TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Povo Hebreu

Exames: Povo Hebreu. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  463 Visualizações

Página 1 de 4

1 – Origem

A palavra HEBREU significa (Vindo do outro lado / Povo do outro lado do rio), referindo-se ao Rio Eufrates.

A história dos hebreus tem início em aproximadamente 2000 anos a.C. e seu registro histórico se baseia principalmente em relatos bíblicos do Antigo Testamento sobre o cotidiano, os costumes e os ritos dos judeus.

A primeira fase da história política dos hebreus ficou conhecida como Período dos Patriarcas. Nessa época, a população hebraica esteve subordinada à liderança de um membro das tribos que concentrava em suas mãos funções jurídicas, militares e religiosas. A economia era sustentada por meio das atividades pastoris que se desenvolviam por meio de constantes deslocamentos populacionais às regiões férteis da Palestina. O povo hebraico tinha local fixo na cidade de Ur na Mesopotâmia, porém logo depois se fixaram na Palestina (Canaã a Terra Prometida) por volta de 2000 a.C, sendo guiado pelo patriarca Moisés.

Os hebreus era um povo com origem semita (semita é o termo que designa um conjunto linguístico composto por vários povos) que se diversificaram de outros povos contemporâneos a eles por meio de uma crença religiosa monoteísta e por possuírem um líder religioso, Moisés.

A base do povo hebreu criou bases sólidas após a travessia do Rio Eufrates.

OBS: Quando o povo atravessou o Rio Eufrates o líder não era mais Moisés e sim Josué, seu sucessor.

Seguindo padrões morais bastante rígidos, os hebreus evitavam o enlace sexual entre os mais jovens e condenavam a prática homossexual. Além disso, a virgindade também detinha um importante papel de destaque na reafirmação de um ideal de pureza da figura feminina. O casamento monogâmico era a peça fundamental de sua organização familiar. O homem só poderia desfrutar do corpo de outra mulher (concubina), quando a esposa não tinha condições de gerar filhos.

O escravismo era uma prática comum na sociedade hebraica. Parte da própria população poderia vir a ser escravizada por conta de algum tipo de acordo ou punição religiosa. Os demais escravos eram provenientes das conquistas militares. A condição dos escravos era bastante relativa, sendo que os princípios da lei religiosa permitiam que os mesmos pudessem se casar; converterem-se à fé judaica; ou estabelecer algum tipo de propriedade.

2 - Religião

Por influência de suas crenças religiosas os hebreus fundaram uma religião monoteísta baseada no culto a Deus (Judaísmo).

A religião é uma das principais bases da cultura hebraica e representa a principal contribuição cultural dos hebreus ao mundo ocidental.

A religião hebraica possui dois traços característicos: o monoteísmo e a ideia messiânica. A maioria dos povos da antiguidade era politeísta (acreditavam na existência de vários deuses), enquanto os hebreus adotaram o monoteísmo, acreditavam em um único Deus, criador do universo.

A ideia messiânica foi divulgada pelos profetas. Acreditavam na vinda de um messias, um enviado de Deus para conduzir os homens à salvação eterna. Para os cristãos esse messias é Jesus Cristo, o que os judeus não aceitam. Assim, continuam aguardando a vinda do messias.

A doutrina fundamental da religião hebraica encontra-se no Pentateuco, contido no Velho Testamento da Bíblia. O Pentateuco é composto pelos seguintes livros:

Gênesis / Êxodo / Números / Deuteronômio / Levítico

Os hebreus chamam esse livro de Toráh (Instrução, doutrina).

A religião hebraica prescreve uma conduta moral orientada pela justiça, a caridade e o amor ao próximo. Entre as principais festas judaicas, destacam-se: a Páscoa, que comemora a saída

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com