coragem entrar nessa batalha!

E de que maneira Baraque demonstrou humildade? De várias maneiras! Vamos ver algumas:

1º: No relato bíblico, quando Débora incentivou Baraque a ir para a guerra, notem qual foi a resposta dele em Juízes 4:8 (LER):

 Baraque estava sendo covarde? Pelo contrário. Sua resposta indicava que se sentia inadequado para cumprir a ordem de Deus sozinho. A presença da profetiza Débora daria a ele a certeza necessária de que Jeová estava com ele. Isso mostrou grande humildade de sua parte.

Outro momento que percebemos a humildade de Baraque foi quando precisou seguir orientações de guerra vindas de uma mulher! Baraque estava em um monte, onde os carros de guerra dos inimigos não conseguiam subir. Ou seja, Baraque tinha uma vantagem tática. Mas a profetiza Débora disse que eles deveriam descer do monte e ir para a planície, onde os carros de guerra dos inimigos teriam a vantagem! E agora!? Será que ele ouviria uma mulher e seguiria essa estratégia, confiando que se tratava de orientação de Jeová? Ou manteria sua própria estratégia?

Por demonstrar humildade, ele ouviu a orientação dela, desceu o monte e obteve a vitória. Segundo o historiador Josefo, ao que parece Jeová trouxe uma inundação, que teria atolado todos os carros de guerra do inimigo.

Há ainda outro motivo que mostra que Baraque era humilde. O motivo é que ele não buscava a glória de homens! Imagine que você fosse convidado a trabalhar em uma empresa com a condição que tudo que você fizesse de bom, não fosse colocado crédito pra você, mas para outra pessoa. Como se sentiria? Se sentiria feliz em aceitar o emprego? Isso aconteceu com Baraque: Notem Juízes 4:9 (LER)

Baraque foi para a guerra sabendo que, mesmo se vencesse, não receberia nenhuma glória, já que a glória iria para uma mulher que mataria o chefe militar inimigo. Será que isso o impediu Baraque de ter o zelo devido na guerra, ou o encheu de amargura, já que não receberia a glória nenhuma?

Certamente não. Baraque não buscava a glória de homens, e por isso travou a guerra sem nenhum tom de orgulho aceitando que não receberia glória pela vitória.

Reflitamos sobre como Deus abençoou Baraque por ele ter agido com fé e coragem e por não ter buscado a glória de homens. Esse belo exemplo pode muito bem nos motivar a agir quando recebemos uma designação desafiadora ou uma designação discreta onde não receberemos glória de homens, somente de Jeová.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (84.1 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com