TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Negocios De Limpeza E Conservaçao

Exames: Plano De Negocios De Limpeza E Conservaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/7/2014  •  5.347 Palavras (22 Páginas)  •  840 Visualizações

Página 1 de 22

Plano de negócio empresa de limpeza e conservação

CURSO DE NOVOS NEGOCIOS

Professora : Lara Couto.

EMPRESA “SERVLIMP”

ALUNOS :

Rodrigo Coelho

George Bastos

Fabio Robson

Rozivaldo Alves

Welber Santos

Emanoel

W. Neto

Vitoria de Santo Antão 2013

EMPRESA: SERVLIMP

Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial da disciplina de novos negocios, ministrada pelo Professora Lara Couto.

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é demonstrar de forma clara e objetiva o estudo de desenvolvimento e implantação da SERVLIMP - uma empresa do setor de serviços de limpeza e conservação. Buscamos desenvolver um plano que demonstre um empreendimento que irá atender as necessidades do mercado no ramo de serviços de limpeza e conservação de forma geral.

É um tipo de negócio considerado rentável que se mostra ser de boa aceitação no mercado. Já que serviços de limpeza e conservação são atividades necessárias no dia -a -dia de qualquer pessoa/empresa.

Neste trabalho foi feito um estudo onde podemos observar que há uma tendência do crescimento do segmento de prestação de serviços de limpeza.

O aumento da competição e da exigência de clientes com a conservação e limpeza do ambiente das empresas contribuiu para que o desempenho de tais serviços, apesar de ser considerado acessório, fosse acompanhado com mais atenção.

A terceirização não significa deixar as atividades de apoio em segundo plano, mas justamente ao contrário, obter uma performance melhor através de prestadores de serviço especializados. O cliente que terceiriza busca uma solução externa para que possa se concentrar no core business de seu negócio. Com o tempo, são formadas parcerias estratégicas capazes de alavancar seus principais projetos e estimular o crescimento de ambas as empresas.

A empresa SERVLIMP como prestadora de serviço contribuirá para o desenvolvimento econômico e social, pois desempenha o papel de gerar empregos e renda para nossa região, tornando-se, assim, um instrumento de apoio à sociedade manauara.

ANÁLISE DO MERCADO

Segundo a FEBRAC - Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação mercado brasileiro de conservação e limpeza é composto por mais de 12 mil empresas, que faturam cifras superiores a robustos R$ 20 bilhões por ano e empregam cerca de 1,5 milhão de trabalhadores.

Geograficamente, o mercado está concentrado nas regiões Sul e Sudeste, com cerca de 72% das empresas prestadoras de serviço do setor. Quase 70% dos prestadores de serviço é micro e pequenas empresas, com menos de 20 funcionários.

O perfil destes empreendedores é formado por profissionais sem formação acadêmica, oriundos da área operacional de grandes empresas e multinacionais.

A pesquisa da FEBRAC identificou também nos empresários, carências de: gestão empresarial; planejamento tributário e financeiro; fluxo de caixa, gestão de recursos humanos; visão de negócio e planejamento estratégico de marketing.

A terceirização do serviço de conservação e limpeza é praticada por 50% das empresas privadas, compostas basicamente por grandes organizações como indústrias, bancos, condomínios comerciais, grandes escritórios, supermercados, shopping centers, terminais rodoviários, aeroportos, construções civies e grandes indústrias.

Mas o grande filão do negócio é mesmo o serviço público, com 90% de instituições que praticam a terceirização, representando 60% do faturamento do segmento de conservação e limpeza.

O mercado ainda possui elevado potencial de crescimento em pequenos e médios escritórios, pequenas empresas, hotéis, hospitais, instituições de ensino, indústrias alimentícias e condomínios residenciais. Só a cidade de São Paulo possui 35 mil condomínios residenciais e 5 mil comerciais. E somente 15% desses condomínios possuem serviços terceirizados.

Segundo a Pesquisa Nacional sobre Terceirização nas Empresas, realizada pelo Centro Nacional de Modernização (Cenam), o serviço mais terceirizado pelas empresas nacionais é justamente o de conservação e limpeza, com participação de 73% da amostra.

A efervescência do setor reflete-se na elevação do número de franquias, que cresce 30% ao ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), conservação e limpeza é o setor que mais ganha redes e lojas por ano, já atingindo mais de 2 mil unidades. O segmento tornou-se a porta de entrada para o mundo do franchising, possivelmente devido ao baixo investimento inicial requerido.

Outra pesquisa da Ação Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (Abrasse), com 2.850 empresas, concluiu que 62% dos empresários possuem dificuldades para encontrar um bom fornecedor terceirizado e 52% se queixaram da qualidade dos serviços prestados. Mesmo assim, 96% das empresas pretendem manter os serviços terceirizados, devido a benefícios como redução de custos e melhor desempenho da equipe interna. São fatores importantes que confirmam a excelente oportunidade de mercado para prestadores de serviços competentes e eficientes.

DESCRIÇÃO DO MERCADO DE FORMA ABRANGENTE (MACRO):

• Concorrentes: este mercado é disputado por empresas prestadoras de serviço de limpeza em geral, sendo que muitas prestam serviços exclusivamente para condomínios ou empresas, enquanto outras atendem pessoas jurídicas em geral. Além disso, existem muitas empresas que prestam serviços de vigilância e limpeza que também são concorrentes. Na região em que a empresa irá atuar estão instaladas duas empresas de limpeza. No entanto, teremos estrutura para prestar serviços de melhor qualidade.

• Clientes: os clientes deste tipo de negócio são muito diversificados, pois se caracterizam por empresas que optam por ter um quadro de empregados fixo e enxuto e que preferem transferir para terceiros esse tipo de atividade. A maior parte é formada por médias e grandes empresas.Outro segmento de clientes em potencial é constituído por mulheres que trabalham fora do lar, que necessitam de serviços de faxina.

• Fornecedores: os fornecedores são, essencialmente, empresas que vendem equipamentos para limpeza em escala empresarial e produtos de limpeza em embalagens para o mercado institucional e supermercados.

• Mensuração da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima que a empresa possa efetuar 200 limpezas mensais, desde as atividades mais simples, como a limpeza de um vidro, até limpezas de ambientes empresariais mais amplos.

• Segmento específico em que compete ou pretende competir: Inicialmente, a empresa pretende oferecer seus serviços para pessoas físicas e jurídicas.

• Comportamento do mercado em termos de crescimento: é um mercado em ascensão, uma vez que tem crescido a uma taxa entre 5% a 10% acima do PIB, segundo a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza).

• Lucratividade: a lucratividade é alta quando a empresa consegue atingir um conjunto de clientes que demandam um volume de serviços constante. A empresa já tem prospectado um conjunto de clientes que lhe permitirá um volume de negócios satisfatório.

PONTOS FORTES E FRACOS

Pontos Fortes (+) Pontos Fracos (-)

1. Soma dos serviços prestados. Beneficia favoravelmente a negociação com cliente. 1. Recrutamento de mão-de-obra. Alto investimento na qualificação de nossos profissionais.

2. Baixo custo e facilidade no pagamento. Pagamento com cartão de crédito.

3. Grandes promoções. Para estimular as pessoas a utilizar o serviço. Com isso podemos aumentar a carteira de clientes e fidelizá-los.

EXIGÊNCIAS LEGAIS ESPECÍFICAS

Para registrar uma empresa, a primeira providência é contratar um contador – profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas.

O contador pode informar sobre a legislação tributária pertinente ao negócio. Mas, no momento da escolha do prestador de serviço, deve-se dar preferência a profissionais indicados por empresários com negócios semelhantes. Para legalizar a empresa, é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições. As etapas do registro são:

• Registro de empresa nos seguintes órgãos:

- Junta Comercial;

- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

- Secretaria Estadual da Fazenda;

- Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;

- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada ao

recolhimento anual da Contribuição Sindical Patronal);

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

- Corpo de Bombeiros Militar;

- Visita à prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa (quando for o caso) para fazer a consulta de local;

- Obtenção do alvará de licença sanitária – adequar às instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (quando for o caso);

- Preparar e enviar o requerimento ao Chefe do DFA/SIV do seu Estado, solicitando a vistoria das instalações e equipamentos.

-As empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC, publicado em 11 de setembro de 1990, regula a relação de consumo em todo o território brasileiro, na busca de equilibrar a relação entre consumidores e fornecedores.

-Existem Resoluções RDC da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária que impactam diretamente nos insumos utilizados em uma empresa de Serviço de Conservação e Limpeza. Dessa forma, é importante uma atenção especial na compra de insumos que atendam essas Resoluções.

FICHA TÉCNICA

Tipo de Negócio: Serviços de limpeza e conservação

Setor da Economia: Terciário (serviços)

Ramo da Atividade: Prestação de serviços

Produtos: Serviços de limpeza doméstica/comercial

Razão Social: SERVLIMP LTDA.

Nome Fantasia: SERVLIMP

CNPJ: a definir.

Mercado Consumidor: Local.

Identidade Visual:

Logomarca da Empresa

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

VISÃO

Conforme Kanter e Waterman, a visão orienta a organização numa meta de longo prazo criando um compromisso consigo própria no intento de atingir o propósito declarado. Uma posição que a empresa pretende ocupar no futuro em seu mercado de atuação, com relação ao portfólio ou sua participação, sendo uma premissa básica no desenvolvimento do plano estratégico.

Visão da Empresa SERVLIMP: Ser a melhor e maior empresa de serviços de limpeza, conservação comercial e residencial destinados ao público em geral, sendo referencia de qualidade e seriedade no mercado.

MISSÃO

Segundo Kanter e Waterman, a missão é uma declaração ampla e duradoura de propósitos que individualiza a organização e distingue o seu negócio impondo a delimitação de suas atividades dentro do espaço que deseja ocupar no mercado de atuação.

Missão da Empresa SERVLIMP: Prestar serviços de limpeza institucionais com profissionalismo e qualidade, preservando a saúde de seus colaboradores e clientes, pelo uso de equipamentos e materiais confiáveis, que não agridam o meio-ambiente.

POLÍTICA DE VALORES

A SERVLIMP tem como valores fundamentais para o negocio a ética, integridade e compromisso com a sociedade, meio ambiente, governo, fornecedores, clientes e seus sócios.

Seus princípios são:

1. Ética;

2. Integridade;

3. Organização;

4. Honestidade;

5. Tratamento justo aos seus pares.

DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

A “SERVLIMP" é uma empresa dinâmica, que terá sua matriz em Manaus, na área de serviços de limpeza e conservação. Iremos nos distinguir por atender às solicitações dos nossos clientes com um alto nível de profissionalismo, eficácia, rigor e economia de tempo e meios, mas também por encontramos em diálogo com eles as soluções que melhor se adequam às tarefas que se nos apresentam, quer a nível funcional, quer a nível estético.

Não forneceremos apenas soluções conjuntas; inovaremos continuamente, colocando a nossa experiência e perspectiva ao serviço dos nossos clientes.

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

1. Nova visão de negócio;

2. Produtos/serviços de qualidade;

3. Implantação de sistemas de qualidade;

4. Otimização dos custos;

5. Mão-de-obra especializada;

6. Pontualidade na entrega do produto/serviço.

VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL

1. Inovação e melhorias nos produtos/serviços;

1. Qualidade dos serviços;

2. Novo foco de cliente, público-alvo diferenciado;

3. Técnicas de produção com menor custo;

4. Treinamento de funcionários;

5. Sistema de qualidade;

ORGANOGRAMA

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES EM GERAL

AÇÕES ESTRATÉGICAS

A definição das estratégias, segundo Porter (1991), é uma combinação dos fins (metas/missão) que a empresa busca e por meios (políticas) pelos quais está buscando atingir.

A figura a seguir mostra a Roda das Ações Estratégicas, onde no centro encontram-se os fins que pretende-se alcançar e nos raios localizam-se os meios pelos quais devem originar-se para que possam alcançar os fins para chegar ao objetivo.

Roda das Ações Estratégicas. (Poter, 1991)

PREMISSAS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As premissas adotadas para a formulação do plano estratégico podem ser agrupadas segundo dois conjuntos de análises: do ambiente externo e do seu ambiente interno.

No horizonte de análise das tendências de desenvolvimento da empresa, considerando sua interação e perspectivas de impacto, podemos observar as seguintes forças:

• Exigência crescente do mercado por padrões elevados de qualidade.

• Fortalecimento da gestão do conhecimento como principal diferencial competitivo.

• Busca constante de melhor qualidade de vida.

• Bom alinhamento político-administrativo nas esferas municipal, estadual e federal para os próximos anos.

• Demanda crescente e desenvolvimento de tecnologias de produção.

ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO

A nossa de estratégia se mostrará distinta da estratégia de distribuição utilizada por empresas que focam a venda de produtos, por se tratar de uma empresa de serviços a SERVLIMP terá a sua estratégia de distribuição apenas em sua sede.

A localização da sede da empresa será próximo a prédios e condomínios, o que facilitará distribuição dos nossos serviços.

ESTRATÉGIA DE PREÇOS

A SERVLIMP oferecerá aos seus clientes uma diferenciação no preço, tornando assim o preço de serviços mais competitivo.

A empresa terá como objetivo entrar no mercado com preços melhores do que os concorrentes, oferecendo no mercado um preço mais competitivo e mostrando que nossa empresa tem a mesma qualidade que as outras, aumentando assim, a procura por nossos serviços.

ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO

Políticas de Promoções

Muitas empresas no ramo da prestação de serviços de limpeza procuram divulgar seus serviços na lista telefônica e em sites de serviços na internet. Foi com base nesse tipo de promoção que a SERVLIMP também procurará oferecer seus produtos aos seus clientes.

As principais ações de marketing promocional serão:

1. Ação multidisciplinar:

Ações de marketing promocional que utilizam pelo menos três disciplinas de marketing, por exemplo: relações públicas, internet, merchandising, propaganda, marketing direto, etc.

1. Ação de patrocínio ou Tié-in:

Ações que utilizam entretenimento, esporte, turismo/viagem ou veículos de comunicação como principal método para promover um produto ou serviço.

1. Ações de marketing direto:

Ações de marketing promocional que utilizam o marketing direto como principal estratégia de comunicação para maximizar o retorno do investimento.

1. Ações com idéias e conceitos inovadores:

Ações que utilizam formas e idéias inovadoras em relação a canais de comunicação, tipos de incentivo, entre outros.

1. Ação com uso de mídia interativa:

Ações que utilizam meios de comunicação digitais/eletrônicos ou outra nova forma interativa para maximizar o retorno do investimento.

1. Ações em longo prazo:

Ações que utilizam estratégias de longo prazo e obtiveram impactos e crescimento/fortalecimento de marca, medido através dos objetivos traçados.

1. Ações de percepção de marca e experimentação:

Ações de marketing promocional gerando aumento do conhecimento/lembrança e/ou experimentação de um serviço, produto ou empresa.

1. Ações Business-to-business:

Ações direcionadas a novos distribuidores e clientes empresariais.

1. Ações de construção de marca:

Ações de marketing promocional com o objetivo de melhorar a imagem da marca e sua participação no mercado.

1. Ações beneficentes/ terceiro setor:

(Parte 1 de 2)

INTRODUÇÃO

O objetivo do presente trabalho é demonstrar de forma clara e objetiva o estudo de desenvolvimento e implantação da SERVLIMP - uma empresa do setor de serviços de limpeza e conservação. Buscamos desenvolver um plano que demonstre um empreendimento que irá atender as necessidades do mercado no ramo de serviços de limpeza e conservação de forma geral.

É um tipo de negócio considerado rentável que se mostra ser de boa aceitação no mercado. Já que serviços de limpeza e conservação são atividades necessárias no dia -a -dia de qualquer pessoa/empresa.

Neste trabalho foi feito um estudo onde podemos observar que há uma tendência do crescimento do segmento de prestação de serviços de limpeza.

O aumento da competição e da exigência de clientes com a conservação e limpeza do ambiente das empresas contribuiu para que o desempenho de tais serviços, apesar de ser considerado acessório, fosse acompanhado com mais atenção.

A terceirização não significa deixar as atividades de apoio em segundo plano, mas justamente ao contrário, obter uma performance melhor através de prestadores de serviço especializados. O cliente que terceiriza busca uma solução externa para que possa se concentrar no core business de seu negócio. Com o tempo, são formadas parcerias estratégicas capazes de alavancar seus principais projetos e estimular o crescimento de ambas as empresas.

A empresa SERVLIMP como prestadora de serviço contribuirá para o desenvolvimento econômico e social, pois desempenha o papel de gerar empregos e renda para nossa região, tornando-se, assim, um instrumento de apoio à sociedade manauara.

ANÁLISE DO MERCADO

Segundo a FEBRAC - Federação Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços de Limpeza e Conservação mercado brasileiro de conservação e limpeza é composto por mais de 12 mil empresas, que faturam cifras superiores a robustos R$ 20 bilhões por ano e empregam cerca de 1,5 milhão de trabalhadores.

Geograficamente, o mercado está concentrado nas regiões Sul e Sudeste, com cerca de 72% das empresas prestadoras de serviço do setor. Quase 70% dos prestadores de serviço é micro e pequenas empresas, com menos de 20 funcionários.

O perfil destes empreendedores é formado por profissionais sem formação acadêmica, oriundos da área operacional de grandes empresas e multinacionais.

A pesquisa da FEBRAC identificou também nos empresários, carências de: gestão empresarial; planejamento tributário e financeiro; fluxo de caixa, gestão de recursos humanos; visão de negócio e planejamento estratégico de marketing.

A terceirização do serviço de conservação e limpeza é praticada por 50% das empresas privadas, compostas basicamente por grandes organizações como indústrias, bancos, condomínios comerciais, grandes escritórios, supermercados, shopping centers, terminais rodoviários, aeroportos e grandes indústrias.

Mas o grande filão do negócio é mesmo o serviço público, com 90% de instituições que praticam a terceirização, representando 60% do faturamento do segmento de conservação e limpeza.

O mercado ainda possui elevado potencial de crescimento em pequenos e médios escritórios, pequenas empresas, hotéis, hospitais, instituições de ensino, indústrias alimentícias e condomínios residenciais. Só a cidade de São Paulo possui 35 mil condomínios residenciais e 5 mil comerciais. E somente 15% desses condomínios possuem serviços terceirizados.

Segundo a Pesquisa Nacional sobre Terceirização nas Empresas, realizada pelo Centro Nacional de Modernização (Cenam), o serviço mais terceirizado pelas empresas nacionais é justamente o de conservação e limpeza, com participação de 73% da amostra.

A efervescência do setor reflete-se na elevação do número de franquias, que cresce 30% ao ano. Segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), conservação e limpeza é o setor que mais ganha redes e lojas por ano, já atingindo mais de 2 mil unidades. O segmento tornou-se a porta de entrada para o mundo do franchising, possivelmente devido ao baixo investimento inicial requerido.

Outra pesquisa da Ação Brasileira de Apoio ao Setor de Serviços (Abrasse), com 2.850 empresas, concluiu que 62% dos empresários possuem dificuldades para encontrar um bom fornecedor terceirizado e 52% se queixaram da qualidade dos serviços prestados. Mesmo assim, 96% das empresas pretendem manter os serviços terceirizados, devido a benefícios como redução de custos e melhor desempenho da equipe interna. São fatores importantes que confirmam a excelente oportunidade de mercado para prestadores de serviços competentes e eficientes.

DESCRIÇÃO DO MERCADO DE FORMA ABRANGENTE (MACRO):

Concorrentes: este mercado é disputado por empresas prestadoras de serviço de limpeza em geral, sendo que muitas prestam serviços exclusivamente para condomínios ou empresas, enquanto outras atendem pessoas jurídicas em geral. Além disso, existem muitas empresas que prestam serviços de vigilância e limpeza que também são concorrentes. Na região em que a empresa irá atuar estão instaladas duas empresas de limpeza. No entanto, teremos estrutura para prestar serviços de melhor qualidade.

Clientes: os clientes deste tipo de negócio são muito diversificados, pois se caracterizam por empresas que optam por ter um quadro de empregados fixo e enxuto e que preferem transferir para terceiros esse tipo de atividade. A maior parte é formada por médias e grandes empresas.Outro segmento de clientes em potencial é constituído por mulheres que trabalham fora do lar, que necessitam de serviços de faxina.

Fornecedores: os fornecedores são, essencialmente, empresas que vendem equipamentos para limpeza em escala empresarial e produtos de limpeza em embalagens para o mercado institucional e supermercados.

Mensuração da demanda: o estudo de mercado desenvolvido estima que a empresa possa efetuar 200 limpezas mensais, desde as atividades mais simples, como a limpeza de um vidro, até limpezas de ambientes empresariais mais amplos.

Segmento específico em que compete ou pretende competir: Inicialmente, a empresa pretende oferecer seus serviços para pessoas físicas e jurídicas.

Comportamento do mercado em termos de crescimento: é um mercado em ascensão, uma vez que tem crescido a uma taxa entre 5% a 10% acima do PIB, segundo a Abralimp (Associação Brasileira do Mercado Institucional de Limpeza).

Lucratividade: a lucratividade é alta quando a empresa consegue atingir um conjunto de clientes que demandam um volume de serviços constante. A empresa já tem prospectado um conjunto de clientes que lhe permitirá um volume de negócios satisfatório.

PONTOS FORTES E FRACOS

Pontos Fortes (+)

Pontos Fracos (-)

1. Soma dos serviços prestados. Beneficia favoravelmente a negociação com cliente.

1. Recrutamento de mão-de-obra. Alto investimento na qualificação de nossos profissionais.

2. Baixo custo e facilidade no pagamento. Pagamento com cartão de crédito.

3. Grandes promoções. Para estimular as pessoas a utilizar o serviço. Com isso podemos aumentar a carteira de clientes e fidelizá-los.

EXIGÊNCIAS LEGAIS ESPECÍFICAS

Para registrar uma empresa, a primeira providência é contratar um contador – profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa, auxiliá-lo na escolha da forma jurídica mais adequada para o seu projeto e preencher os formulários exigidos pelos órgãos públicos de inscrição de pessoas jurídicas.

O contador pode informar sobre a legislação tributária pertinente ao negócio. Mas, no momento da escolha do prestador de serviço, deve-se dar preferência a profissionais indicados por empresários com negócios semelhantes. Para legalizar a empresa, é necessário procurar os órgãos responsáveis para as devidas inscrições. As etapas do registro são:

• Registro de empresa nos seguintes órgãos:

- Junta Comercial;

- Secretaria da Receita Federal (CNPJ);

- Secretaria Estadual da Fazenda;

- Prefeitura do Município para obter o alvará de funcionamento;

- Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (a empresa ficará obrigada ao

recolhimento anual da Contribuição Sindical Patronal);

- Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;

- Corpo de Bombeiros Militar;

- Visita à prefeitura da cidade onde pretende montar a sua empresa (quando for o caso) para fazer a consulta de local;

- Obtenção do alvará de licença sanitária – adequar às instalações de acordo com o Código Sanitário (especificações legais sobre as condições físicas). Em âmbito federal a fiscalização cabe a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estadual e municipal fica a cargo das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde (quando for o caso);

- Preparar e enviar o requerimento ao Chefe do DFA/SIV do seu Estado, solicitando a vistoria das instalações e equipamentos.

-As empresas que fornecem serviços e produtos no mercado de consumo devem observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). O CDC, publicado em 11 de setembro de 1990, regula a relação de consumo em todo o território brasileiro, na busca de equilibrar a relação entre consumidores e fornecedores.

-Existem Resoluções RDC da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária que impactam diretamente nos insumos utilizados em uma empresa de Serviço de Conservação e Limpeza. Dessa forma, é importante uma atenção especial na compra de insumos que atendam essas Resoluções.

FICHA TÉCNICA

Tipo de Negócio: Serviços de limpeza e conservação

Setor da Economia: Terciário (serviços)

Ramo da Atividade: Prestação de serviços

Produtos: Serviços de limpeza doméstica/comercial

Razão Social: SERVLIMP Ltda

Nome Fantasia: SERVLIMP

CNPJ: a definir.

Mercado Consumidor: Local.

Identidade Visual:

Logomarca da Empresa

DIRETRIZES ESTRATÉGICAS

POLÍTICA DE VALORES

A SERVLIMP tem como valores fundamentais para o negocio a ética, integridade e compromisso com a sociedade, meio ambiente, governo, fornecedores, clientes e seus sócios.

Seus princípios são:

1.

Ética;

2.

Integridade;

3.

Organização;

4.

Honestidade;

5.

Tratamento justo aos seus pares.

DESCRIÇÃO DO NEGÓCIO

A “SERVLIMP" é uma empresa dinâmica, que terá sua matriz em Manaus, na área de serviços de limpeza e conservação. Iremos nos distinguir por atender às solicitações dos nossos clientes com um alto nível de profissionalismo, eficácia, rigor e economia de tempo e meios, mas também por encontramos em diálogo com eles as soluções que melhor se adequam às tarefas que se nos apresentam, quer a nível funcional, quer a nível estético.

Não forneceremos apenas soluções conjuntas; inovaremos continuamente, colocando a nossa experiência e perspectiva ao serviço dos nossos clientes.

FATORES CRÍTICOS DE SUCESSO

1.

Nova visão de negócio;

2.

Produtos/serviços de qualidade;

3.

Implantação de sistemas de qualidade;

4.

Otimização dos custos;

5.

Mão-de-obra especializada;

6.

Pontualidade na entrega do produto/serviço.

VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL

1.

Inovação e melhorias nos produtos/serviços;

1.

Qualidade dos serviços;

2.

Novo foco de cliente, público-alvo diferenciado;

3.

Técnicas de produção com menor custo;

4.

Treinamento de funcionários;

5.

Sistema de qualidade;

ORGANOGRAMA

DETALHAMENTO DAS ATIVIDADES

FLUXOGRAMA DAS ATIVIDADES EM GERAL

AÇÕES ESTRATÉGICAS

A definição das estratégias, segundo Porter (1991), é uma combinação dos fins (metas/missão) que a empresa busca e por meios (políticas) pelos quais está buscando atingir.

A figura a seguir mostra a Roda das Ações Estratégicas, onde no centro encontram-se os fins que pretende-se alcançar e nos raios localizam-se os meios pelos quais devem originar-se para que possam alcançar os fins para chegar ao objetivo.

Roda das Ações Estratégicas. (Poter, 1991)

PREMISSAS PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

As premissas adotadas para a formulação do plano estratégico podem ser agrupadas segundo dois conjuntos de análises: do ambiente externo e do seu ambiente interno.

No horizonte de análise das tendências de desenvolvimento da empresa, considerando sua interação e perspectivas de impacto, podemos observar as seguintes forças:

Exigência crescente do mercado por padrões elevados de qualidade.

Fortalecimento da gestão do conhecimento como principal diferencial competitivo.

Busca constante de melhor qualidade de vida.

Bom alinhamento político-administrativo nas esferas municipal, estadual e federal para os próximos anos.

Demanda crescente e desenvolvimento de tecnologias de produção.

ESTRATÉGIAS DE DISTRIBUIÇÃO

A nossa de estratégia se mostrará distinta da estratégia de distribuição utilizada por empresas que focam a venda de produtos, por se tratar de uma empresa de serviços a SERVLIMP terá a sua estratégia de distribuição apenas em sua sede.

A localização da sede da empresa será próximo a prédios e condomínios, o que facilitará distribuição dos nossos serviços.

ESTRATÉGIA DE PREÇOS

A SERVLIMP oferecerá aos seus clientes uma diferenciação no preço, tornando assim o preço de serviços mais competitivo.

A empresa terá como objetivo entrar no mercado com preços melhores do que os concorrentes, oferecendo no mercado um preço mais competitivo e mostrando que nossa empresa tem a mesma qualidade que as outras, aumentando assim, a procura por nossos serviços.

ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO

Políticas de Promoções

Muitas empresas no ramo da prestação de serviços de limpeza procuram divulgar seus serviços na lista telefônica e em sites de serviços na internet. Foi com base nesse tipo de promoção que a SERVLIMP também procurará oferecer seus produtos aos seus clientes.

As principais ações de marketing promocional serão:

1.

Ação multidisciplinar:

Ações de marketing promocional que utilizam pelo menos três disciplinas de marketing, por exemplo: relações públicas, internet, merchandising, propaganda, marketing direto, etc.

1.

Ação de patrocínio ou Tié-in:

Ações que utilizam entretenimento, esporte, turismo/viagem ou veículos de comunicação como principal método para promover um produto ou serviço.

1.

Ações de marketing direto:

Ações de marketing promocional que utilizam o marketing direto como principal estratégia de comunicação para maximizar o retorno do investimento.

1.

Ações com idéias e conceitos inovadores:

Ações que utilizam formas e idéias inovadoras em relação a canais de comunicação, tipos de incentivo, entre outros.

1.

Ação com uso de mídia interativa:

Ações que utilizam meios de comunicação digitais/eletrônicos ou outra nova forma interativa para maximizar o retorno do investimento.

1.

Ações em longo prazo:

Ações que utilizam estratégias de longo prazo e obtiveram impactos e crescimento/fortalecimento de marca, medido através dos objetivos traçados.

1.

Ações de percepção de marca e experimentação:

Ações de marketing promocional gerando aumento do conhecimento/lembrança e/ou experimentação de um serviço, produto ou empresa.

1.

Ações Business-to-business:

Ações direcionadas a novos distribuidores e clientes empresariais.

1.

Ações de construção de marca:

Ações de marketing promocional com o objetivo de melhorar a imagem da marca e sua participação no mercado.

(Parte 2 de 2)

Ações de marketing promocional de produtos e serviços que geram um impacto positivo em relação a uma causa social.

1. Ações de marketing de eventos:

Ações de marketing promocional que utilizam um evento, uma série de eventos ou um tour de marketing para promover uma marca junto ao seu público-alvo.

FORÇA DE VENDAS

Nossos pontos forte são a soma desses serviços, a localização, logística de atendimento ao cliente e o preço bem competitivo.

ESTRATÉGIA DE MARKETING E PUBLICIDADE

A SERVLIMP desenvolverá amplas estratégias competitivas de marketing que melhor posicionem suas ofertas frente aos concorrentes e lhe dêem uma vantagem competitiva mais forte, determinando as estratégias mais coerentes com a sua posição no mercado, seus objetivos, oportunidades e recursos.

Para isso, serão utilizados panfletos e anúncios e outros meios de comunicação conforme listados citados abaixo:

1. Distribuição de panfletos;

2. Cartazes em pontos estratégicos;

3. Anúncios em listas telefônicas;

4. Anúncios em lista de serviços;

5. Anúncios em sites de serviços

6. Web site;

7. Brindes para os clientes;

8. Participação em eventos de áreas similares;

9. E outros ainda em análise.

OBJETIVOS DO PLANO DE AÇÃO

Os objetivos do plano de ação são de alcançar as metas e estratégias elaboradas para a empresa SERVLIMP.

1. Objetivos de satisfação e/ou necessidades do mercado:

A empresa tem como objetivo atender a necessidade do mercado e também satisfazer seus clientes, aumentando suas vendas, oferecendo promoções e sempre mantendo a qualidade na prestação de seus serviços.

1. Objetivos de satisfação e/ou necessidade da sociedade:

A sociedade necessita de serviços com o máximo de eficiência e de qualidade, que proporcionem comodidade, segurança e garantia de bons serviços, além de um preço competitivo.

DETALHAMENTO DAS AÇÕES ESTRATÉGICAS

Neste item está apresentado o detalhamento das ações a serem tomadas para alcançar os objetivos do plano, o detalhamento está descrito no quadro abaixo:

1. Criar mecanismos para reforçar a comunicação com os clientes;

1. Reestruturar e reforçar o setor de merchandising, enfocando principalmente a organização de vitrines e prateleiras;

1. Criar canais alternativos de comunicação com os clientes;

1. Reforçar a política de visitas semanais;

1. Reforçar a marca SERVLIMP como sua melhor parceira;

1. Desenvolver ações promocionais no ponto de venda;

1. Criar uma estrutura interna de marketing para desenvolver o endomarketing com o intuito de ampliar o clima organizacional da Empresa;

1. Está sempre antenado no que os concorrentes estão executando em termos de renovação e inovação. Dessa forma é possível acompanhar o seu avanço ou retrocesso;

1. Ter o controle sobre os fornecedores e compradores;

1. Criar mecanismos de barreiras contra novos serviços que poderão ser lançados no mercado;

1. Evitar que os concorrentes mantenham monopólio;

1. Procurar descobrir sempre os pontos fracos dos concorrentes e atacar de forma contínua;

1. Destacar os pontos fortes de forma consistente, procurando trabalhar-los numa linha de raciocínio permanente.

CONCLUSÃO

O mercado de serviços de limpeza e conservação representa uma fatia de mercado em franca expansão.

A modernização técnica e o aumento da demanda de serviços garantem boas oportunidades no ramo de serviços de limpeza e conservação. O corre-corre das pessoas faz com que este tipo de negócio seja cada vez mais procurado.

A soma dos serviços como limpeza residencial e comercial permite operar atendendo diferentes necessidades de mercado, principalmente as necessidades de grandes empresas, governos e indústrias.

Outro fator favorável é a escassez de tempo das pessoas estimulará as pessoas à procura de empresas que ofereçam serviços que atendam as suas necessidades a baixo custo.

A soma dos serviços prestados pela SERVLIMP vai aproveitar de forma eficiente essa oportunidade. A concorrência das empresas de serviços de limpeza e conservação já implantadas, aliada ao alto investimento de recrutamento de mão-de-obra, é o principal problema do empreendimento. No caso de recessão econômica, onde nosso serviço pode ser descartado pelas pessoas, o baixo custo e facilidade no pagamento possibilitarão a fidelização de nossos clientes.

Enfim, o bom atendimento, a higiene e principalmente a qualidade do serviço são fatores dos serviços são fatores primordiais ao sucesso do empreendimento. Tudo isto somado a preços atraentes e uma boa divulgação, certamente levará o empreendimento ao sucesso.

REFERÊNCIAS

AFEAM. Agência de Fomento do estado do Amazonas. <http://www.afeam.am.gov.br/programa> . Acesso 18 de Fev. 2008.

ANEL. Associação Nacional das Empresas de Lavanderias. <http://www.anel.com.br> Acesso 01 de Jan. 2008.

GOVERNO DO ESTADO DO AMAZONAS. < htpp://www.amozonas.am.gov.br> Informações Econômicas do estado do Amazonas. Manaus: Acesso 10 de Fev. 2008.

POTER, Michel E. Estratégia Competitiva: Técnica para análise de indústria e da concorrência. Tradução por Elizabeth Maria de pinto Braga. Rio de Janeiro: Campus, 1991.

______, Michel & MONTGOMERY, Cyntthia. E (org). Estratégia: a busca da vantagem competitiva. Tradução por Bázan Tecnologia e Lingüística. Rio de Janeiro: Campus, 1998.

SEBRAE. Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas. <http://www2.ba.sebrae.com.br/definaseunegocio/%7B00106D92-3DD8-46FD-B716-6FAF818DD5F5%7D.asp> Acesso 15 de Outubro de 2011

SEBRAE. Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas. <http://www2.ba.sebrae.com.br/pesquisademercado/mg.asp> Acesso 18 de Outubro de 2011.

SEBRAE. Serviço de apoio às Micro e Pequenas Empresas. <http://www2.ba.sebrae.com.br/definaseunegocio/%7B00106D92-3DD8-46FD-B716-6FAF818DD5F5%7D.asp> Acesso 18 de Outubro de 2011.

Descrição

PLANO DE NEGÓCIO EMPRESA DE LIMPEZA E CONSERVAÇÃO

Plano de negócios

PLANO DE NEGÓCIOS

Plano de negócio empresa de limpeza e conservação

Apresentação do plano de negócio da SERVLIMP - empresa de limpeza e conservação

plano de negocios

plano de negocios

Livros Relacionados

Curso de Falência e Recuperação de Empresa

Curso de Falência e Recuperação de Empresa

Fruto da grande experiência de Amador Paes De Almeida, esta obra oferece uma rica análise...

Teoria do Fato Jurídico - Plano da Validade

Teoria do Fato Jurídico Plano da Validade

Esta obra aborda, de modo sistemático, moderno e atualizado, as vicissitudes por que podem...

O Segredo de Luísa

O Segredo de Luísa

Usando como fio condutor a trajetória de Luísa, uma jovem mineira entusiasmada com a...

Matemática Financeira

Português - Col. Esquematizado

Curso de Falência e Recuperação de Empresa

Teoria do Fato Jurídico - Plano da Validade

O Segredo de Luísa

Matemática Financeira

Português - Col. Esquematizado

...

Baixar como  txt (39.7 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »