TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo De Um Ato De Coragem

Artigos Científicos: Resumo De Um Ato De Coragem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  695 Palavras (3 Páginas)  •  1.229 Visualizações

Página 1 de 3

Certas situações do cotidiano fazem com que nós questionemos sobre nossas ações e decisões e nos perguntamos: Diante de tal situação, que atitude eu devo tomar? O que devo fazer? Como o outro reagirá diante da minha decisão? Estes questionamentos nos angustiam porque temos a nossa moral e a ética, fazendo com que organizemos a nossa ação baseadas em normas que nós mesmos e a sociedade consideramos mais apropriadas e justas.

No filme “Um Ato de Coragem”, quando o pai se vê desesperado ao saber que o filho precisa urgentemente de um transplante de coração caríssimo, pois tem pouco tempo de vida, e que após mobilizar várias ações para conseguir o dinheiro necessário este não é o suficiente exigido pelo hospital, ele acaba por encontrar como melhor meio de obter o transplante sequestrando o setor de emergência do hospital, tendo como refém o médico responsável pelo caso de seu filho e outros. Esse pai agiu de forma ética?

Embora a moral seja construída e internalizada de forma histórica e coletiva ela também é uma forma de comportamento relacionada com a consciência individual, podendo seus critérios chocarem-se com a moral de alguns da sociedade, como foi o caso deste pai desesperado para salvar a vida de seu filho. Ele não cumpriu com os valores da sociedade em que vive ao ameaçar pessoas e impedir-lhes a liberdade. Ele agiu de forma consciente e sabia que era responsável pelas consequências de tal ação, mas preferiu infringir a lei em nome do desejo em salvar a vida de seu filho, mesmo sabendo que seria julgado pela sua ação.

Aqui temos um exemplo de consciência e de senso moral. Algumas pessoas poderiam julgar os valores, os atos desse pai desesperado e até achar que sua ação foi justa e admirável, mas para a ética, nem todos os meios são justificáveis. No campo ético há valores e obrigações que formam o conteúdo das condutas morais, mas esse campo ético é diferente da moral, pois não lhe cabe formular juízo valorativo, mas sim explicar as razões e proporcionar a reflexão, contribuindo para a estabilidade da ordem social.

Outro fato que nos chama a atenção no filme um ato de coragem é sobre o comportamento do médico. Ele negou-se a realizar a cirurgia que seria urgente e decidiria pela vida de uma pessoa, pelo fato deste não ter condições de pagá-la e age de forma fria. Sabemos que todo grupo de profissionais possui um Código de Ética com normas de conduta próprias ao exercício profissional que mantém a credibilidade do grupo em questão, porém muitas vezes na prática há situações conflitantes que não basta aos profissionais recorrer a códigos e leis.

No caso do filme o transplante era totalmente inacessível para aquela família, não havia recursos públicos que dessem suporte a essas necessidades e não bastaria julgar o ato do médico por uma norma ou regra de ação, pois seria preciso saber das condições concretas nas quais o ato acontece, a fim de verificar se existe a possibilidade de opção e de decisão necessárias para que se possa imputar a responsabilidade moral, mas a forma fria como o médico lidou com aquele pai, mostrou que o mínimo que ele poderia fornecer era o respeito à dignidade do ser humano (suas crenças e valores), amor ao próximo e não só a impossibilidade congelante e amarga de fornecer seus conhecimentos técnicos para salvar a vida daquela criança.

O serviço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com