TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A mistura de raças, de povos e de diferentes grupos étnicos no Brasil

Artigo: A mistura de raças, de povos e de diferentes grupos étnicos no Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/4/2013  •  Artigo  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  967 Visualizações

Página 1 de 4

Miscigenação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ir para: navegação, pesquisa

Flag of Brazil.svgGnome-globe.svg

Esta página ou seção está redigida sob uma perspectiva principalmente brasileira e pode não representar uma visão mundial do assunto.

Por favor aperfeiçoe este artigo ou discuta este caso na página de discussão.

Merge-arrows 2.svg

Foi proposta a fusão deste artigo ou se(c)ção com Mestiço. Por favor crie o espaço de discussão sobre essa fusão e justifique o motivo em Wikipédia:Fusão/Central de fusões/Mestiço; Miscigenação; não é necessário criar o espaço em ambas as páginas, crie-o somente uma vez. Perceba que para casos antigos é provável que já haja uma discussão acontecendo na página de discussão de um dos artigos. Verifique ambas (1,2) e não se esqueça de levar toda a discussão quando levar o caso para a central. (desde janeiro de 2013)

A Redenção de Cam (1895): avó negra, mãe mulata, esposo e filho brancos. O quadro sintetiza o ideal de branqueamento da população brasileira. Pintura de Modesto Brocos y Gomes.

A miscigenação consiste na mistura de raças, de povos e de diferentes etnias.

No Brasil

Poucos países no mundo passaram por uma miscigenação tão intensa quanto o Brasil.1 Os portugueses já trouxeram para o Brasil séculos de integração genética e cultural de povos europeus, como os povos Celta, Romano, Germânico e Lusitano. Embora os portugueses sejam basicamente uma população européia, 7 séculos de convivência com mouros do norte de África e com judeus deixaram um importante legado a este povo. No Brasil, uma parte substancial dos colonizadores portugueses se miscigenou com índios e africanos, em um processo muito importante para a formação do País. A esse e a outros processos somou-se o processo de imigração de muitos mais europeus. Da metade do século XIX à metade do século XX, a nação recebeu cerca de 5 milhões de imigrantes europeus, em sua maioria portugueses, italianos, espanhóis e alemães. Um dos resultados da soma desses processos é a atual composição da população brasileira. Em 2008, 48% da população brasileira se considera branca, 44% se identifica como parda e 7% se considera negra.2

Os índios brasileiros não apresentavam relevantes diferenças genéticas entre si: seriam todos descendentes do primeiro grupo de caçadores asiáticos que chegaram às Américas, há 60 mil anos3 . Porém, culturalmente falando, os aborígenes brasileiros estavam inseridos numa diversidade de nações com línguas e costumes distintos. A chegada dos primeiros colonos portugueses, homens na maioria, culminou em relações e concubinatos com as índias. Em 4 de abril de 1755, D. José, rei de Portugal, assinou decreto autorizando a miscigenação de portugueses com índios4 .

Os africanos trazidos e escravizados no Brasil pertenciam a um leque enorme de etnias e nações. A maior parte eram bantos, originários de Angola, Congo e Moçambique. Porém, em lugares como a Bahia, predominaram os escravizados da região da Nigéria, Daomé e Costa da Mina em alguns momentos, principalmente no século XVIII. Alguns escravizadosislâmicos eram alfabetizados em árabe e já traziam para o Brasil uma rica e variada bagagem cultural. O governo libertou os escravizados no final do século XIX, mas não lhes deu assistência social, e, por vários motivos, incluindo a necessidade de mão-de-obra e a ambição de "branquear" a população nacional, estimulou a vinda de imigrantes europeus. Havia entre os governantes do País a ideia de que se os imigrantes se casassem com pardos e negros, iriam "esbranquecer" a população brasileira. A famosa pintura A Redenção de Cam5 , feita em 1895 por Modesto Brocos y Gómez, sintetiza a ideia pairante na época: através da miscigenação, os brasileiros ficariam a cada geração mais brancos.

Referências

↑ Retrato molecular do Brasil. Folha de São Paulo, 26 de março de 2000.

↑ IBGE. População residente, por cor ou raça, situação e sexo, 2008.

↑ Povos Nativos do Brasil.

↑ Cavalcanti é a maior família brasileira, ItaliaOggi.com.br

↑ Qual o "retrato do Brasil"? Raça, biologia, identidades e política na era genõmica, por Ricardo Ventura Santos e Marcos Chor Maio. Mana, 10(1):61-95, 2004

Ligações externas

Movimento Nação Mestiça

Ver

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com